Luís Estrela dá aula sobre a melhor maneira de implementar um projeto desportivo: «É possível construir uma mentalidade vencedora e alterar dinâmicas»

- Advertisement -

Luís Estrela é o selecionador de futsal feminino da Indonésia. Técnico concedeu uma entrevista ao Bola na Rede.

Luís Estrela foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede, entrevista que podes ler na íntegra AQUI. Entre os diversos tópicos abordados, o técnico deu a sua visão sobre a melhor forma de gerir um projeto e de mudar mentalidades.

«Essa é a magia de ser treinador e de uma boa metodologia de treino. Há um conjunto de detalhes que são vitais e começamos pela parte metodológica. É importante ter exercícios de treino que tenham um transfer para a nossa forma de jogo. Se queremos ser pressionantes, os exercícios de treino têm de ter uma intensidade e forma de pressionar muito alta. Tem de haver um conjunto de condicionantes que operacionalizem a ideia para o contexto de jogo ter a mesma ideia do treino. Depois tem a ver com a mensagem que passamos. Respeito máximo pelos adversários, mas foco na equipa e na mentalidade de querer assumir o jogo e confiar nas nossas capacidades. O potencial das atletas é muito alto, são tecnicamente muito evoluídas e com grande qualidade individual. Em termos fisiológicos precisam de trabalho de base. Por fim é preciso dotar a equipa com procedimentos de topo. Ter o scouting efetuado das equipas adversárias, explicar como vamos atacar e defender, dar foco na nossa equipa e ter cuidado com os procedimentos fora de campo, como o trabalho de ginásio, de nutrição, de alimentação, de preparação. O mais importante é a identidade própria da equipa e não alterar conforme o adversário. Se treinamos de uma determinada maneira, vamos jogar com a Índia ou com a Tailândia e passamos a jogar de forma mais retraída criamos dúvidas na cabeça das jogadoras. Sabemos que esta fórmula vai ter algumas dores de crescimento, mas que a longo prazo vai ter sucesso. É nos detalhes a todos os níveis: metodologia de treino, exigência com as atletas e com o staff e no exemplo que o treinador dá. Se o treinador não mostra competência ou não trabalha a 300% a todos os níveis, as coisas não colam. Se conseguimos colar todas as peças, é possível construir esta mentalidade vencedora e alterar dinâmicas», descreveu Luís Estrela.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid e Arsenal seguem em frente na Champions Feminina

O Real Madrid e o Arsenal conseguiram apurar-se para os oitavos de final da Champions Feminina e já conhecem os adversários.

Jhonder Cádiz reforça Wuhan Three Towns até 2027

Jhonder Cádiz é o mais recente reforço do Wuhan Three Towns. O avançado venezuelano, de 30 anos, deixa o Pachuca e assina contrato válido até dezembro de 2027.

Lara Martins sofre lesão grave e não joga mais pelo Benfica nesta temporada

O Benfica anunciou que a futebolista Lara Martins sofreu uma rotura no ligamento cruzado anterior do joelho direito. A avançada de 19 anos vai ser submetida a cirurgia em breve.

Luisão denuncia ofensas por parte de adeptos do Benfica após declarar apoio a Vinícius Júnior: «Nas redes sociais fui ofendido e chamado de macaco,...

Luisão denunciou adeptos do Benfica. O antigo capitão dos encarnados revelou que foi ofendido e chamado de macaco e de judas, após ter declarado apoio a Vinícius Júnior.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal sofre golo no fim frente ao Wolverhampton e volta a perder pontos na Premier League

O Arsenal empatou frente ao Wolverhampton, na jornada 31 da Premier League, que foi antecipada para esta quarta-feira.

Bodo/Glimt surpreende e vence Inter Milão: os resultados desta quarta-feira da Champions League

O Bodo/Glimt recebeu e venceu o Inter Milão por três bolas a uma, num encontro do playoff de acesso aos oitavos de final da Champions League.

Olympique Marselha oficializa Habib Beye como novo treinador principal

Habib Beye é o novo treinador do Olympique Marselha. O treinador senegalês de 48 anos foi o escolhido para suceder a Roberto De Zerbi.