Pedro Henriques: «Sob o ponto de vista da competência, a arbitragem não tem vindo a melhorar»

Pedro Henriques foi o convidado especial do Bola na Rede TV e falou sobre diversos temas. O ex-árbitro falou sobre o estado da arbitragem em Portugal e o que melhoraria em termos futuros.

Pedro Henriques esteve no Bola na Rede TV e deixou várias indicações interessantes sobre a atualidade desportiva e sobre a sua carreira profissional. Estes foram alguns dos temas em destaque:

ARBITRAGEM

Pedro Henriques falou sobre a arbitragem em Portugal e afirmou:

  • «Sob o ponto de vista da honestidade e transmissão dos jogos, há uma melhoria em Portugal. Sob o ponto de vista da competência e arbitragem é que não tem vindo a melhorar. Mas a culpa é por se fecharem num casulo. Podiam trabalhar para ter aqui um árbitro a falar e não acontece. Há 15 anos, por exemplo, eu dava uma entrevista. Estaria sempre a tentar passar uma mensagem positiva da minha vida pessoal e procurar dar uma imagem positiva do lado do árbitro. O que é que sabes dos árbitros hoje? Não há acompanhamento deles».

Já sobre a sua relação com árbitros no ativo, Pedro Henriques afirmou:

  • «Temos nove ou dez ex-árbitros de topo que estão nos principais meios de comunicação. Há alguns que atiram a torto e a direito. Eu dou a minha opinião e justifico sobre cada lance. Só digo se concordo ou não. Nunca há uma questão depreciativa. Nunca ataco ninguém em termos pessoais. Não tenho qualquer relação com os árbitros de futebol profissional atual devido ao meu posto de comentador».

Pedro Henriques revelou ainda qual o melhor árbitro da atualidade, na sua opinião:

  • «Os árbitros precisam de ser pacientes e há muita incapacidade de bom senso e ligação. O João Pinheiro tem bom senso e calma e é por isto que, para mim, é o melhor arbitro português. É exemplar a ir ao banco para dialogar com os membros do jog. Esse diálogo, na minha opinião, é importante para o controlo do jogo».

Confrontado sobre a sua referência na arbitragem, Pedro Henriques afirmou que nunca teve nenhum ídolo, mas que gostou da influência de Pierluigi Collina:

  • «Nunca tive uma referência na arbitragem, nem houve um momento em que pensei ter ídolos. Sei que, internacionalmente, o Pierluigi Collina marcou uma geração e isso aconteceu porque ele era um dos protagonistas e passou imagem de projeção para os árbitros. Deu a ideia de que ser árbitro era algo bom e no qual todos so poderiam inspirar. Tornou-se numa figura e criou uma imagem de marca. Geria muito bem o jogo e era um árbitro que comunicava sem falar. Foi uma das referências mundiais», vincou.

Sobre o estado da arbitragem em Portugal, Pedro Henriques falou sobre o que é possível esperar em termos de evolução:

  • «Portugal foi um dos poucos países que aderiu ao VAR em regime experimental. Nesse aspeto esteve na vanguarda. O VAR aparece na Liga 3 porque estamos numa fase final e, para a próxima época, a Segunda Liga também vai ter VAR. Na minha opinião, se vais para a Segunda Liga, também faz sentido teres no Futebol Feminino. É importante ter condições para cada jogo. E sim, há árbitros para isto tudo, nunca haverá falta de árbitros em Portugal».

Pedro Henriques foi ainda confrontado com a existência de intercâmbio de árbitros e deixou a sua opinião:

  • «Faz sentido existir um intercâmbio de árbitros se for feito de uma maneira igualitária. Por exemplo, um árbitro espanhol vem apitar um Benfica x FC Porto, porém o Barcelona x Real Madrid terá de ter um árbitro português. Já temos protocolo com a França e com o Chipre, neste caso, somente para a Segunda Liga».

Pedro Henriques afirmou ainda que, em Portugal, as equipas que mais gosta de ver jogar são o FC Vizela, FC Arouca, FC Porto e SL Benfica. No estrangeiro, elogiou o Real Madrid e criticou o PSG.

PASSES CURTOS

  • Apitar um jogo em que Portugal fosse campeão ou uma final de um Mundial?

Final do Mundial.

  • Se pudesse ter estado noutra associação de árbitros de outro país, qual seria?

Inglaterra

  • Adeptos que mais o incomodaram?

Boavista FC

  • Pastel de Belém ou Francesinha?

Agora é que me tramaste… Não como nenhum. Mas pastel de Belém

  • Estádio mais difícil onde apitou?

Estádio D. Afonso Henriques

  • Nota que dá à sua carreira?

Dou nota cinco.

  • O que mudaria nas regras da arbitragem?

Vou-te já dizer uma: a questão da interpretação das mãos. Sou da ideia de que tudo o que é mão, é para marcar faltar. E lançamentos de linha lateral com o pé.

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procuramos ser uma academia para jovens que gostam da área do jornalismo desportivo e de dar a sua opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Também podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Uli Hoeness responde a críticos de contratação do Bayern Munique: «Ele nunca fará isso»

O Bayern Munique tem sido criticado pelos moldes da contratação de Nicolas Jackson, avançado que chegou emprestado pelo Chelsea.

Surpresa: Luís Filipe Vieira está a assistir no estádio a um jogo da Taça de Portugal

Luís Filipe Vieira encontra-se a assistir à partida entre o Sacavenense e o Rabo de Peixe, relativa à Taça de Portugal.

Jesi Rossman aproveita má abordagem de Lena Pauels e Torreense carimba reviravolta contra o Benfica na Supertaça Feminina

Está feita a cambalhota no marcador. Torrense marcou o 2-1 diante do Benfica num lance em que Jesi Rossman aproveitou má abordagem de Lena Pauels.

Pep Guardiola revela quem foi o melhor jogador do Manchester City e admite o seu maior erro: «Devia terficado mais tempo connosco»

Pep Guardiola admitiu que Ilkay Gundogan foi o melhor jogador que orientou no Manchester City e confessou que deveria ter aproveitado melhor Jesús Navas.

PUB

Mais Artigos Populares

Gerda Konst empata Benfica x Torreense da Supertaça Feminina

Tudo empatado no António Coimbra da Mota. O Torreense marcou o golo da igualdade diante do Benfica por Gerda Konst.

Sporting conta com o ‘rival’ de Lamine Yamal nas suas fileiras: como se está a sair em 2025/26?

Paulo Iago era considerado o grande rival de Lamine Yamal no futebol de formação espanhol. O jogador atua no Sporting.

Nem 1 minuto demorou para Diana Silva se estrear a marcar pelo Benfica na Supertaça Feminina

Diana Silva abriu o marcador na Supertaça Feminina muito cedo. 30 segundos e a avançada colocou o nome na lista de marcadoras.