Os 3 possíveis reforços para o meio-campo do FC Porto

Tem-se falado nos últimos dias sobre a possibilidade de o FC Porto poder avançar para a contratação de mais um jogador para o meio-campo. André Almeida, médio do Vitória SC, Carlos Alcaraz, do Racing, e Xeka, médio português que representou o Lille e que se encontra sem contrato.

O FC Porto de Sérgio Conceição joga preferencialmente em 4x4x2, sendo que na última época os avançados mais utilizados foram Taremi e Evanilson, os extremos foram Pêpê e Otávio, e no meio-campo Uribe e Vitinha foram os que mais minutos tiveram. Com a saída de Vitinha, é necessário que o Porto arranje um jogador capaz de o substituir à altura, sendo que ainda não foi capaz de o fazer.

Para avançar para a contratação de mais um jogador para o meio-campo, é necessário que o FC Porto consiga colocar os excedentários que tem para essa posição. Matheus Uribe é um indiscutível enquanto titular do meio-campo portista: um jogador muito importante, principalmente no processo defensivo da equipa. A maior dúvida coloca-se sobre qual deve ser o seu companheiro no miolo do terreno. Atualmente, os jogadores disponíveis para jogar na posição são Eustáquio, Grujic, Baró, Bruno Costa e André Franco.

Matheus Uribe FC Porto CD Tondela
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Romário Baró deve voltar a ser emprestado, sendo que a Sampdoria é o clube que parece estar melhor colocado para contratar o jogador. Bruno Costa pode sair do FC Porto para encontrar uma equipa para jogar com maior regularidade. Quanto a Eustáquio é uma boa opção para sair do banco. O reforço André Franco joga mais adiantado no terreno, sendo, por isso, pouco provável que venha a fazer parelha com Uribe. As maiores dúvidas que se colocam são sobre Grujic, um jogador que custou dez milhões de euros e que parece ser um jogador muito limitado em campo. Demora muito tempo a soltar a bola, é um jogador lento e comete muitas faltas. Ter um jogador com este custo no banco é pouco lógico para o campeonato português e, por isso, acho que a sua saída poderia ser benéfica para que o FC Porto pudesse atacar dois alvos para o meio-campo.

Dos jogadores que se falam como possíveis reforços do Porto, o nome mais sonante é o de Carlos Alcaraz, que, com apenas 19 anos, é uma das principais referências do campeonato argentino. A sua contratação envolveria valores elevados (cerca de 15 milhões de euros). No entanto, sem dúvida de que seria o jogador ideal para jogar com Uribe e tentar fazer esquecer Vitinha.

Outra possível contratação é André Almeida. Para mim, melhor opção do que Grujic e poderia fazer a posição que o sérvio tem feito nos últimos jogos. Deu excelentes indicações na Conference League ao serviço do Vitória e certamente que seria uma aquisição certeira por parte dos dragões. A sua transferência envolveria números menores, em comparação com Alcaraz, e que poderiam ser ajustados com a junção de jogadores emprestados, por exemplo Baró ou Gonçalo Borges.

Por fim, fala-se ainda do nome de Xeka. Um jogador mais experiente e que assinaria a custo zero. É também um jogador interessante, que teve, nas últimas épocas, grande preponderância no LOSC Lille. Faz 28 anos ainda em 2022 e dificilmente o FC Porto iria conseguir vender o jogador no futuro por valores elevados. Além disso, o salário que pedirá deverá ser muito superior ao pedido por André Almeida ou Alcaraz.

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage já fala como ex-treinador do Benfica: «José Mourinho disse que eu era um homem muito feliz. Ele também será»

Bruno Lage falou durante a manhã desta quarta-feira enquanto estava a sair do Benfica Campus, onde já não vai orientar o treino dos encarnados.

Benfica com treino marcado para esta quarta-feira: eis o primeiro jogador a chegar ao Seixal

O Benfica vai treinar na manhã desta quarta-feira, tendo em vista a partida frente ao AVS SAD, relativa à sexta jornada da Primeira Liga.

A tíbia e o tíbio

A tíbia é o osso da canela. Simples, duro, frontal. Nas distritais, onde joguei em miúdo, dizia-se, com mais fé do que fisiologia, que “até ao pescoço é canela”. É a licença poética do arrojo: era para entrar com tudo.

Rui Costa revela como vai funcionar o próximo treino do Benfica

Rui Costa revelou que o próximo treino do Benfica vai ser dado por técnicos interinos, já que Bruno Lage foi demitido.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho a um passo do Benfica: a indemnização milionária que recebeu do Fenerbahçe

José Mourinho está perto de assinar pelo Benfica. O treinador está livre no mercado desde que deixou o Fenerbahçe.

Sporting com baixa importante quase confirmada para a partida contra o Kairat Almaty

Rui Silva deve falhar o encontro entre o Sporting e o Kairat Almaty, relativo à primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Fabrizio Romano confirma José Mourinho perto do Benfica

José Mourinho está perto de assinar pelo Benfica. O treinador português é o eleito para suceder a Bruno Lage.