O Benfica vai enfrentar esta quarta-feira o Tondela nos quartos de final da Taça da Liga. José Mourinho já fez a antevisão.
José Mourinho já fez a antevisão ao Benfica x Tondela para os quartos de final da Taça da Liga. O jogo está marcado para esta quarta-feira pelas 20h45 no Estádio da Luz. Em conferência de imprensa, o técnico das águias disse o seguinte:
«Taça é Taça. São competições diferentes, com a maneira de pensar diferente. É verdade que eles não estão numa posição fácil na tabela, mas normalmente as equipas que são promovidas, na época seguinte até encontrarem a sua estabilidade, precisam de algum tempo para se adaptarem. Não queremos facilitar. Queremos ir à final-four. Temos este passo no nosso estádio».
José Mourinho falou sobre a saída do Fenerbahçe e a preparação psicológica para dizer “não” a clubes, antes de aparecer o Benfica:
«Quando saí do Fenerbahçe, não estava à espera de regressar tão rapidamente. Obviamente queria, mas não estava à espera. Queria ser muito seletivo na minha escolha. Tinha me preparado psicologicamente para dizer muitas vezes “não”. Queria aceitar alguma coisa que eu sentisse que era uma motivação, responsabilidade. Quando o Benfica apareceu, fui tão rápido a dizer sim».
José Mourinho prosseguiu ao abordar as palavras na festa do centenário do Corriere dello Sport acerca do Benfica e as eleições:
«Tinha confirmado ao Corriere dello Sport que ia estar presente na gala. Foi a maneira de estar sem estar e a maneira de expressar o meu orgulho por ser treinador do Benfica. O processo eleitoral tem tido impacto eleitoral fora, os meus contactos no futebol são muitos, e aproveitei a oportunidade para vincar orgulho de estar aqui e se posso ser veículo de promoção do Benfica, faço-o com orgulho».
José Mourinho revelou conversa com Nico Otamendi, ao ser questionado pelo futuro do jogador:
«Uma coisa é a idade real e outra é o que vemos em campo, em treino. Há jovens de 20 anos que são jogadores velhos e há velhos de 38 e de 40 que são jovens. O Nico é jovem. Perguntei-lhe objetivamente: ‘o que fazemos amanhã?’ Ele disse: ‘Temos Guimarães, Leverkusen e Tondela’. Joga. É importantíssimo para nós. Questões contratuais e de futuro temos gente num plano superior ao meu para decidir».
José Mourinho confirmou que haverá rotação no Benfica x Tondela:
«Alteração? Poucas, algumas. Mudo alguma coisa (…) Vou fazer três, quatro alterações».
José Mourinho olhou para o mercado de inverno:
«Na minha opinião como treinador, conhecendo melhor os jogadores, as qualidades, as limitações, tanto ao nível individual como coletivo, disse que um ou dois jogadores-chave são suficiente para dar equilíbrio diferente. Não pedi jogadores a ninguém. Internamente abro a minha análise, falo sobre o que pode ser importante para melhorar, mas nada mais do que isso. Não vou discutir isso convocosco, a minha minha missão não é pedir jogadores, é trabalhar com os que tenho. Em janeiro se a direção me puder ajudar com um ou dois jogadores de determinado perfil, seria ótimo. Que perfil? Vou esconder-me um bocadinho..».
José Mourinho deu a sua opinião sobre o formato da Taça da Liga:
«Habituei-me a jogar muitos jogos, em Inglaterra habituei-me a tudo isto. Na minha cabeça e no meu corpo, que já não é jovem, gosto de jogar. Não vou contra nenhum tipo de competição. Se significa alguma coisa para os clubes ao nível económico? Não faço ideia. É a única competição em Portugal que ainda não ganhei, pode ser que consiga agora. Depois, o Benfica quando entra numa competição tem de a respeitar, mesmo que sejam jogos particulares o Benfica não pode fazer borrada. Esta Taça da Liga não é para brincar: é para jogar. Há jogadores que precisam de descansar, vou respeitar a competição respeitando os jogadores e o plantel».
José Mourinho falou sobre o impacto das eleições no balneário:
«As eleições sentem-se há tanto tempo, há meses. Ainda antes de eu chegar, já se sentia. Intensificou-se neste último mês e é algo com que os jogadores foram habituando a estar e a fazer o seu trabalho, um pouco isolados de alguns contextos que podiam prejudicar. Acho que não prejudicaram. Não considero que existe nenhuma relação entre os resultados negativos e o período eleitoral».
José Mourinho garantiu que Manu Silva ainda não poderá somar minutos e revelou brincadeira com Dodi Lukebakio:
«Até brinquei com ele e disse-lhe para não pensar que quando joga do lado oposto ao banco que eu não vejo, porque vejo. Quando chego aqui rouco é por causa disso. As dinâmicas ofensivas são importantes relativamente à disciplina de cada jogador. É importante que a equipa trabalhe bem defensivamente, mas demos uma boa dinâmica ofensiva que trouxemos do treino para o jogo. Hoje só trabalhámos ofensivamente».
José Mourinho revelou que Joshua Wynder «teve um pequeno problema no treino» e que Rafael Obrador pode somar minutos frente ao Tondela, jogador que mereceu elogios:
«O Joshua teve um pequeno problema no treino e quando são coisas pequenas musculares prefiro não arriscar. O Obrador é possível que tenha minutos amanhã, é um rapaz que tem boas condições, que tem de crescer, até do ponto de vista mental, de auto-confiança, mas vai chegar. Não é um produto acabado, é um bom miúdo, inteligente, absorve o feedback. Vai chegar a um nível bom para nós, tem um caminho a percorrer, mas vamos ajudá-lo».

