Pedro Soares Gonçalves em destaque em Espanha e assume: «Toda a população sente que é possível vermos Angola no Mundial»

- Advertisement -

Pedro Soares Gonçalves é o atual selecionador de Angola. O técnico está no continente africano desde 2015.

Pedro Soares Gonçalves é o selecionador com maior longevidade em África, orientado a seleção de Angola desde 2019. O técnico deu uma entrevista ao Diario As, onde abordou o processo com a turma dos palancas negras:

«Sim, é um processo que estamos a viver há cinco anos com Los Palancas Negras, como é conhecida a seleção de Angola. Antes disso, estive dois anos com a equipa de formação. A nossa mudança foi em 2022. E passo a passo, em 2024 temos dez jogos sem perder… Quartos de final da última CAN. Ganhámos, 20 anos depois, o COSAFA, que é o campeonato dos países da África Austral. Todos estes são marcos importantes. Estamos também a desenvolver a nossa seleção nacional com jogadores de elite. O desafio é manter os pés no chão, porque em Angola e em África não é fácil. Em breve começam a sonhar».

O português falou das infraestruturas do continente africano:

«Atualmente, temos dois ou três estádios em boas condições. O maior, o estádio nacional de Luanda, foi restaurado. Temos bom calçado, boas condições, mas faltam infraestruturas para os treinos, porque estamos sempre a treinar em casa, porque temos de desenvolver ligações com os clubes. Hoje treinamos numa academia, amanhã noutro clube… Temos estas dificuldades. A nível interno, Angola também está a tentar desenvolver o futebol local. Neste momento há três clubes que chegaram à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, portanto isso também é algo que reflete a nossa evolução, mas temos de melhorar porque é muito diferente da África do Sul, de Marrocos, da Argélia, do Egito…».

Pedro Soares Gonçalves revelou que uma presença de Angola no Mundial 2026 é um sonho para a toda a população:

«Queremos estar em todas as grandes competições. Felizmente, já participei em várias com Angola. Temos na nossa mente que é muito importante estar nas finais das grandes competições. O Campeonato do Mundo é o sonho de todos os angolanos, porque já lá vão quase 20 anos desde a única participação. Agora toda a população sente que é possível. O favorito no nosso grupo são os Camarões, que é a equipa africana com mais presenças no Campeonato do Mundo. Isso diz tudo. É um grupo muito equilibrado e vai ser uma luta tremenda. Não vai ser fácil, mas contem connosco para a luta, porque a nossa ambição é estar presente no Campeonato do Mundo de 2026».

O técnico revelou quem foram para si os melhores do ano, deixando de fora Lamine Yamal, mas considerando que vai vencer uma Bola de Ouro muito em breve:

«É muito equilibrado. Não sei. Bellingham, Vinicius, Rodri…, embora infelizmente esteja lesionado, mas fez uma época fantástica. Penso que ele vai continuar. Há muitos que estão a um nível muito equilibrado. Ainda assim, não será para um africano. Osihmen tem muitas capacidades, mas tem de mudar um pouco a sua mentalidade. É essa a minha perceção, pois nunca o treinei, mas como jogador ele é fantástico. Também é importante jogar nos grandes clubes. Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Liverpool, Paris Saint Germain? É uma conjunção vital para alcançar o sucesso Lamine Yamal é uma escolha prematura. Em dois ou três anos chegará à Bola de Ouro».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Gabriel Costa é apresentado no CD Lugo e revela que já conhecia o clube… do FIFA

Gabriel Costa revelou a forma curiosa como descobriu o CD Lugo. O médio português referiu já ter realizado um 'modo carreira' com o clube no FIFA.

Aston Villa procura novo reforço para o ataque e vira atenções para Tammy Abraham

O Aston Villa está interessado no avançado inglês atualmente ao serviço do Besiktas, Tammy Abraham. O inglês leva 12 golos esta temporada.

Diretor do AS Mónaco admite desilusão com Paul Pogba: «O plano não está a funcionar como esperávamos»

Paul Pogba chegou este verão ao AS Mónaco após uma suspensão de 18 por doping. Desde então, jogou um total de 30 minutos em três jogos.

Força da Tática | FC Porto x Benfica

O clássico entre FC Porto e Benfica ficou definido pela capacidade de ambas as equipas se adaptarem ao longo do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Xabi Huarte pode deixar o Tondela e rumar ao CD Lugo

O CD Lugo está interessado no médio espanhol do Tondela, Xabi Huarte, e pretendem finalizar a contratação ainda durante o mercado de janeiro.

Álvaro Pacheco faz antevisão ao encontro com o Sporting e fala sobre o regresso a Portugal

Na antevisão ao embate entre o Sporting e o Casa Pia, Álvaro Pacheco falou sobre o seu plantel e mostrou-se feliz por voltar à Primeira Liga.

Ria Bose deixa o Sporting e ruma ao West Ham

O Sporting confirmou a saída de Ria Bose do plantel principal da equipa de Futebol Feminino. A jovem lateral foi transferida para o West Ham.