📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 6 destaques do dérbi de Lisboa entre Sporting e Benfica

- Advertisement -

O Sporting venceu o Benfica por 2-1 na 28ª jornada da Primeira Liga. Eis os principais destaques do dérbi de Lisboa.

Pedro Gonçalves: recuperou a tempo de mostrar que pode ser muito útil ao Sporting. Os leões quiseram impedir o Benfica de pegar no jogo e evitar erros da segunda mão da Taça de Portugal. Além do recorte técnico que oferece às jogadas, driblando e definindo, tem atributos e agressividade na pressão. O roubo de bola originou o golo madrugador do Sporting.

Gonçalo Inácio: a principal justificação para a forma como o Sporting conseguiu superar pressões, principalmente na primeira parte, chama-se Gonçalo Inácio. Quebra linhas de pressão com passes verticais e tem desenvolvido a capacidade para conduzir, ultrapassar adversários e abrir buracos. Defensivamente esteve uns furos abaixo dos companheiros de setor (St. Juste com partida de luxo) e acabou por sair.

Jogo de corredores do Sporting: atrair pela esquerda para finalizar pela direita. Foi este o mote do Sporting e cedo se percebeu que dar campo aberto para Geny Catamo acelerar era o objetivo da construção leonina. Ter Di María pela esquerda – e com Aursnes muitas vezes a fechar por dentro – permitiu ao Sporting ter cenários para acionar o moçambicano com espaço. Pelos golos, Geny Catamo merece destaque. Ganhou o seu espaço no plantel do Sporting com trabalho, mérito e qualidade.

Permutas dos extremos do Benfica: Roger Schmidt surpreendeu e lançou Di María para o corredor esquerdo numa tentativa de aproveitar o balanceamento ofensivo de Geny Catamo. Não foi o jogo com maior acerto técnico de nenhum dos três homens que o Benfica coloca nas costas do avançado, mas as constantes permutas posicionais permitiram criar situações favoráveis às águias. O argentino foi importante nas bolas paradas, a principal fonte de ameaça dos encarnados.

João Neves: não precisa de fazer um grande jogo para funcionar como referência mental do Benfica. Mesmo não sendo um elemento desconcertante no passe, assume-se como o elemento mais preponderante da saída de bola das águias, definindo o desenho da construção (entre o 2+2 e o 3+1) e buscando receber em posições mais laterais para ver o jogo de frente. Não há ninguém que empurre tanto o Benfica para a frente como o menino bonito da Luz.

Fredrik Aursnes: poucos defesas se conseguem gabar da exibição de Fredrik Aursnes em inferioridade numérica. Susteve imensos lances de igualdade ou inferioridade numérica dos leões e permitiu ao Benfica aparentar algum controlo em campo nestas situações. Notável a forma como se posiciona, faz a contenção e obriga o adversário a escolher o caminho mais longe da baliza. Consegue disfarçar – ao máximo – as situações de desvantagem das águias nos corredores.

Sporting x Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

SL Benfica x Sporting CP: Leões imparáveis | Andebol

O dérbi de andebol entre Benfica e Sporting foi...

Rafa Silva arrasado: «Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero»

Rafa Silva foi criticado pelo treinador do Besiktas, Sergen Yalçin. O técnico assumiu que o português não se dedica.