Pedro Proença na Gala dos 111 anos da FPF: «Lutaremos por princípios e valores que não têm preço»

A Federação Portuguesa de Futebol celebra os 111 anos de história. Pedro Proença discursou na gala comemorativa da entidade nacional.

O novo presidente da FPF, Pedro Proença, esteve presente na gala dos 111 anos de história da FPF e discursou perante os convidados presentes. O ex-dirigente da Liga começou por agradecer o trabalho de outras figuras que passaram pelo cargo:

«As primeiras palavras vão para todos aqueles que ajudaram a escrever a história da Federação Portuguesa de Futebol, desde o seu primeiro presidente, António Joaquim de Sá e Oliveira até ao último, Dr. Fernando Gomes, sem esquecer todos os outros presidentes. Essa história foi escrita e escrita também por todos aqueles que, ao longo destes 111 anos deram parte das suas vidas para fazer desta instituição uma marca que vive no coração de cada um de nós, de cada português, aqui ou em qualquer paragem longínqua».

Pedro Proença recordou o passado, mas apontou para o futuro da FPF:

«Estamos aqui todos juntos para homenagear uma história secular, recheada de momentos que nos devem fazer olhar com tremendo orgulho para o passado. Um passado que devemos saber preservar e que, enquanto presidente da Federação Portuguesa de Futebol, prometo sempre honrar. Mas permitam-me dizê-lo também: não estamos aqui hoje para falar do passado, porque a Federação Portuguesa de Futebol deve ser sempre capaz de olhar sem receios e saudosismos para o futuro. O livro que conta a história da FPF nunca estará finalizado, será sempre uma obra inacabada. Uma obra que conta com muitas páginas já escritas sim, muitas delas escritas a letra de ouro. Mas ainda assim um livro com muitas páginas por escrever. É por isso que a melhor forma de honrarmos a história centenária da FPF será encarando o passado como ponto de partida para o futuro. É isso que nos exige o legado por todos aqueles que nos antecederam».

O novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol concluiu garantindo transparência e integridade nas suas funções:

«Lutaremos por princípios, por valores que não têm preço. Seremos intransigentes na seriedade de procedimentos, inflexíveis na luta da credibilidade desta instituição, irredutíveis na transparência e na integridade da gestão de uma organização como a FPF».

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

João Mário de saída do Besiktas para rumar ao campeonato da Grécia

João Mário pode vir a deixar o Besiktas neste mercado de transferências. O AEK de Atenas fez proposta pelo médio português.

Treinou Cristiano Ronaldo no Real Madrid mas escolheu Mohamed Salah: «É mais completo»

Rafa Benítez foi chamado a escolher os melhores jogadores do mundo. O técnico espanhol surpreendeu ao colocar Mohamed Salah à frente de Cristiano Ronaldo.

Tiago Margarido elogia FC Porto e garante: «O Nacional, como princípio, nunca coloca autocarros»

Tiago Margarido fez a antevisão do FC Porto x CD Nacional, da quinta jornada da Primeira Liga. O técnico elogiou a equipa azul e branca.

Guillermo Ochoa tem novo clube: guarda-redes mexicano de 40 anos assina pelo AEL Limassol

Guillermo Ochoa tem mais um clube na carreira. Depois de ter estado no AVS SAD, o guardião é reforço do AEL Limassol.

PUB

Mais Artigos Populares

Treino do FC Porto contou com dois jogadores de regresso após lesão

Francesco Farioli teve todos os internacionais à disposição no treino do FC Porto desta quinta-feira. Os dragões preparam o jogo com o Nacional da Madeira.

Jogador do Fenerbahçe elogia José Mourinho e aborda eliminação da Champions League aos pés do Benfica: «Foi uma grande desilusão»

Milan Skriniar comentou a eliminação do Fenerbahçe frente ao Benfica na Champions League e elogiou José Mourinho.

Victor Froholdt vence o prémio de jovem jogador do mês da Liga Portugal

Victor Froholdt foi eleito o jovem jogador do mês da Liga Portugal. O internacional dinamarquês recebeu o segundo prémio, depois de ter sido o médio do mês.