Andreas Schjelderup pode não ser permitido de entrar nos Estados Unidos pelo processo judicial de partilha de conteúdos sexuais de menores.
Andreas Schjelderup pode ver-se proibido de participar no Mundial 2026 devido ao processo judicial de partilha de conteúdos sexuais de menores. Segundo um advogado norueguês, mesmo que o jogador tenha um visto, será muito difícil obter autorização para entrar nos Estados Unidos.
Em entrevista à VG, Martin Dahlgaard, que dirige o escritório USA Denmark Law, referiu as várias formas como o jogador poderia tentar obter a autorização para entrar no país. Porém reforçou que, nos Estados Unidos «O tipo de crime de Schjelderup é considerado muito, muito grave».
Desta forma, o advogado disse também que, se estivesse na posição do jogador «Ficaria muito nervoso e ansioso. Se não tiver visto, provavelmente será recusado na embaixada e, nesse caso, dependerá de uma exceção à regra do Departamento de Segurança Interna».
Por fim, mencionou que «A entrada nos EUA depende do guarda de fronteira no aeroporto, não do visto. A probabilidade de que o caso seja conhecido no controlo de fronteiras é bastante grande. Portanto, é bastante dramático, não é fácil nem simples para ele. Pode causar-lhe sérios problemas se não tiver uma isenção do Departamento de Segurança Interna».

