José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico falou em conferência de imprensa.
José Mourinho esteve na sala de imprensa do Estádio da Luz depois da derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. O treinador analisou o encontro.
«Primeira parte com duas partes. Até ao golo um bom jogo, com um Benfica que entrou muito bem e muito forte. A partir dos 25/30, Real com muita personalidade a virar o jogo e ser mais fortes. Entrámos na segunda a competir olhos nos olhos, o Vinícius faz um golo do outro mundo e depois acabou o jogo».
«Vinícius Júnior e Prestianni? Já falei na flash. Quis ser o mais equilibrado e independente possível, mais que o Álvaro Arbeloa e que o Kylian Mbappé. Falei com o Vinícius, disse-me uma coisa, falei com o Prestianni e disse-me outra. Podia dizer que só acredito no Prestianni, mas quis ser equilibrado. Neste mundo do futebol, tento ser mais equilibrado. Não quero dizer que Vinícius é mentiroso nem que o Prestianni é um rapaz incrível. Não quis dizer nada disso. Eles optaram por uma perspetiva diferente. Passa-se em todos os estádios quase sempre com o mesmo. Há algo que não bate certo. Disse ao Vinícius: “Tu marcas um golo do outro mundo. Porquê celebrar assim? Não como o Di Stefano, Pelé, Eusébio, com a alegria de ser um jogador do outro mundo”. Passa-se sempre com o mesmo, é a única coisa que não se entra. 50 minutos de um grande jogo, o Benfica jogou nos limites. Orgulhoso de jogar contra o Real Madrid como o estamos a fazer. O Madrid com grandes jogadores, futebol fantástico, mas depois o jogo acabou. O Vinícius marcou um golo fantástico, não tenho mais nada a dizer».
«Disse ao árbitro a verdade, ele sabe disso. Tenho para aí 1.300 jogos como treinador, 200 e tal na Europa. Ele sabia que o Tchouaméni, que o Huijsen e o Carreras não podiam ver amarelo. Quando o Carreras simula não dá, quando o Tchouaméni fez uma série de faltas não dá. Não ficou contente em jogar só este jogo e quis jogar o próximo. Disse-lhe e ele expulsou-me, mas ele sabe que disse a verdade».
«Risco do jogo ficar suspenso? Falei com o Álvaro antes de entender que existia um problema. Disse-lhe só que foi um golo do outro mundo e para ver depois o que fez no canto. Depois o problema agravou, o Vinícius não quis jogar. Nada de especial».
«2.ª mão? Não estar no banco não tem grande impacto. Treinador no banco não joga muito, joga mais na preparação. Não poder comunicar com a equipa e assistentes nem ir ao balneário antes e durante, tenho de confiar nos jogadores e assistentes. Obviamente é limitativo. Estamos a perder 1-0 contra uma equipa fantástica, mas é o que é».
«Jogar fora de casa? É verdade que gosto de jogar a segunda mão fora de casa, é verdade que jogámos contra uma equipa fortíssima num estádio que joga. Missão difícil, mas a cultura como clube e a minha própria, se na fase de liga e no último segundo lutámos pela qualificação. Perdemos 1-0 e há possibilidades, mesmo jogando contra uma equipa fantástica».
«Regresso ao Bernabéu expulso? A única coisa positiva que vejo é que não vou à imprensa antes nem depois do jogo. De resto é tudo negativo. Divirto-me a jogar, gosto de jogar. Naquele jogo só os posso ajudar até ao início do jogo. Para mim é uma frustração. Uma coisa é ser expulso por estupidez ou comportamentos inadequados. Outra é ser expulsa por dizer a verdade».
«Marcação ao Arda Guler? Fomos nós a assumir o domínio, o Courtois faz uma defesa fantástica ao Aursnes. O Benfica entrou muito forte, sabíamos contra quem jogámos e o nível. Neste espaço de tempo, o Álvaro Arbeloa trablhou muito bem e a equipa organizou-se de maneira diferente. Adaptámos isso e jogámos olhos nos olhos. Nos últimos minutos da primeira parte foram superiores, mas sabíamos que alguma vez seríamos empurrados para trás. Mesma intenção segunda parte, golo incrível do rapaz e não houve mais jogo».
«Milagre? Não. É necessário jogar muito bem durante todo o jogo e ter a sorte que é sempre necessária neste nível. Que algum jogador do Real Madrid não esteja no seu melhor dia. Milagres não».
Tudo em aberto para a segunda mão, onde o Benfica tentará operar uma reviravolta em Madrid. O Real Madrid x Benfica joga-se na próxima quarta-feira, 25 de fevereiro, a partir das 20h.

