Paulo Bento e a evolução da Seleção: «Portugal não depende tanto de Cristiano Ronaldo como dependia há uns anos»

- Advertisement -

Paulo Bento passou em revista quase 40 anos de carreira. Do acaso que o lançou no Estrela da Amadora à mágoa dos títulos perdidos no Sporting.

Livre no mercado após a experiência nos Emirados Árabes Unidos, Paulo Bento foi o convidado do videocast 90+3, onde abriu o livro de memórias. Numa conversa longa, o treinador abordou o atual momento de Portugal e a forma como a influência de Cristiano Ronaldo se transformou ao longo do tempo.

Para o antigo médio, a seleção vive hoje uma realidade distinta daquela que ele próprio comandou (entre 2010 e 2014) ou onde jogou.

«Havia uma maior dependência dele, não há como esconder. Portugal hoje não depende tanto dele como dependia há uns anos. E posso falar de 2010, 2012, 2014… em 2016 já menos, até porque acabámos por ganhar a final do Europeu, embora com a infelicidade de ele estar lesionado. Estamos a falar de que, devido às opções que existem hoje, há menos dependência, e também fruto da idade dele, embora continue a fazer golos na Arábia», afirmou o antigo selecionador nacional.

Recuando à fita do tempo, Paulo Bento recordou que a sua carreira profissional esteve por um fio. Aos 20 anos, foi um treino de captação no Estrela da Amadora, observado por João Alves, que mudou tudo.

«Se não houvesse essa oportunidade de um senhor me ver durante 20 ou 26 minutos e dizer ‘para mim é suficiente, vamos contratar aquele miúdo, provavelmente teria ficado pela distrital ou terceira divisão. Hoje em dia esse cenário é quase impossível, pois os miúdos são captados muito cedo. Fui treinar à experiência, fiz uns 20 minutos num treino, ele mandou-me sair e, quando eu pensava que me vinha embora, disseram-me que me iam oferecer um contrato de três anos», recorda.

Sobre a passagem pelo Sporting, foi treinador e jogador e, recorda a época dourada de 2001/2002 como o auge. Já como treinador, apesar das duas Taças de Portugal conquistadas, fica o sabor amargo do campeonato da Primeira Liga que fugiu.

«Fica o sabor amargo de não ter conseguido o campeonato. Em 2005/06, recuperámos muitos pontos e podíamos ter passado para a frente no jogo com o FC Porto em Alvalade (o golo do Jorginho). Em 2006/07 perdemos por um ponto (o golo com a mão do Ronny). Fico orgulhoso de ter contribuído para o crescimento de jogadores como João Moutinho, Nani, Rui Patrício, Veloso, Adrien, entre outros», concluiu.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Olympique Marselha oficializa Habib Beye como novo treinador principal

Habib Beye é o novo treinador do Olympique Marselha. O treinador senegalês de 48 anos foi o escolhido para suceder a Roberto De Zerbi.

Rafael Leão marca e AC Milan consegue um ponto frente ao Como 1907

O AC Milan e o Como 1907 empataram durante a noite desta quarta-feira a uma bola, em jogo da 24.ª jornada da Serie A.

Levante tem proposta de 30 milhões de euros nas mãos mas jogador torce o nariz em rumar à Rússia

O CSKA Moscovo está interessado em contratar Etta Eyong e fez uma oferta ao Levante de 30 milhões de euros pelo ponta de lança.

Palmeiras de Abel Ferreira empresta Bruno Rodrigues ao Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou a chegada de Bruno Rodrigues por empréstimo do Palmeiras. O médio de 28 anos vai reforçar a equipa até ao final de 2026, numa segunda passagem pelo clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Leicester City anuncia Gary Rowett como novo treinador

O Leicester confirmou a contratação de Gary Rowett como novo treinador. O técnico inglês vai orientar a equipa até ao final da temporada, substituindo Martín Cifuentes.

Levante de Luís Castro perde em casa com Villarreal e soma a terceira derrota consecutiva na La Liga

O Levante foi derrotado em casa pelo Villarreal por 1-0, na jornada 16 da La Liga. O único golo do encontro foi apontado por Georges Mikautadze.

Sporting perde com Hammarby nos penáltis e falha acesso às meias-finais da Europa Cup

O Sporting foi eliminado pelo Hammarby. A equipa verde e branca não conseguiu garantir a qualificação para as meias-finais da Europa Cup.