Jogadoras de Espanha mantêm renúncia à Seleção e exigem mudanças na federação

As jogadoras da seleção de Espanha emitiram um comunicado a manter a sua renúncia à equipa principal. No total, são 39 jogadoras que exigem mudanças.

As jogadoras da seleção de Espanha emitiram um comunicado no qual reforçam a posição manifestada anteriormente de se retirarem da equipa principal. No comunicado publicado, as jogadoras exigem mudanças na Federação e reestruturações no gabinete presidente e da área de comunicação e marketing.

O comunicação foi assinado por 39 jogadoras de Espanha, sendo que das campeãs do mundo, apenas duas jogadores não colocaram o nome no comunicado: Athenea del Castillo e Claudia Zornoza.

Na sequencia deste comunicado, a RFEF optou por adiar a lista de convocadas para os próximos jogos da Liga das Nações, frente à Suécia e Suíça. As partidas vão marcar a estreia da nova treinadora de Espanha, Montserrat Tomé.

Eis o comunicado:

«As jogadoras da Seleção Nacional de Espanha, recentes campeãs do mundo, bem como as suas companheiras de equipa, desejam manifestar, tal como fizeram em 25 de agosto de 2023, a sua enorme insatisfação após os acontecimentos ocorridos durante a entrega de medalhas do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino e a subsequente assembleia extraordinária da Real Federação Espanhola de Futebol. Os acontecimentos a que, infelizmente, todos puderam assistir não são um facto isolado e ultrapassam as questões desportivas. Temos de ter tolerância zero para estes atos, para a nossa colega, para nós e para todas as mulheres. Depois de várias semanas após o sucedido, queremos tornar público o facto de termos realizado várias reuniões com a REF, nas quais o pessoal expressou de forma clara e contundente as mudanças que entendemos serem básicas para avançar e chegar a uma estrutura que não tolere ou participe em atos tão degradantes. Os jogadores da seleção espanhola sempre tiveram uma atitude aberta ao diálogo, procurando transmitir de forma clara e argumentada as razões que entendemos serem necessárias para podermos realizar o nosso trabalho ao mais alto nível com o respeito que merecemos.

As alterações especificadas para o REF baseiam-se na tolerância zero para os indivíduos que, a partir de uma posição dentro do REF, tenham mantido, incitado, escondido ou aplaudido atitudes que vão contra a dignidade das mulheres. Acreditamos firmemente que é necessária uma forte mudança na liderança do REF e, em particular, na área do futebol feminino. Acreditamos que todas estas pessoas deveriam estar longe do sistema que nos deveria proteger e que, infelizmente, está longe de uma sociedade avançada. Tendo em conta o exposto, apresentamos em pormenor as alterações solicitadas para que este tipo de atitude não volte a acontecer e para que haja uma transparência absoluta:

  • Reestruturação do organigrama do futebol feminino.
  • Reestruturação do gabinete da presidência e da secretaria-geral.
  • Demissão do presidente da REF
  • Reestruturação do departamento de comunicação e marketing
  • Reestruturação da gestão da integridade

Até à data, tal como transmitimos à RFEF, as mudanças ocorridas não são suficientes para que as jogadoras sintam que estão num local seguro, onde as mulheres são respeitadas, onde existe apoio ao futebol feminino e onde podemos dar o nosso melhor», escreveram as jogadoras de Espanha.

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Martín Anselmi recebe mensagem de apoio de vários jogadores do FC Porto

Martín Anselmi está de saída do FC Porto. Vários jogadores enviaram mensagem solidária ao técnico argentino pela situação.

Benfica negoceia Tengstedt: Avançado pode continuar em Itália

O Genoa está interessado em contratar Casper Tengstedt após passagem no Hellas Verona. Benfica negoceia transferência.

Dia de festa e de voltar ao trabalho: Sporting arranca pré-epoca em Alcochete

O Sporting está de regresso ao trabalho. Leões apresentam-se esta terça-feira na Academia para arrancar a pré-época.

Francesco Farioli a caminho do FC Porto: «Espero permanecer aberto e curioso»

Francesco Farioli vai ser o novo treinador do FC Porto. Técnico italiano falou pela primeira vez desde que saiu do Ajax.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva após Al Hilal eliminar o Manchester City: «Mereceram ganhar»

O Al Hilal venceu o Manchester City por 4-3 e avançou no Mundial de Clubes 2025. Bernardo Silva destacou falta de concentração.

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.