Javier Zanetti elegeu José Mourinho como um dos dois treinadores que mais o marcaram na sua carreira profissional.
Javier Zanetti concedeu uma entrevista ao Corriere dello Sport e recordou José Mourinho nos tempos do Inter Milão. O defesa argentino elegeu o técnico português como o treinador que mais o marcou, ao lado de Gigi Simoni.
«Mourinho, sem dúvida. Ele está sempre comigo. Fizemos algo inesquecível e talvez irrepetível. E depois o Gigi Simoni, que infelizmente já não está entre nós. Simoni era como um pai, tornava tudo simples. José, por outro lado, é um líder, muito convincente e persuasivo. Lembro-me da primeira chamada dele».
Javier Zanetti contou ainda uma história sobre o primeiro contacto com José Mourinho, quando o técnico de 62 anos assinou pelo Inter Milão:
«Era junho, eu estava a regressar à Argentina e fiz escala em Fiumicino. De repente, recebo uma chamada de um número português. ‘Sou o José Mourinho. Acabei de assinar pelo Inter, serás o meu capitão. Peço desculpa se não falo bem italiano’. Ele falava perfeitamente. Era direto, leal, um treinador extraordinário».
José Mourinho foi treinador de Javier Zanetti entre 2008 e 2010 no Inter de Milão, onde conquistou duas Serie A, uma Taça de Itália, uma Supertaça Italiana e uma Champions League.

