O Fenerbahçe e o Benfica medem forças esta quarta-feira no playoff da Champions League. José Mourinho já falou aos jornalistas.
José Mourinho já fez a antevisão ao Benfica x Fenerbahçe para a segunda mão do playoff de acesso à fase de liga da Champions League. O jogo está marcado para esta quarta-feira pelas 20h00 no Estádio da Luz. Em conferência de imprensa, o técnico português começou por dizer o seguinte:
«Acho que o ambiente não vai influenciar. Esperava que o ambiente da Turquia influenciasse positivamente a nossa equipa, mas que não iria influenciar negativamente a equipa do Benfica e tive razão. Amanhã acho que vai ser igual. Influenciará positivamente a equipa do Benfica, mas não influenciará negativamente a nossa».
José Mourinho falou sobre Bruno Lage:
«Acho que sou o único que tem o nome de uma rua em Setúbal. Se calhar significa alguma coisa. O Bruno sabe a história que tenho e respeita. Eu e o pai somos amigos há muitos anos e tenho um carinho especial por ele. Acho que ele respeita a minha carreira como treinador. Depois essas simpatias do “melhor de Setúbal e arredores” não são mais do que simpatias e não me dizem nada de especial. O Bruno é um bom treinador já com uma experiência importante».
O técnico criticou o vice-presidente do Fenerbahçe:
«Essas declarações do vice-presidente do Fenerbahçe, que também disse que o jogo era fácil para nós, eu não sei quem ele é. Não sei quem é. Desconheço a pessoa e a sua importância na estrutura do clube. Também com os nomes faço um pouco confusão, mas não sei quem é».
José Mourinho não considera um possível apuramento do Fenerbahçe para a Champions League como um dos seus grandes feitos:
«Não. Não de todo. Consegui coisas muito mais importantes e difíceis. Quase catalogadas como impossíveis de atingir. Não consigo meter um só jogo, ainda que signifique milhões importantes para os clubes e signifique sonho para os jogadores que nunca jogaram a Champions. Não consigo».
José Mourinho falou sobre Geny Catamo:
«No mercado, toco pouco. Trabalho com os jogadores que tenho. Desde o último jogo com o Feyenoord, não tivemos nenhum jogador mais disponível para jogar estes dois jogos contra o Benfica. Os dois jogadores que foram contratados foram contratados um dia ou dois depois do fecho do mercado e acho que isso retira imediatamente o rótulo de “a coisa mais importante que há para jogar é a eliminatória com Benfica”. Se fosse assim, tinham chegado a tempo. Acho que o Geny Catamo não está na lista do Fenerbahçe. Acho que não há nenhuma lista. Acho que nenhum jogador vai entrar depois desta eliminatória».
O técnico comentou as opções do Benfica:
«O Bruno é um treinador feliz. Tem 1000 opções, tem tanto jogador de qualidade que lhe dá possibilidade de jogar como quer, seja do ponto de vista defensivo como ofensivo. Pode tirar surpreendentemente um jogador, uma dinâmica, um desenho em campo. Mais fácil de prever o Fenerbahçe do que o Fenerbahçe prever o Benfica».
José Mourinho não quis revelar o onze inicial:
«Não quero ser mentiroso. Depois começam a dizer que la vem ele com os mind games. Simplesmente não vos quero dizer. Digo só que o Fenerbahçe não é muito difícil de decifrar. As opções são poucas. No último jogo de campeonato, fiz 2 ou 3 modificações. Há jogadores que não jogaram com a intenção de poderem jogar amanhã e correr muito».
O técnico disse que o Benfica é uma equipa equilibrada:
«O Benfica não está inclinado para o lado direito nem para o lado esquerdo. É uma equipa equilibrada que defende bem, estrutura-se muito bem ofensivamente, tem boas dinâmicas de construção e também é perigosa por transição. O Benfica é uma boa equipa. É uma equipa muito completa, muito competitiva, muito equilibrada. Tenho como objetivo é ganhar».