José Mourinho reage: confirma 1 titular no Fenerbahçe, fala das críticas e atira: «Nos meus 24 anos, nunca fugi de uma conferência de imprensa»

- Advertisement -

José Mourinho fez a conferência de imprensa do jogo do Fenerbahçe frente ao Union St Gilloise. A partida da Europa League joga-se nesta quinta-feira, às 17h45, em Istambul.

José Mourinho fez a antevisão do Fenerbahçe x Union St Gilloise da Europa League e esclareceu a sua ausência da conferência de imprensa de pós-jogo do encontro da sua equipa frente ao Galatasaray:

«Estou contente por esta pergunta ter sido feita, porque se não tivesse sido feita, teria de dar explicações. Em primeiro lugar, devo dizer que, nos meus 24 anos de carreira futebolística, nunca fugi de uma conferência de imprensa. Especialmente depois de uma derrota, nunca fugi. Nunca tive medo dos jornalistas, das perguntas que podem fazer, das conferências de imprensa. Como o jogo já tinha terminado, assim que o jogo terminou, dei os parabéns ao treinador adversário e fui diretamente para a flash interview. Depois disso, tive de esperar 70 minutos pela conferência de imprensa. Na verdade, fui lá, esperei à porta, tentei entrar mas não me deixaram entrar. E como não me deixaram entrar, tive de ficar à espera no portão. É algo que não compreendo. Compreendo que o treinador da equipa visitante deva entrar primeiro na conferência de imprensa, mas não foi esse o caso. Porque ambas as equipas eram de Istambul. Mas compreendo que o treinador de uma equipa de outra cidade deva entrar primeiro na conferência de imprensa, mas deve haver certos limites. Naquele dia, esperei 70 minutos e, mesmo assim, não consegui entrar na conferência de imprensa ao fim de 70 minutos. Até fiz uma piada no final de um jogo: “a conferência de imprensa começou no sábado e acabou no domingo”, porque o nosso jogo começou às 21 horas desse dia. Começámos a conferência de imprensa às 23h55, à meia-noite, e a conferência de imprensa terminou depois da meia-noite. A flash interview não é feita 20 minutos depois do fim do jogo, é feita imediatamente a seguir. Depois, esperamos 15-20 minutos pela conferência de imprensa, 30 minutos se necessário. Mas esperar 70 minutos é uma falta de respeito. Se acham que estão a ser desrespeitados, eu é que acho que estão a ser desrespeitados».

José Mourinho falou também sobre as críticas que foram feitas nas redes sociais e pelo Galatasaray, após o desaire do Fenerbahçe:

«Não quero dizer nada sobre este assunto. De qualquer forma, não tenho o direito de dizer nada. Sou um profissional deste clube com milhões de adeptos e tenho de os respeitar. Sou a última pessoa que os pode criticar. Mas só posso dizer uma coisa, como já disse numa das minhas respostas anteriores: perdemos um jogo e compreendo que esse jogo não foi um jogo normal. Por isso, compreendo que a reação seja exponencial. Mas, como já referi, os jogadores estão a jogar esse jogo em campo. Eu tenho um impacto no jogo com as substituições que faço nas linhas laterais, boas ou más, e claro que há a terceira parte, o nosso adversário. O jogo foi disputado ali, no relvado. O nosso Presidente não jogou o jogo. O dever e o papel do Presidente vão muito, muito para além do relvado. Se olharmos para o resultado do jogo como uma unidade, a família Fenerbahçe perdeu esse jogo, mas se olharmos para ele de uma perspetiva profissional, temos de culpar os profissionais. Isso significa eu e os jogadores».

O técnico português falou da motivação da equipa para o encontro da Europa League:

«Posso dizer o seguinte sobre a parte da motivação: é claro que, quando se perde um jogo, sofre-se. Quando se perde um jogo importante, sofre-se duplamente. Especialmente se perdermos um dérbi, o sofrimento é triplo. Por isso, não posso dizer “não estamos a sofrer”, não posso dizer “não sofremos”. Não posso dizer que somos as pessoas mais felizes em Istambul neste momento, mas somos profissionais e temos de mostrar uma reação. Digo sempre que uma grande vitória não me leva à lua, mas uma grande derrota não me leva ao inferno. Tento sempre encontrar este equilíbrio para mim próprio e tento transmiti-lo aos meus jogadores, pelo que o impacto desta derrota deverá ser positivo para nós. Claro que sofremos, estamos magoados, mas os meus jogadores estão motivados e sabem que temos de sair deste sentimento de infelicidade. E a única maneira de o fazer é ganhar jogos, não há outra forma».

José Mourinho confirmou ainda um titular para o jogo do Fenerbahçe:

«[Irfan Kahveci merece mais minutos?] Concordo, por isso é que ele vai jogar amanhã», rematou.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Gil Vicente x Vitória SC

O Vitória SC venceu por 1-0 na visita ao Gil Vicente, num encontro da 30.ª jornada da Primeira Liga. Estes foram os 4 destaques do encontro.

Sonho europeu do Gil Vicente sofre duro golpe com derrota caseira frente ao Vitória SC

Na 30.ª jornada da Primeira Liga, o Vitória SC venceu por uma bola a zero na visita ao terreno do Gil Vicente.

FAR Rabat de Alexandre Santos avança para a final da Champions League Africana

Apesar da derrota por 1-0 frente ao Berkane, equipa liderada pelo português Alexandre Santos segue para a final da prova.

Andebol: Benfica e Sporting jogarão a final da Taça de Portugal

O Benfica eliminou o Águas Santas e qualificou-se para a final da Taça de Portugal de Andebol. Já o Sporting afastou o Marítimo.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma empata com a Atalanta e pode distanciar-se dos lugares de Champions League

A AS Roma empatou 1-1 com a Atalanta na jornada 33 da Serie A. Ambos os golos aconteceram na primeira parte do jogo.

Manchester United vence Chelsea na Premier League com nova assistência de Bruno Fernandes

O Manchester United venceu fora o Chelsea por 1-0 na jornada 33 da Premier League. Bruno Fernandes voltou a registar assistência.

Liga 3: Varzim bate Trofense com penálti aos 90+9′

O Varzim venceu o Trofense por 1-0 na Liga 3. O jogo foi decidido nos instantes finais com um penálti batido por Chamito.