O Prémio Talento do Mês Bola na Rede [anteriormente designado como Revelação] referente ao mês de outubro de 2025 já foi entregue. Lukás Hornícek, guarda-redes do Braga, foi o jogador distinguido com um galardão que premeia o bom mês do checo.
Quem é Lukás Hornícek?


Lukás Hornícek nasceu a 13 de julho de 2002 e é um dos guarda-redes em maior destaque na Primeira Liga 2025/26. Depois da hegemonia de Matheus Magalhães, só na temporada passada é que o jovem teve mais oportunidades. Hoje em dia, é o senhor e dono da baliza do Braga.
Até vir e brilhar na Pedreira, Lukas Hornícek ainda passou vários anos de formação na Chéquia, desde o TJ Sokok Dobríkov (primeiros passos) ao FK Pardubice, clube que o lapidou durante cerca de dez anos. Em 2019/20, na condição de empréstimo, o jovem de 17 anos chegou a Portugal pela porta do Braga.
Convenceu e ficou com saltos sucessivos. Na primeira época, Lukás Hornícek esteve com os Sub-19. Na segunda, já atuava pelos sub-23, com 24 jogos disputados. Um ano depois, jogou 26 partidas pela equipa B e estreou-se pela equipa principal. Em 2022/23 e 2023/24, ficou com a equipa A, mas registou apenas seis jogos no total.
2024/25 é uma época que não deverá esquecer: deu o salto e fez 24 jogos pela equipa principal do Braga. Desde então, o internacional jovem checo por 14 ocasiões tem tido um papel de maior preponderância e já calçou as luvas para 21 encontros oficiais durante a presente temporada.
Como joga Lukás Hornícek


Lukas Hornícek é um dos melhores guarda-redes em forma na Primeira Liga. Importante em vários momentos no Braga, o guardião destaca-se entre os postes, já mostrou capacidade para defender penáltis e sabe antecipar-se e fechar o espaço em saídas, apesar de haver sempre espaço para melhorias.
Seja remates de curta distância ou média-longa, Lukas Hornícek tem sido muito competente, apresenta bons reflexos e lê bem o jogo, com atenção à cobertura das costas dos centrais. No Braga, já se verificou em momentos o internacional jovem checo a subir no terreno para cortar a bola.
No fundo, Lukás Hornícek não tem passado despercebido. No final de outubro, o Opta, site especializado em estatísticas, apontou Hornícek como o guarda-redes com mais clean sheets (10) nas 10 principais ligas europeias, incluindo competições europeias. Na altura, o guardião do Braga não sofreu em 10 em 17 jogos. Ainda no mês de outubro, aumentou a marca e manteve a baliza a zeros contra o Santa Clara.
Como joga o Braga de Lukas Hornícek
Depois de um período atribulado, o Braga está num momento de viragem e é das equipas que melhor joga futebol em Portugal. Em outubro, ganharam na casa do Celtic, empataram em Alvalade e inclusive golearam em jogos consecutivos: 4-0 ao Casa Pia (Liga) e 5-0 ao Santa Clara (Taça da Liga).
Quanto ao jogo ofensivo, Carlos Vicens começou por implementar um modelo mais rígido a nível posicional, muito orientado para encontrar o homem livre. Ao longo do tempo, verificou-se uma crescente liberdade de movimentação, o que cria também maior impressibilidade aos adversários. É hoje em dia uma equipa mais agressiva e mais forte.
Aliás, no empate a uma bola com o Sporting, olhando à questão da imprevisibilidade, o treinador Rui Borges corroborou isso, ao admitir ter tido dúvidas nas marcações. Isto pois, o Braga lotou a primeira fase de construção com vários jogadores e criou dificuldades à equipa dos leões.
Num sistema tático de 3-4-3, a organização defensiva do Braga sustenta-se numa pressão alta e marcação homem-a-homem, com uma linha defensiva muito alta (um aspeto a ter em conta). Defensivamente, o conjunto de Carlos Vicens apenas sofreu um golo em outubro (Sporting), com Lukas Hornícek a ter uma palavra a dizer.
Resultados em outubro
- 02/10: Celtic 0-2 Braga
- 05/10: Sporting 1-1 Braga
- 18/10: GD Bragança 0-1 Braga
- 23/10: Braga 2-0 Estrela Vermelha
- 26/10: Braga 4-0 Casa Pia
- 29/10: Braga 5-0 Casa Pia
Lukás Hornícek na 1.ª pessoa
Lê a entrevista completa de Lukás Hornícek ao Bola na Rede em breve.
O Prémio Talento do Mês Bola na Rede
O Bola na Rede está atento ao melhor do desporto nacional, em particular o futebol. O antigo Prémio Revelação passa agora a chamar-se Talento do Mês. Desta forma, deixa de distinguir apenas jogadores emergentes e passa a premiar qualquer atleta que se destaque ao longo do mês, independentemente da idade ou fase da carreira.
A nova designação torna o prémio mais abrangente e coerente com a realidade competitiva desportiva. Assim, o Bola na Rede vai procurar premiar os desportistas capazes de brilhar nos mais diversos palcos de Portugal e, quiçá, do mundo. Lukas Hornícek é o primeiro vencedor do renovado Talento do Mês, referente ao período de outubro.



