Mikhail Kavelashvili jogou no Manchester City e é o novo presidente da Geórgia

- Advertisement -

Mikhail Kavelashvili é o novo presidente da Geórgia. O antigo futebolista terminou a carreira em 2006 e chegou a jogar no Manchester City.

Mikhail Kavelashvili foi eleito novo presidente da Geórgia. O antigo futebolista, que contou com uma passagem pelo Manchester City, reuniu o voto de 224 dos 230 deputados nacionais e municipais que participaram na votação.

Esta votação está repleta de contestação uma vez que foi boicotada pela oposição. Salome Zurabishvili, líder da oposição, continua a contestar e a não reconhecer o resultado das eleições parlamentares de outubro.

Candidato único, o 6º presidente da história da Geórgia – independente apenas desde 1991, ano em que se desagregou da União Soviética – Mikhail Kavelashvili é o fundador da Força Popular, movimento que teve influência na aprovação de leis contra a influência estrangeira e as minorias sexuais, condenadas pela oposição.

A Geórgia vive uma fase turbulenta da sua história e o conflito entre a Rússia, vizinha dos georgianos, e a Ucrânia tem tido grande impacto no país que vive entre o saudosismo à tendência unionista de Vladimir Putin e o receio de uma invasão russa.

Desde que o governo do país congelou as negociações com vista à adesão à União Europeia, em novembro, que grandes multidões se têm manifestado nas ruas contra o governo. Ativistas reagiram com palavras de ordem como “escravos” e “russos” à eleição de Mikhail Kavelashvili, acusado de não ter qualquer formação superior.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica é um dos clubes interessados no russo Kirill Glebov

Kirill Glebov atraiu interessados na Europa. De acordo com a imprensa russa, o Benfica é um dos emblemas atentos ao extremo.

Manchester United quer dar presente a Ruben Amorim: posição vai ser reforçada e investimento promete ser elevado

O Manchester United quer reforçar a sua equipa na próxima temporada com um médio e está disposto a realizar um elevado investimento.

Sérgio Conceição define primeiro objetivo do Al Ittihad e contou com visita importante no treino

Sérgio Conceição já começou a trabalhar no Al Ittihad e contou com a presença de Ramón Planes no primeiro treino.

Rui Borges perto de receber ‘reforço’ para o meio campo do Sporting

Rayan Lucas está perto de regressar aos trabalhos do Sporting e será integrado nos trabalhos da equipa A, devido ao elevado número de jogos.

PUB

Mais Artigos Populares

Olheiro BnR | Jim Thwaites

Jim Alec Joseph Thwaites é uma das maiores promessas do futebol inglês e da formação do Manchester United.

FC Porto e Sporting multados pelo comportamento dos adeptos na última jornada

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou multas para o Sporting e FC Porto, relativas aos jogos da oitava jornada. 

Ficar em Portimão ou voltar ao Estoril? | Fórmula 1

Com a possibilidade da Fórmula 1 regressar a Portugal em 2027, anunciada pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro em agosto de 2025