Morreu Fernando Cruz: «Um dos mais lendários jogadores da história do Benfica»

Fernando Cruz morreu aos 84 anos. Benfica recorda o antigo futebolista como «um dos mais lendários jogadores da história do clube».

O Benfica está de luto pela morte de Fernando Cruz. O antigo jogador das águias que se sagrou bicampeão europeu do clube faleceu este sábado aos 85 anos e o Benfica já publicou uma nota de pesar no site oficial. Cruz é recordado como «um dos mais lendários jogadores da história do clube»:

«O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o desaparecimento de um dos mais lendários jogadores da história do Clube e endereça à família de Cruz, as suas mais sentidas condolências», começam por escrever sobre Cruz, que faleceu este sábado vítima de doença prolongada.

«O antigo lateral esquerdo do Benfica e da Seleção Nacional, integrou a melhor e mais vitoriosa equipa do Clube e era, até hoje, uma das poucas memórias vivas do Bicampeonato Europeu de Clubes, uma façanha que apenas essa histórica equipa do Benfica logrou alcançar, em Portugal. Nas duas magníficas vitórias do Benfica, na Taça dos Clube Campeões Europeus, Fernando Cruz foi um dos jogadores mais utilizados, tendo realizado 9 jogos na época 1960/61 e 7 jogos em 1961/62», pode ler-se.

Ainda na sequência de títulos conquistados pelo Benfica, os encarnados prosseguem e apontam ainda os números de Fernando Cruz, que registou 445 jogos antes de mudar-se para o PSG (esteve uma temporada e depois acabou a carreira na Venezuela):

«O notável lateral-esquerdo estreou-se com 20 anos, na equipa principal do Benfica e, em Portugal, conquistou 8 títulos de campeão nacional, 3 Taças de Portugal e 4 Taças de Honra. Uma brilhante carreira ao serviço do seu Clube do coração, que se iniciou em 1959 e terminou em 1970, e durante o qual realizou 445 jogos, tendo apontado um golo».

«Aos 84 anos e vítima de doença prolongada, sócio n° 1607, filiado desde 1956, Cruz deixa um legado importante de dedicação e paixão ao Clube, que combinou, com radioso sucesso, com o profissionalismo e o talento que o distinguiu como um jogador bravo, competente e galhardo. Um jogador à Benfica e que recebeu duas medalhas de honra do Sport Lisboa e Benfica pela conquista das duas Taças dos Clubes Campeões Europeus», concluem.

Fonte: Benfica


EM ATUALIZAÇÃO

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona bate Mallorca em jogo que promete gerar polémica

O Barcelona foi ao Son Moix vencer o Mallorca por três bolas a zero, em jogo da primeira jornada da La Liga.

Vitória SC derrota Estoril Praia e Luís Pinto soma primeira triunfo pelos vimaranenses

O Vitória SC recebeu e venceu o Estoril Praia por três bolas a duas, num encontro válido pela segunda jornada da Primeira Liga.

Varzim goleia e e há drama final no Grupo B: Eis todos os resultados do dia da Liga 3

O Varzim venceu este sábado o São João de Ver por 4-0 na segunda jornada da Liga 3. Confere todos os resultados do dia.

Premier League: Manchester City goleia Wolves de Vítor Pereira com bis de Erling Haaland

O Manchester City venceu este sábado o Wolverhampton por 4-0 na estreia da Premier League 2025/26. Erling Haaland bisou na partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Nunes assobiado no regresso ao Estádio do Wolverhampton

Matheus Nunes entrou aos 65 minutos no Wolverhampton x Manchester City para a Premier League. Português assobiado pelos adeptos.

Guilherme Ramos salva Hamburgo de ser eliminado por clube da 5.ª divisão: Eis os resultados da Taça da Alemanha

A Taça de Alemanha jogou-se durante este sábado. Português Guilherme Ramos fundamental para a passagem do Hamburgo.

Di María quer ver Lionel Messi no Mundial 2026: «Ele e Diego Maradona são de outro planeta»

Ángel Di María diz que Lionel Messi e Diego Maradona «são de outro mundo». Ex-Benfica quer Messi no Mundial 2026.