Mural de Nico Williams foi vandalizado e Athletic já reagiu: «A dignidade de um clube reflete-se também na forma como protege os seus»

A cara de Nico Williams no mural do Athletic foi vandalizada após os rumores da vontade de saída para o Barcelona. Conjunto basco já reagiu.

Nico Williams pode deixar o Athletic e manifestou a vontade de deixar o clube para rumar ao Barcelona, garantem múltiplas fontes da imprensa espanhola e o próprio Deco, diretor desportivo dos culés. Na sequência destas informações, um grupo de adeptos do clube “apagou” o jogador de um mural do clube.

Iñaki Williams e Nico Williams encontravam-se juntos no mural do clube, mas a figura do irmão mais novo foi apagada e, em cima da tinta vermelha, foi deixada uma mensagem. «Vás ou fiques, perdeste o respeito», lê-se agora na parede.

Através de um longo comunicado, o Athletic defendeu o jogador, criticou o ato de vandalismo e garantiu que o mural será reposto em breve. Também Iñaki Williams, irmão do visado, reagiu no X. «Por trás de um ato anónimo de desrespeito, há sempre alguém pequeno demais para mostrar a cara», escreveu o avançado.

Eis a mensagem do Athletic na íntegra:

«A dignidade de um clube é a dignidade das pessoas que o compõem e mede-se pela sua capacidade de se comportarem de forma coerente com os seus próprios valores, sem caírem em provocações ou se rebaixarem, mantendo sempre a cabeça erguida. O respeito é um dos pilares fundamentais do Athletic Club.

O verão ainda agora começou e as publicações sobre Nico Williams, jogador com contrato com o Athletic Club até 2027, abundam nos meios de comunicação social e nas redes sociais. Juntamente com elas, um número infindável de comentários e reacções de todo o tipo. Nico é um de nós. Um jogador criado em Lezama, amado no balneário e apoiado pelos seus adeptos.

A dignidade de um clube reflete-se também na forma como protege os seus. É por isso que aqueles que apagaram a imagem de Nico do mural do artista Carlos López em Barakaldo não representam o Athletic. E se pensam que fazem parte desta família, devem saber que estão enganados: desrespeitar um dos nossos é desrespeitar o próprio Athletic.

O Clube compreende que a situação atual pode gerar mal-estar entre os adeptos do Athletic, sobretudo quando é alimentada por rumores, arrogância ou desprezo pela nossa identidade. Mas ser Atleticano é também saber manter a serenidade. Defender o Atlético significa atuar com respeito, não cair em provocações nem perder as boas maneiras.

O Clube defenderá os seus interesses com determinação e firmeza sempre que necessário, sempre fiel aos seus princípios. Mas o Athletic é muito mais do que uma soma de indivíduos. É uma família, uma equipa, uma comunidade unida por uma forma especial de entender o futebol.

E é também um projeto vencedor. Com uma geração de jogadores empenhados, com uma massa adepta exemplar e com uma identidade que não se compra nem se vende. O Athletic tem um presente e um futuro. Porque este Clube irá sempre em frente, de cabeça erguida, com respeito e com orgulho. Com os que cá estão e com os que hão-de vir.

O Athletic Club já entrou em contacto com o artista de rua Carlos López para que, com a maior brevidade possível e ajudando-o em tudo o que necessite, possa repor Nico Williams no mural, juntamente com o seu irmão Iñaki».

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Layvin Kurzawa comenta passagem pelo Boavista: «Não fui pelo contrato»

Layvin Kurzawa falou sobre o estado da carreira de futebolista, sendo que o seu último clube foi o Boavista.

Portugal termina em segundo lugar o Euro de Hóquei em Patins Feminino

Portugal foi derrotado pela Espanha na final do Euro de Hóquei em Patins Feminino e terminou a competição no segundo posto.

Os calendários apertados de Sporting, Benfica e FC Porto até à próxima paragem de outubro

Com a chegada das provas europeias, Sporting, Benfica e FC Porto vão ter um calendário muito apertado até outubro, com alguns jogos de alta exigência.

Sporting x Kairat: uma Champions que nunca andou tantos quilómetros

Lisboa recebe um jogo inédito da Champions League, o Sporting defronta o Kairat Almaty, do Cazaquistão, que se estreia na prova milionária.

PUB

Mais Artigos Populares

Custou quase 60 milhões ao Newcastle no mercado de verão e vai estar fora por lesão nas próximas semanas

O azar bateu à porta de Yoane Wissa. O avançado congolês de 29 anos sofreu uma lesão e vai desfalcar o Newcastle nas próximas semanas.

O registo impressionante de Pedro Porro na Premier League: ainda não viveu um 0-0 em 87 jogos

Pedro Porro cumpriu o jogo 87 pelo Tottenham tem uma particularidade curiosa: ainda não viveu um 0-0 na Premier League.

Francesco Farioli descarta paragem para as seleções: «Acontece com todas as equipas»

Francesco Farioli abordou a vitória do FC Porto contra o Nacional da Madeira, relativo à quinta jornada da Primeira Liga.