Portugal vence Islândia e regista a sua melhor qualificação de sempre

Portugal derrotou a Islândia por 1-0 e garantiu o pleno de vitórias numa qualificação para uma fase final pela primeira vez na história.

No último jogo da fase de apuramento para o Europeu 2024, que se jogará na Alemanha, Portugal venceu a Islândia por duas bolas a zero e registou assim a sua melhor qualificação da história. Bruno Fernandes e Ricardo Horta fizeram os golos da seleção portuguesa.

Entre festivos cânticos de apoio e brisas provocadas pelas milhares de bandeiras que iam oscilando no Estádio José Alvalade , a seleção nacional quis desde cedo aproveitar o fator casa para acabar a fase de qualificação do Euro 2024 com dez vitórias em dez jogos, um feito nunca antes alcançado pela seleção.

Apesar das constantes aproximações dos lusos à baliza adversária, as ocasiões de maior perigo tinham proveniência das bolas paradas e de sucessivos cruzamentos. Chance atrás de chance, os comandados de Roberto Martinez iam ameaçando cada vez mais as redes opositoras. Sem querer que o jogo fosse a zeros para o intervalo, Bruno Fernandes, aos 38 minutos, à entrada da área encheu o pé e, com um remate potente e colocado à malha lateral, inaugurou o marcador frente à Islândia. Estava feito assim o tão ambicionado golo português.

Já na segunda parte, foi-se repetindo a história dos primeiros 45. Portugal sempre por cima do encontro, mas com dificuldades em ampliar a vantagem face às oportunidades que dispunha.

Até que aos 65 minutos, a seleção portuguesa conseguiu novamente colocar a bola no fundo das redes. Depois de uma jogada de insistência na grande área islandesa, Ronaldo rematou, e, na recarga, Ricardo Horta que havia entrado há escassos minutos, acabou mesmo por fazer o segundo da noite. Nas bancadas pedia-se só mais um até ao final do encontro, mas, para infelicidade dos adeptos, os lusos não fora​m capazes de fazer levantar o estádio uma última vez. A Islândia ainda assustou mas a partida acabou mesmo com o 2-0 final.

Com este resultado, a seleção nacional fecha o apuramento no primeiro lugar do grupo, com o melhor ataque de toda a fase de qualificação e com dez vitórias em dez jogos, um marco histórico.

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações! A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

João Pereira responde ao Bola na Rede: «Faltou coragem para jogar»

João Pereira analisou o Casa Pia x Sporting. O Bola na Rede esteve em Rio Maior e fez uma questão ao treinador dos gansos.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Isto não é PlayStation em que a gente vai para a direita e roda os bonecos»

Rui Borges analisou o Casa Pia x Sporting. O Bola na Rede esteve em Rio Maior e fez uma questão ao treinador dos leões.

Alexandre Santana: «Não é pela derrota que vamos ser a pior equipa do mundo»

Alexandre Santana analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Rui Borges elogia vitória do Sporting: «Foi um dos melhores jogos, senão o melhor, desde que estou no clube»

Rui Borges analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano analisa derrota do Casa Pia: «Tentamos fazer uma pressão mais alta, mesmo sabendo da qualidade da equipa do Sporting»

Cassiano analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting diante do Casa Pia na estreia da Primeira Liga 2025/26

O Sporting venceu o Casa Pia por 2-0 em Rio Maior. Eis os cinco destaques do triunfo dos leões na primeira jornada da Liga.

Sporting arranca ataque ao tricampeonato com vitória sobre o Casa Pia e é o 1º líder da Primeira Liga

O Sporting não teve grandes dificuldades em bater o Casa Pia na jornada inaugural da Primeira Liga. Leões vencem em Rio Maior.