O Middlesbrough apresentou um novo emblema circular e homenageia a história e identidade da cidade. Processo participado pelos adeptos e em uso a partir da época 26/27.
O Middlesbrough revelou o novo escudo que vai passar a representar o clube a partir da época 26/27, ano em que o clube celebra o seu 150.º aniversário. O símbolo marca o regresso à forma circular, escolhida pelos adeptos num processo de consulta que envolveu milhares de adeptos
O novo design presta homenagem às raízes históricas e culturais da região Teesside. Nele, serão exibidos detalhes únicos: o tradicional leão rampante, símbolo histórico da cidade ligado à família De Brus e ainda, no interior do leão, a forma do Rio Tees, visível na língua, e a silhueta do Roseberry Topping, monte icónico da região, integrada na juba.
Durante a época desportiva de 26/27, o Middlesbrough usará também uma versão especial do emblema com referências aos portões de Ayresome Park, o antigo estádio do clube, num tributo às suas origens e que ficou associada à recuperação do clube em 1986, quando o Middlesbrough renasceu das dificuldades financeiras que quase ditaram o seu desaparecimento.
O designer Andrew Patterson, responsável pelo projeto, explicou à BBC Radio Tees que o objetivo foi criar um emblema que unisse o passado, o presente e o orgulho local.
«Havia um desejo claro de incluir elementos locais. Conseguimos fazê-lo de forma subtil, com o Roseberry Topping na juba e o Rio Tees na língua do leão», afirmou.