Luís Campos revela conteúdo da primeira discussão com Luis Enrique no PSG e lança repto: «Temos de terminar com as cláusulas abusivas»

    O Bola na Rede está presente na terceira edição da Thinking Football, a conferência sobre desporto organizada pela Liga Portugal.

    Luís Campos falou sobre o papel do diretor desportivo num clube de futebol. O atual diretor desportivo do PSG, responsável pela contratação de nomes Gonçalo Ramos, Vitinha ou João Neves pelos parisienses, abordou as responsabilidades do diretor desportivo num clube.

    «Quero relembrar que o papel de diretor desportivo é muito mais largo do que o mercado. Acredito muito em projetos. Sinto me muito um criador de projetos. Analiso, estudo, observo onde estou a cidade, o histórico do clube, tudo. Um projeto exige um treinador. Um bom treinador também necessita a seu lado um bom diretor desportivo, boas condições, um conjunto de situações que o vai ajudar a passar para os resultados. Aprecio muito um treinador que traça perfis de jogadores. Tenho de entender como ele quer jogar. Convido sempre ao treinador traçar um perfil de jogador para cada posição. O futebol não é igual em todo o mundo. A primeira discussão que tive com o Luis Enrique foi qual o perfil de jogador por posição. Trabalho com ele e os seus assistentes diariamente. Sou incapaz de contratar um jogador que o meu treinador não queira. Fundamental. Dar ao treinador o jogador certo», afirmou Luís Campos.

    Com a questão dos direitos televisivos a dominar o dia-a-dia no futebol francês, Luís Campos destacou a importância das condições financeiras na construção do projeto e falou da competitividade da Ligue 1.

    «Direitos televisivos da Liga? Teve um impacto muito grande e no PSG teve um impacto de 50 milhões de euros. Significava comprar mais um bom jogador para a equipa. Em relação aos direitos televisivos em França, a maior parte das pessoas tem o conceito errado do que é a liga francesa. É uma liga extremamente competitiva, onde existem muito bons jogadores com confeições diferentes de Argentina, Brasil ou Portugal por exemplo. Esse dinheiro fez falta e faz muita falta ao campeonato francês. Uma das minhas maiores tristezas foi a interrupção do campeonato sub-23 que ia acontecer pela primeira vez em França. Teve implicações sérias. Sempre lutei, nem sempre ganhei. Nunca perdi a capacidade de lutar e ser criativo. Em França temos de buscar soluções para continuar a ser competitivos com budgets mais baixos. Uma delas passa pela aposta na formação e investir em scouting. Tenho de saber onde estão os melhores jovens do mundo que encaixem no perfil do meu treinador e buscá-los o mais rápido possível», explicou o diretor desportivo português.

    Sobre os jovens, Luís Campos salientou a importância de terminar com as cláusulas a preços fora do normal e de conjugar o talento de tenra idade com jogadores mais experientes no plantel.

    «Está na hora de todos nós termos responsabilidade no futebol mundial de termináramos com as cláusulas completamente irreais e são responsáveis por muito da crise do futebol mundial. Enquanto não regularmos este sistema teremos sempre muitos problemas económicos. Estranhamos a carreira de muitos jovens. E talvez a única forma de contrariar. Terminar com as cláusulas abusivas», vincou Luís Campos.

    «Não contrato, mesmo em projetos como o Mónaco, jogadores pela idade. Contrato pela competência. Pode ter 16 ou 17 anos e ser extremamente competente, como pode ter 34,35 e 36 e ser extremamente competente e ter lugar na minha equipa. No Mónaco batemos recorde de vendas. Se tivermos equipa só de jovens não vamos conseguir o nosso objetivo que é ganhar», vincou o diretor desportivo, atualmente no PSG.

    O Bola na Rede está na cidade do Porto e a marcar presença na conferência “Thinking Football“, que é organizada pela Liga Portugal.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Conhecidos mais detalhes da lesão de Gonçalo Inácio que está em dúvida para a receção ao AVS SAD

    Gonçalo Inácio está em dúvida para o próximo encontro do Sporting. O central lesionou-se diante do Lille, mas lesão é menos grave que o temido.

    Benfica carimba reviravolta e ganha vantagem na corrida pela fase de grupos da Champions League Feminina

    O Benfica ganhou vantagem no caminho até à Champions League Feminina. Águias venceram Hammarby por 2-1.

    Bruno Lage: «Regresso de Fredrik Aursnes? Não tem muito tempo de treino»

    Bruno Lage fez a antevisão do Estrela Vermelha x Benfica. Encontro marca a estreia das águias na edição 2024/25 da Champions League.

    Bruno Lage lança Estrela Vermelha x Benfica: «Dentro de campo temos de ver que a equipa representa o que o nosso clube representa»

    Bruno Lage fez a antevisão do Estrela Vermelha x Benfica. Encontro marca a estreia das águias na edição 2024/25 da Champions League.

    Florentino Luís elogia novo formato da Champions League e corta com o passado: «O tempo com Roger Schmidt foi muito bom, mas está para...

    Florentino fez a antevisão do Estrela Vermelha x Benfica. Encontro marca a estreia das águias na edição 2024/25 da Champions League.
    Diogo Lagos Reis
    Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
    Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.