📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Márcio Sampaio explica vertente física do Benfica x Sporting: «A motivação de um dérbi reduz o peso da fadiga»

- Advertisement -

Márcio Sampaio analisou o impacto físico e emocional do dérbi entre Benfica e Sporting da 33ª. jornada da Primeira Liga.

Márcio Sampaio, ex-treinador adjunto de Jorge Jesus, analisou, em exclusivo ao Bola na Rede, o aspeto físico do Benfica x Sporting agendado para o próximo sábado, no Estádio da Luz. Questionado sobre o impacto da fadiga nesta fase da temporada, o técnico de 46 anos sublinhou que a motivação que envolve um dérbi anula, em muitos casos, o cansaço acumulado:

«O acumular da carga competitiva faz com que os jogadores cheguem a esta fase avançada da época com uma grande sobrecarga. Mas esta semana é diferente. Estamos a falar de um dérbi e isso eleva os níveis motivacionais para um patamar em que a fadiga acaba por ter menos peso. Ainda por cima, estamos perante um cenário em que tanto o Sporting como o Benfica podem ser campeões neste jogo. Isso faz toda a diferença. Acredito até que jogadores que estejam lesionados vão querer jogar, mesmo não estando a 100%. O Sporting tem a oportunidade de ir à Luz e ganhar o campeonato de forma direta. O Benfica também pode vencer, embora tenha a condicionante da diferença de golos. É por momentos como este que jogadores e equipas técnicas trabalham toda a época. Este é um jogo que vai parar o país. Todos os olhos vão estar ali. E, em semanas como esta, nenhum jogador vai dizer ao treinador que se sente cansado. Todos querem jogar, aconteça o que acontecer».

O treinador de 46 anos confessou que, nesta fase, a preparação física passa por preservar a frescura e evitar lesões devido ao elevado número de jogos das equipas:

«Nesta altura da temporada, com tanta densidade competitiva, já não há muito que os jogadores possam ganhar do ponto de vista físico, treinando mais ou menos. A partir de março, ou até antes, entra-se numa fase em que o foco é criar estímulos para os jogadores manterem o nível de performance. A época com jogos de campeonato, jogos a meio da semana, Taças e, em alguns casos, competições europeias, reduz bastante o espaço para trabalhar fisicamente. E por isso, os treinadores não querem correr riscos nesta fase, é mais importante recuperar bem e manter a frescura dos jogadores do que forçar cargas adicionais que possam provocar lesões ou a queda de rendimento».

Lê a entrevista completa a Márcio Sampaio AQUI.

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Dérbi à porta: Eis o registo de Rui Borges contra o Benfica

O Benfica x Sporting joga-se esta sexta-feira para a Primeira Liga. Fica com o registo de Rui Borges contra o clube encarnado.

Rio Ave em profunda mudança com uma série de despedimentos

Vários despedimentos assolam o Rio Ave nos últimos tempos. Clube da Vila do Conde vive uma fase complicada.

Atenção, Benfica: Rafa Silva regressa aos treinos do Besiktas

Rafa Silva volta a treinar com o grupo no Besiktas. Avançado português tem treinado à parte nos últimos dias.

Paulo Lopes acredita em Benfica a ganhar a Primeira Liga: eis o que disse sobre a corrida

Paulo Lopes, antigo guarda-redes do Benfica, falou sobre vários temas em entrevista. Entre eles, a corrida pela Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Angola convoca 3 jogadores da Primeira Liga para a CAN 2025

Jonathan Buatu, Pedro Bondo e Beni Mukendi integram lista alargada de 28 nomes escolhidos por Angola para atacar a CAN 2025.

Paulo Lopes em entrevista: «Costumo brincar e dizer que fui o guarda-redes com mais azar e, ao mesmo tempo, com mais sorte no mundo»

Paulo Lopes, antigo guarda-redes do Benfica, falou sobre vários temas associados ao seu passado na Luz. Anteviu também o dérbi.

Assistência de ex-FC Porto complica vida a Toluca de Paulinho

Toluca perdeu na primeira mão das meias-finais da Liga Mexicana Apertura frente ao Monterrey (1-0), com o golo decisivo a ser assistido por Jesús Corona, antigo jogador do FC Porto.