A CBF anunciou, esta quarta-feira, mudanças que incluem um novo calendário, diminuição dos estaduais e aumento da duração do Brasileirão.
O futebol brasileiro irá, em 2026, sofrer uma série de transformações anunciadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), na passada quarta-feira. Estas novidades incluem uma diminuição dos campeonatos estaduais, para que haja depois uma extensão da duração do Brasileirão e aumento de participantes na Copa do Brasil e outras novas Copas.
Os estaduais serão disputados entre 11 de janeiro a 8 de março. Com esta mudança, passará a existir uma sobreposição com o Brasileirão durante cerca de dois meses. Isto porque o Brasileirão terá início no dia 28 de janeiro e terminará no dia 2 de dezembro. Estas mudanças no calendário visam, segundo a CBF, valorizar mais a competição e fazer com que as grandes equipas participem em menos jogos.
Porém, uma das maiores mudanças no futebol brasileiro acontecerá na Copa do Brasil e nas três novas copas que foram adicionadas (Copa Sul-Sudeste, a Copa do Nordeste e a Copa Verde). A Copa do Brasil passará de 92 para 126 participantes, sendo que 102 vagas diretas serão atribuídas a clubes dos estaduais. A competição terá início no dia 6 de dezembro de 2026 e passa a ter uma final jogada em jogo único. As novas Copas serão jogadas entre clubes que não participam na Conmebol.
O Calendário passará a ter a seguinte estrutura, em 2026:


Fonte: Globo Esporte

