Luís Estrela dá aula sobre a melhor maneira de implementar um projeto desportivo: «É possível construir uma mentalidade vencedora e alterar dinâmicas»

- Advertisement -

Luís Estrela é o selecionador de futsal feminino da Indonésia. Técnico concedeu uma entrevista ao Bola na Rede.

Luís Estrela foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede, entrevista que podes ler na íntegra AQUI. Entre os diversos tópicos abordados, o técnico deu a sua visão sobre a melhor forma de gerir um projeto e de mudar mentalidades.

«Essa é a magia de ser treinador e de uma boa metodologia de treino. Há um conjunto de detalhes que são vitais e começamos pela parte metodológica. É importante ter exercícios de treino que tenham um transfer para a nossa forma de jogo. Se queremos ser pressionantes, os exercícios de treino têm de ter uma intensidade e forma de pressionar muito alta. Tem de haver um conjunto de condicionantes que operacionalizem a ideia para o contexto de jogo ter a mesma ideia do treino. Depois tem a ver com a mensagem que passamos. Respeito máximo pelos adversários, mas foco na equipa e na mentalidade de querer assumir o jogo e confiar nas nossas capacidades. O potencial das atletas é muito alto, são tecnicamente muito evoluídas e com grande qualidade individual. Em termos fisiológicos precisam de trabalho de base. Por fim é preciso dotar a equipa com procedimentos de topo. Ter o scouting efetuado das equipas adversárias, explicar como vamos atacar e defender, dar foco na nossa equipa e ter cuidado com os procedimentos fora de campo, como o trabalho de ginásio, de nutrição, de alimentação, de preparação. O mais importante é a identidade própria da equipa e não alterar conforme o adversário. Se treinamos de uma determinada maneira, vamos jogar com a Índia ou com a Tailândia e passamos a jogar de forma mais retraída criamos dúvidas na cabeça das jogadoras. Sabemos que esta fórmula vai ter algumas dores de crescimento, mas que a longo prazo vai ter sucesso. É nos detalhes a todos os níveis: metodologia de treino, exigência com as atletas e com o staff e no exemplo que o treinador dá. Se o treinador não mostra competência ou não trabalha a 300% a todos os níveis, as coisas não colam. Se conseguimos colar todas as peças, é possível construir esta mentalidade vencedora e alterar dinâmicas», descreveu Luís Estrela.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.