João Noronha Lopes critica venda de João Neves: «Não percebo porque é que tivemos de o vender à pressa»

- Advertisement -

João Noronha Lopes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede para falar sobre a sua candidatura à presidência do Benfica.

João Noronha Lopes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede, onde comentou o futuro do Benfica e a sua candidatura às eleições do clube, marcadas para outubro. O candidato à presidência dos encarnados deixou críticas á venda de João Neves:

Bola na Rede: A formação é central em quase todos os programas dos candidatos. Em que é que o seu modelo permite inovar e protagonizar a formação?

João Noronha Lopes: Tenho um plano ambicioso com um investimento financeiro sem precedentes na formação. O objetivo principal da formação é fornecer jogadores para o plantel principal. Gosto de ganhar títulos na formação, mas o objetivo é perceber quantos desses jogadores na formação podem chegar ao futebol profissional. Algumas medidas: haver uma identificação estruturada de talentos. Isto significa a identificação atempada de jogadores da formação com potencial de elite, antecipar o potencial, com alguns deles com um plano de desenvolvimento acelerado, e ter uma nova matriz de indicadores de desempenho para a formação. O segundo ponto é ter planos individuais para a gestão dos novos talentos da formação. Isto significa definir um plano individual para cada jogador. Os empréstimos têm de seguir uma lógica e de ser devidamente acompanhados para permitir o desenvolvimento do jogador. Em terceiro lugar, definir novos contratos profissionais e uma estratégia de retenção. Isto passa por criar objetivos financeiros progressivos para recompensar e reter o talento. Este plano de desenvolvimento deve ser apresentado a todos os jogadores da formação e os atletas de potencial formados no Benfica têm de ficar pelo menos dois anos no Benfica depois de uma época de afirmação. Estes pontos são essenciais e é possível fazê-lo. Se este ano investimos 130 milhões de euros em novos jogadores, não percebo porque é que tivemos de vender o João Neves à pressa por 50 ou 60 milhões de euros. O Benfica tem o orçamento mais alto do futebol português e o problema não é o orçamento. Eu não quero gastar menos no futebol, quero gastar melhor e ter mais retorno desportivo. Foi o que não aconteceu nestes anos que passaram. Há um plano importante, também na formação, que é a retenção dos treinadores. Os treinadores da formação do Benfica são mal pagos e são as pessoas mais importantes que temos para tratar da base estrutural do clube. Estou preocupado porque as pessoas estão a sair. Há pouco tempo dois treinadores de CFT’s foram para os nossos rivais. Há que investir na questão dos técnicos da formação. Outro ponto é definir as posições para as quais temos jogadores da formação e para as quais não temos. Quem vem de fora deve preencher as lacunas identificadas onde não temos jogadores da formação.

Lê a entrevista completa de João Noronha Lopes ao Bola na Rede.

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Arbeloa revela admiração por José Mourinho: «Tento ser o mais ‘mourinhista’ possível»

Após ser escolhido para substituir Xabi Alonso no comando do Real Madrid, Álvaro Arbeloa falou sobre a sua admiração pelo técnico do Benfica.

Flávio Gonçalves impressiona Rui Borges e mantém-se na equipa principal

Apesar dos reforços para a posição de extremo, o talento do jovem de 18 anos Flávio Gonçalves convenceu Rui Borges a mantê-lo na equipa principal.

Gonçalo Ramos e a derrota do PSG na Taça de França: «Foi antijogo do início ao fim»

Após ser eliminado pelo Paris FC na Taça de França, o avançado do PSG reagiu ao resultado e criticou a atitude dos adversários dentro de campo.

PSV ativa opção de compra e contrata Matej Kovár

Matej Kovár é reforço do PSV em definitivo. O guarda-redes de 25 anos estava emprestado pelo Bayer Leverkusen e foi agora comprado pelo clube da Eredivisie.

PUB

Mais Artigos Populares

Birmingham assegura a contratação de Jhon Solis

O médio do Girona, Jhon Solis, será emprestado ao Birmingham por 500 mil euros e com opção de compra obrigatória ao fim de 11 jogos.

Moreirense ganha 700 mil euros com saída de homem-golo para a China

Guilherme Schettine vai ser reforço do Tianjin Jinmen Tiger, emblema chinês. Avançado vai deixar 700 mil euros no Moreirense.

Braga disposto a superar os 5 milhões de euros para garantir antigo médio do Rio Ave

O Braga está disposto a um esforço para contar com Demir Tiknaz. Arsenalistas vão voltar a apresentar proposta ao Besiktas.