Paulo Alves e a época no Moreirense: «A uma semana do início da época, tinha onze jogadores»

Paulo Alves concedeu uma grande entrevista ao Bola na Rede e falou de diversos temas relacionados com a sua carreira, incluindo as saídas controversas do Moreirense e do Lugo.

Paulo Alves falou em exclusivo com o Bola na Rede e explicou que na época em que foi campeão com o Moreirense teve um plantel com onze jogadores de campo a uma semana do início do campeonato:

«A época foi extraordinária, foi fantástica. Nem que sim, nem que sopas, mas também não foi com isso que me preocupei. A minha preocupação foi ter a equipa motivada para ganhar. E não foi nada fácil, ao contrário do que se possa pensar. Já disse isto e as pessoas não acreditam muito: se lhe disser que uma semana antes da primeira jornada, treinámos contra o Vitória SC B, e eu tinha 11 jogadores de campo, mais um guarda-redes. Depois tinha três juniores que treinaram nesse dia, mas nem sequer podiam ser inscritos para jogar. Portanto, a oito dias da primeira jornada, tinha onze jogadores disponível. E não estamos a falar de lesões, nem nada. Não tínhamos outros jogadores. Porque a pré-época foi feita sempre com 13 ou 14 jogadores, depois foram saindo alguns. O Ibrahima [Camará] foi para o Boavista, o Derik Lacerda foi para o Ponferradina, o Artur Jorge também fez a pré-época e depois foi para os Emirados Árabes Unidos [Al Bataeh]. E eu pensei: “Bem, isto vai ser um terramoto aqui“», afirmou.

Paulo Alves continuou:

«Ponham-se no lugar do treinador: a uma semana do início da época, tinha onze jogadores. A equipa que estava a idealizar para a primeira jornada, na altura contra o Vilafranquense, hoje AVS SAD, era a colocar médios a extremos, trincos a centrais. “Que Deus nos ajude”. O que aconteceu foi que na quarta, quinta e sexta-feira chegaram os jogadores. Alguns estavam já prontos, como o caso do Hugo [Gomes], do [Kobamelo] Kodisang… Foram titulares com dois dias de Moreirense. O que quero dizer é que foi um trabalho em que a pré-época não teve efeito na época do Moreirense. Os jogadores chegaram todos em cima do joelho, em cima do primeiro jogo. Até o ganhámos, mas não jogámos praticamente nada porque era impossível. Ganhámos 1-0 e a partir daí começámos a montar a equipa e dar-lhe rotinas e mecanismos. Depois, a época foi o que foi. As pessoas pensam que foi fácil, mas quando eu explico isto, pensam de outra forma. Aliás, nem gosto de falar disto, mas até o Rui Borges reconheceu isso e é algo que obviamente lhe reconheço esse mérito. O treinador foi ele durante a época, com a sua liderança, mas reconheceu que o sucesso que o Moreirense teve durante esta última época se devia muito ao trabalho do ano da Segunda Liga. A verdade é que o Moreirense mudou só os centrais, mas eram jogadores que não precisavam que lhes ensinasse grande coisa: era o Marcelo e o Maracás. O resto manteve a equipa e os jogadores. Fiquei muito feliz que o Moreirense tenha, dentro desses pressupostos, feito a época que fez. Agradeço-lhe a simpatia. Nós eliminámos o Benfica da Taça da Liga, nessa época fomos melhores do que o Braga na Taça de Portugal, mas não ganhámos e havia sinais bons de que a equipa estava bem trabalhada».

O técnico português garantiu também que sabe por que motivo saiu do Moreirense:

«Não, não houve nenhum motivo. Não sei por que é que não continuei. Mas nós percebemos que o Moreirense é um clube muito especial nesse aspeto. Os treinadores não ficam muito tempo e não há estabilidade. Na altura, a mim nunca me foi transmitido nada, fui vendo as notícias e esperei até final. Vi as notícias que davam conta da minha saída e esperei…».

Podes ler a entrevista completa a Paulo Alves aqui.

LeBull banner

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique e AC Milan vão reunir por Rafael Leão e há 40 milhões de euros a separar os dois clubes

O Bayern Munique está muito interessado em garantir Rafael Leão. O jogador pertence aos quadros do AC Milan.

Lamine Yamal elogia Cristiano Ronaldo e fala da Bola de Ouro: «Para mim é para o melhor jogador do ano»

Lamine Yamal deixou grandes elogios a Cristiano Ronaldo e falou sobre a corrida à próxima edição à Bola de Ouro.

Casa Pia diz adeus a ex-Benfica e posição será reforçada

O Casa Pia não vai continuar com Cauê nos seus quadros. O jogador esteve emprestado por meia época pelo Lommel.

Boca Juniors fecha reforço ao AC Milan por 3,5 milhões de euros a tempo de defrontar Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors tem a contratação de Marco Pellegrino fechada. Defesa de 22 anos regressará à América do Sul em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Matilde Vaz foi a 1ª jogadora a marcar pelo FC Porto e renova contrato

Matilde Vaz renovou contrato com o FC Porto. A jogadora foi a primeira da história a marcar pelos azuis e brancos.

Iván Fresneda quer subir o nível: «O meu próximo objetivo é a seleção de Espanha»

Iván Fresneda acabou por ser um elemento importante para o Sporting na última temporada. O lateral quer chegar à seleção.

Wellington Carvalho renova contrato com o Chaves

Wellington Carvalho vai continuar a vestir a camisola do Chaves. O extremo é mais uma das renovações flavienses.