Javier Tebas, presidente da La Liga, já reagiu ao cancelamento do Villarreal x Barcelona. Líder do organismo lamentou.
Javier Tebas, presidente da La Liga, já reagiu ao cancelamento do Villarreal x Barcelona em Miami. Através de uma publicação nas redes sociais, o líder do organismo lamentou o sucedido, classificando-o como «uma oportunidade perdida para o futebol espanhol.
«Quero agradecer ao Villarreal CF e ao FC Barcelona pelo seu compromisso e generosidade em fazer parte de um projeto que apenas procurava o crescimento da nossa competição. Eles não pensavam em si mesmos, pensavam em todos», agradeceu também Javier Tebas aos dois clubes.
O Villarreal x Barcelona estava marcado para o dia 20 de dezembro no Estádio Hard Rock, em Miami. Muitos foram os que criticaram esta iniciativa, inclusive Renato Veiga, jogador do Villarreal, afirmou preferência de jogar no estádio do respetivo clube.
Eis as palavras de Javier Tebas:
«Hoje, o futebol espanhol perdeu uma oportunidade de avançar, projetar-se para o mundo e fortalecer o seu futuro. Invoca-se a defesa da «tradição» a partir de uma visão fechada e provinciana, enquanto as verdadeiras tradições do futebol europeu são ameaçadas por decisões das instituições que o governam, que ano após ano destroem as ligas nacionais, verdadeiro motor da indústria do futebol na Europa, diante da ingenuidade e passividade dos governantes europeus que não sabem distinguir o irrelevante do essencial».
Apela-se à «integridade da competição» por parte daqueles que há anos questionam essa mesma integridade, pressionando árbitros, governantes, construindo narrativas distorcidas ou utilizando a pressão política e mediática como ferramenta desportiva. E outros, talvez sem saber e de boa-fé, foram arrastados para debates sobre uma informação que já foi abordada em 2018, onde essa suposta «informação» — que tinham então e têm agora também — foi apenas uma desculpa para acabar com o projeto.
Quero agradecer ao Villarreal CF e ao FC Barcelona pelo seu compromisso e generosidade em fazer parte de um projeto que apenas procurava o crescimento da nossa competição. Eles não pensavam em si mesmos, pensavam em todos.
A LaLiga continuará a trabalhar, com rigor e convicção, para que o futebol espanhol continue a ser competitivo, enfrentando aqueles que pretendem destruí-lo, mas sempre respeitando as suas raízes e garantindo a sua sustentabilidade. O futebol espanhol merece olhar para o futuro com ambição, não com medo. Continuaremos a tentar. Desta vez, estivemos muito perto».