Quem é Martín Anselmi? A análise do jornalista mexicano Javier Cardoso para o Bola na Rede: «Opção muito boa»

A contratação surpreendente de Martín Anselmi deixou dúvidas sobre o perfil do treinador argentino. Por isso, o Bola na Rede entrou em contacto com o jornalista mexicano, Javier Cardoso.

Para analisar a contratação de Martín Anselmi, o Bola na Rede falou com o jornalista mexicano do AS México, Javier Cardoso. Face a algum desconhecimento em relação ao técnico argentino, o nosso site tentou saber mais sobre o treinador e obteve as seguintes referências sobre o futuro timoneiro do FC Porto:

«É uma opção muito boa, é jovem e tem uma gestão muito boa dos meios de comunicação social, o seu sistema de jogo devolveu imediatamente o Cruz Azul aos lugares cimeiros, levou-os a uma final no primeiro torneio, no segundo levou-os a um recorde de 42 pontos em 17 jogos, algo que nunca tinha acontecido na Liga MX».

Sobre o sistema tático preferencial de Martín Anselmi, a escolha recai, por norma, num 3-5-2:

«Três defesas centrais e, por vezes, um deles é um médio de recuperação, cinco médios, um à esquerda, um à direita e os outros três vão a todo o lado. Depois dos dois médios ofensivos, que costumam ser rápidos, um jogador é um avançado centro fixo e o outro está normalmente atrás do avançado centro», explicou.

Javier Cardoso explicou também qual a ideia de jogo preferencial de Martín Anselmi:

«A sua ideia de jogo é ter o controlo da bola durante mais tempo. Gosta de começar com a bola controlada e normalmente a equipa termina a jogada com um remate à baliza. É um sistema de pressão na saída da equipa adversária. Trabalhou muito bem na equipa».

O técnico argentino é também conhecido no México pela recorrente aposta em jovens jogadores:

«O treinador recorreu ao México para procurar jovens jogadores e levou-os a um bom processo, se é que aposta no trabalho interno. Pode ser que encontre um bom projeto em que possa dar resultados, é um treinador interessante que ganhou três troféus no Equador: Uma Supertaça, uma Taça Sul-Americana e uma Recopa Sul-Americana».

Face à exigência ao nível da comunicação, o Bola na Rede também procurou saber como é que Martín Anselmi trabalha esta vertente e esta foi a resposta:

«Em termos de comunicação, ele é um cavalheiro. Eu próprio estive numa situação em que ele não percebeu uma pergunta minha e acabou por vir ter comigo para me pedir desculpa, nunca se zangou e veio ter comigo para pedir desculpa pelo seu erro. Aconteceu-me o mesmo com Fernando Gago [treinador do Boca Juniors] e ele foi muito grosseiro comigo. Mas o Martín Anselmi é interessante, ele é autêntico, frontal e sabe trabalhar bem com os meios de comunicação. Parece-me que tem o perfil ideal para o FC Porto, restando a dúvida de que no México a sua equipa Cruz Azul jogou bem, mas não ganhou nada».

Martín Anselmi deixou ainda sugestões de jogadores que o FC Porto poderá procurar no México e que podem ser do agrado do treinador de 39 anos:

«No Cruz Azul há muitos elementos que podem reforçar o FC Porto. Há jogadores de qualidade como o guarda-redes Kevin Mier, o médio argentino Carlos Rodolfo Rotondi, o Carlos Rodriguez é um jogador muito bom da seleção mexicana, Pessoalmente, acho que ele tem um rendimento melhor até do que Stephen Eustáquio e há um jogador que não é muito popular, mas muitas vezes foi o capitão, Ignacio Rivero. Ele é uruguaio e pode jogar em qualquer lugar do campo, pode jogar na defesa, no meio-campo e às vezes marca golos, especialmente em jogos importantes. Este jogador está presente e não desaparece».

Martín Anselmi está fechado no FC Porto e deve custar três milhões de euros aos cofres azuis e brancos. Apesar das boas referências, Javier Cardoso alertou para o facto de Martín Anselmi deixar o Cruz Azul com apenas uma vitória nos últimos oito jogos oficiais.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.

Luís Filipe Vieira e a continuidade de Bruno Lage no Benfica: «Ele sabe que está sujeito a resultados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e o Benfica District: «São as mesmas imagens que esses arquitetos fizeram para nós em 2019»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e a transferência de João Felix: «Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou...

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira sobre Sérgio Conceição no Benfica: «Não posso lançar um nome para testar as reações dos benfiquistas»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira arrasa Pedro Proença: «Chegou a aliciar-me para tentar demover determinado candidato a não se candidatar»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, teceu profundas críticas a Pedro Proença, presidente da FPF.

Quando o futebol deixa de ser nosso: A ascensão dos multi-club ownerships

Num mundo onde tudo pode ser comprado, o futebol corre o risco de deixar de ser de quem o vive para ser apenas de quem quer lucrar com ele