O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. José Carlos Lopes falou sobre o futebol no distrito de Viseu.
José Carlos Lopes, presidente da Associação de Futebol de Viseu esteve à conversa com o Bola na Rede, onde falou sobre algumas questões relacionadas com o distrito do interior, desejando sucesso a todos os clubes da região.
Bola na Rede: Neste momento, a Associação de Futebol de Viseu tem duas equipas no futebol profissional. Acredita que vão chegar mais emblemas a estes escalões?
José Carlos Lopes: O nosso trabalho com os clubes, quer a nível da formação, quer a nível dos séniores, é que haja mais equipas nos campeonatos da Federação e ao nível profissional. Sendo uma associação do interior, penso que ter duas equipas é bastante bom. O meu sonho é ter os dois na Primeira Liga.
Bola na Rede: Acredita que a Associação de Futebol de Viseu, pensando apenas no interior do país, está nas referências?
José Carlos Lopes: Sim, nós trabalhamos muito, com profissionais altamente competentes. Dotamos os clubes das melhores condições em termos de apoio. Apesar de sermos do interior temos mais de nove mil praticantes. Isto permite ultrapassar essas adversidades e estamos a transição, próximos do litoral.
Bola na Rede: Como é que a AF Viseu vê tantos jogadores da região estarem no topo do futebol nacional? Temos os casos do João Félix e do António Silva como referências.
José Carlos Lopes: Aproveitamos esses talentos. Além desses, também no futsal temos referências, como o André Coelho e o Fábio Cecílio, que são internacionais portugueses. Há novos jovens a surgir como o Afonso Moreira ou o Diogo Ferreira, que pertence ao Benfica. Há outros. Aproveitamos os jogadores para motivar os nossos jovens, de forma a termos jogadores de maneira mais constante nas seleções nacionais. Para a Associação é um elã muito importante.
Bola na Rede: Qual a avaliação que faz às divisões da AF Viseu?
José Carlos Lopes: A nossa Divisão de Honra é reconhecido por todos como um campeonato altamente competitivo e muito próximo do Campeonato de Portugal. É altamente competitivo, conta com históricos. As equipas são amadoras, mas trabalham como profissionais, dão tudo. Têm jogadores e treinadores que são excelentes. Várias destas equipas fazem o licenciamento para competir no Campeonato de Portugal, temos vários interessados todos os anos. A nossa intenção é que se mantivessem mais equipas no topo, como disse anteriormente, quer no futebol e no futsal.
Bola na Rede: Como é que vê os começos aquém do Tondela e do Académico de Viseu?
José Carlos Lopes: As coisas não estão a correr bem. Temos a esperança que o Tondela se mantenha na Primeira Liga e que o Académico de Viseu atinja os objetivos, que passam pela subida de divisão. É uma aposta desta administração. Acho que é uma administração capaz e credível. Tal como o Tondela, que tem o mesmo presidente há muitos anos, a administração cumpre os seus compromissos e são um exemplo para o país. A nível desportivo, se continuarem a trabalhar, os dois clubes vão ter sucesso no final da época.
O Bola na Rede está na Cidade do Futebol para acompanhar o Portugal Football Summit. Acompanha tudo sobre o evento.