Fernando Cruz morreu aos 84 anos. Benfica recorda o antigo futebolista como «um dos mais lendários jogadores da história do clube».
O Benfica está de luto pela morte de Fernando Cruz. O antigo jogador das águias que se sagrou bicampeão europeu do clube faleceu este sábado aos 85 anos e o Benfica já publicou uma nota de pesar no site oficial. Cruz é recordado como «um dos mais lendários jogadores da história do clube»:
«O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o desaparecimento de um dos mais lendários jogadores da história do Clube e endereça à família de Cruz, as suas mais sentidas condolências», começam por escrever sobre Cruz, que faleceu este sábado vítima de doença prolongada.
«O antigo lateral esquerdo do Benfica e da Seleção Nacional, integrou a melhor e mais vitoriosa equipa do Clube e era, até hoje, uma das poucas memórias vivas do Bicampeonato Europeu de Clubes, uma façanha que apenas essa histórica equipa do Benfica logrou alcançar, em Portugal. Nas duas magníficas vitórias do Benfica, na Taça dos Clube Campeões Europeus, Fernando Cruz foi um dos jogadores mais utilizados, tendo realizado 9 jogos na época 1960/61 e 7 jogos em 1961/62», pode ler-se.
Ainda na sequência de títulos conquistados pelo Benfica, os encarnados prosseguem e apontam ainda os números de Fernando Cruz, que registou 445 jogos antes de mudar-se para o PSG (esteve uma temporada e depois acabou a carreira na Venezuela):
«O notável lateral-esquerdo estreou-se com 20 anos, na equipa principal do Benfica e, em Portugal, conquistou 8 títulos de campeão nacional, 3 Taças de Portugal e 4 Taças de Honra. Uma brilhante carreira ao serviço do seu Clube do coração, que se iniciou em 1959 e terminou em 1970, e durante o qual realizou 445 jogos, tendo apontado um golo».
«Aos 84 anos e vítima de doença prolongada, sócio n° 1607, filiado desde 1956, Cruz deixa um legado importante de dedicação e paixão ao Clube, que combinou, com radioso sucesso, com o profissionalismo e o talento que o distinguiu como um jogador bravo, competente e galhardo. Um jogador à Benfica e que recebeu duas medalhas de honra do Sport Lisboa e Benfica pela conquista das duas Taças dos Clubes Campeões Europeus», concluem.

EM ATUALIZAÇÃO