Membro da FPF comenta lance que envolve Georgiy Sudakov no Vitória SC x Benfica: «Na dúvida, decide-se por baixo»

- Advertisement -

Duarte Gomes, atual diretor técnico de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol analisou o lance de Georgiy Sudakov no Vitória SC x Benfica.

Duarte Gomes esteve presente no Canal 11, onde fez a análise do lance que Georgiy Sudakov protagonizou na partida entre o Benfica e o Vitória SC. O antigo árbitro explicou que João Pinheiro fez bem em admoestar o ucraniano apenas com o cartão amarelo, dando as suas razões:

«Percebe-se a controvérsia que este lance gerou. É um lance muito duro, que nós consideramos alaranjado, na linha fronteiriça. Tem alguns elementos que podemos considerar para vermelho e outros que não. Este lance tem uma variável de contacto perigosa, mas tem atenuantes para justificar o amarelo, que foi a decisão correta. O jogador perde o domínio inicial da bola e tenta recuperá-la com força a mais. O Sudakov e o jogador do Vitória Guimarães tinham o pé apoiado no chão e, portanto, entre os elementos para vermelho e amarelo, o árbitro decidiu segundo os critérios. Na dúvida, decide-se por baixo. Ou seja, entre amarelo e vermelho, dá-se amarelo. Contudo, se o árbitro mostrasse vermelho, o VAR não podia intervir, por ser lances subjetivos, sem erros claros e óbvios».

O dirigente falou igualmente da expulsão de Fabio Blanco, ocorrida na mesma partida:

«Há uma disputa de bola, o jogador do Vitória não tem nenhuma malícia, mas a forma como o atinge é perigosa, que pode provocar lesões. É uma abordagem com intensidade, ao ponto de, depois de acertar no joelho, ainda puxa os calções do jogador do Benfica. Não teve malícias, mas há outros fatores. João Pinheiro estava em cima do lance e não teve dúvidas. Parece exagero, porque não houve malícia, mas carimbamos estas entradas com o cartão vermelho».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Costa do Marfim de Diomande e Fofana vence a Escócia e Uruguai de Maxi Araújo empata com a Argélia

A seleção da Costa do Marfim superiorizou-se à Escócia com uma vitória por 1-0, enquanto o embate entre o Uruguai e a Argélia não foi além de um empate a zeros (0-0).

EUA x Portugal: Eis os onzes oficiais de ambas as equipas

Portugal enfrenta os Estados Unidos da América no segundo de dois amigáveis de preparação para o Mundial 2026. Eis os onzes de ambas as seleções.

Eis as últimas 4 seleções europeias garantidas no Mundial 2026

Já estão definidas todas as vagas europeias para o Mundial 2026. Bósnia, Chéquia, Turquia e a Suécia apuraram-se esta noite.

PUB

Mais Artigos Populares

Achraf Hakimi brilha e Marrocos bate Paraguai por 2-1

Com duas assistências de Achraf Hakimi no arranque da segunda parte, a seleção de Marrocos derrotou o Paraguai por 2-1 num encontro amigável.

FC Porto: Ministra do Desporto vai reunir com André Villas-Boas e Mário Santos na quarta-feira

No seguimento dos acontecimentos no Dragão Caixa, o presidente e diretor de modalidades do FC Porto vão reunir com a Ministra do Desporto na quarta-feira.

Eis os 5 destaques da vitória da Seleção Nacional Sub-21 frente à Escócia

A Seleção Nacional Sub-21 derrotou a Escócia na sétima jornada da qualificação para o Euro 2027. Portugal venceu por 3-0.