José Faria em exclusivo: «O Farense é um clube de Primeira Liga»

- Advertisement -

José Faria falou com o Bola na Rede no Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol 2026, que se realiza em Albufeira.

José Augusto Faria falou em exclusivo com o Bola na Rede, durante o Fórum da Associação Nacional de Treinadores 2026, que se realiza no Palácio de Congressos do Algarve. O treinador referiu que este tipo de eventos é importante:

«É sempre muito positivo. Esta tribo dos treinadores tem que agregar cada vez mais. Não há segredos aqui. Acho que é um grande evento marcado por grandes personalidades. É sempre enriquecedor, tem sido em crescendo todos os anos. Novamente mais de 1000 participantes novamente. Tenho que parabenizar o professor Henrique Calisto, que entrou com uma nova liderança, uma nove energia e liderança, isso é de salutar».

O técnico realçou que este fórum é interessante para os mais jovens:

«Desde ontem que tem sido muito interessante, ouvi com muita atenção o Nuno Espírito Santo, ouvi temas relacionados com o futebol feminino. Hoje ouvi aqui o Paulo Bento a falar de questões de futebol de formação… acho que é sempre muito enriquecedor. Nós costumamos dizer que os treinadores são uns ladrões de ideias. Eu faço muito isso, vejo os meus colegas e tento agregar um pouquinho, buscar um pouquinho a cada um e formar a minha ideia. O futebol não é uma ciência exata, é tudo muito subjetivo, é algo contínuo. Isto é um processo inacabado».

José Faria falou da Primeira Liga:

«O campeonato está bom. Os Três Grandes estão a um nível muito alto. Em termos pontuais temos o Benfica um pouco mais afastado, mas eu acho que do ponto de vista da qualidade temos um mister José Mourinho que é um obreiro. Abriu a porta para todos os outros treinadores. Por si só enriquece muito o campeonato. O Rui Borges está a fazer uma época histórica no Sporting, com um nível de jogo muito alto. O FC Porto trouxe o Farioli, trouxe uma ideia muito positiva. Acho que do ponto de vista do campeonato está tudo muito interessante. Está bom e quentinho. Acho que vamos ter campeonato até ao fim. Aliando a tudo isto, as equipas portuguesas estão bem nas provas europeias. O que devia ser evitável? Toda esta polémica que vai havendo à volta do futebol. Temos que tentar ter um futebol mais positivo e evitar polémicas. Focarmo-nos no que é o jogo dentro das quatro linhas, é assim que os jogos são ganhos. Temos que evitar o ruído».

O treinador elogiou Sidny Cabral:

«Houve efetivamente alguma surpresa. Sabíamos que ele tinha potencial. Lembro-me perfeitamente de ter falado com o Jovane quando ele estava na seleção e finalizámos a contratação. O Jovane dizia-me que ele era craque. Sabíamos que tínhamos potencial, mas havia sempre a dúvida em relação à adaptação, como ia ser, chegar a uma realidade completamente diferente. O facto de ele ter ascendência, ter aqui raízes, o facto de ser cabo-verdiano, poder falar a língua, vir para um clube como o Estrela que penso que nenhum clube português consegue adaptar o jogador africano… tudo acabou por ajudar. Não esperava que tão rapidamente atingisse o patamar que atingiu. Fico muito feliz por ele, o nosso campeonato é feito disto, descobrir jogadores com este potencial».

José Faria falou o desafio que é ser treinador do Farense:

«É um clube que está na Segunda Liga, mas é claramente de Primeira Liga. Um emblema histórico, com um apoio tremendo dos seus adeptos. Assumimos o Farense no último lugar, uma tarefa difícil, tentámos estabilizar para atingir os objetivos».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal goleado pela Inglaterra por 6-0 e está fora do Europeu de Sub-19

Portugal está fora do Campeonato da Europa de Sub-19. A equipa das quinas foi goleada pela Inglaterra por 6-0.

Óscar Tojo: «Estamos a crescer em vários sentidos relacionados com os fatores de rendimento»

O Bola na Rede está presente no Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol 2026, que se realiza entre os dias 30 e 31 de março.

Cristiano Ronaldo quer contar com antigo colega que também é pretendido por Lionel Messi

Cristiano Ronaldo gostaria de voltar a trabalhar com Casemiro, desta vez no Al Nassr. O Inter Miami também está interessado.

Roberto De Zerbi assume o Tottenham para evitar a despromoção: eis os 7 jogos decisivos para os spurs na Premier League

O Tottenham de Roberto De Zerbi terá mais sete jogos até ao final da temporada para evitar a descida ao Championship.

PUB

Mais Artigos Populares

Armando Sá: «José Mourinho acrescenta a sua personalidade à Primeira Liga»

Armando Sá deixou elogios a José Mourinho, admitindo que o treinador português é uma mais-valia para a Primeira Liga.

John Obi Mikel deixa duras críticas a Enzo Fernández: «Isto é o Chelsea, não é um trampolim para assinar por outro clube»

John Obi Mikel, ex-jogador do Chelsea lançou um ataque a Enzo Fernández, após os rumores do médio argentino querer jogar no Real Madrid.

Armando Sá em exclusivo: «O Benfica é um clube exigente»

O Bola na Rede está presente no Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol 2026, que se realiza em Albufeira.