Raphael Varane termina a carreira aos 31 anos

- Advertisement -

Raphael Varane terminou esta quarta-feira a carreira. O agora antigo jogador está com apenas 31 anos e vestia a camisola do Como.

Raphael Varane comunicou esta quarta-feira o final da sua carreira. O jogador chegou a acordo com o Como 1907 para finalizar o seu contrato (embora vá ser integrado na estrutura do clube), de modo a poder retirar-se do futebol. O gaulês tem sofrido algumas lesões e encontra-se lesionado desde agosto.

O agora antigo defesa tem apenas 31 anos e ao longo da sua carreira representou o Lens, o Real Madrid e o Manchester United, além do Como 1907. Conta com um grande palmarés, onde se inclui um Campeonato do Mundo e quatro Champions League. Eis o comunicado de Varane:

«Dizem que todas as coisas boas têm de chegar ao fim.

Na minha carreira, aceitei muitos desafios, enfrentei uma ocasião atrás da outra, quase todas supostamente impossíveis. Emoções incríveis, momentos especiais e memórias que durarão para toda a vida. Reflectindo sobre estes momentos, é com imenso orgulho e um sentimento de realização que anuncio a minha reforma do jogo que todos amamos.

Tenho o mais alto nível de exigência, quero sair forte e não apenas agarrado ao jogo. É preciso uma grande dose de coragem para ouvir o nosso coração e o nosso instinto. O desejo e as necessidades são duas coisas diferentes. Caí e levantei-me milhares de vezes e, desta vez, chegou o momento de parar e pendurar as chuteiras, com o meu último jogo a ganhar um troféu em Wembley.

Adorei lutar por mim, pelos meus clubes, pelo meu país, pelos meus colegas de equipa e pelos adeptos de todas as equipas por que passei. De Lens a Madrid, passando por Manchester e pela nossa seleção nacional. Defendi cada emblema com tudo o que tinha e adorei cada minuto da viagem. O jogo ao mais alto nível é uma experiência emocionante. Põe à prova todos os níveis do nosso corpo e da nossa mente. As emoções que vivemos não se encontram em mais lado nenhum. Como atletas, nunca estamos satisfeitos, nunca aceitamos o sucesso. É a nossa natureza e o que nos alimenta.

Não me arrependo de nada, não mudaria nada. Ganhei mais do que poderia sequer sonhar, mas para além dos elogios e troféus, estou orgulhoso de que, aconteça o que acontecer, me mantive fiel aos meus princípios de ser sincero e tentei deixar todo o lado melhor do que o encontrei. Espero ter-vos deixado a todos orgulhosos.

E assim começa uma nova vida fora dos relvados. Eu continuarei no Como. Só que sem usar as minhas botas e caneleiras. Algo sobre o qual espero partilhar mais em breve.

Por agora, aos adeptos de todos os clubes onde joguei, aos meus colegas de equipa, treinadores e funcionários… do fundo do coração, obrigado por terem tornado esta viagem mais especial do que os meus sonhos mais loucos alguma vez poderiam prever.

Obrigado, futebol.

Com amor, Rapha».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Brasileirão: Cuiabano é o mais recente reforço do Vasco da Gama

O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.

Swansea de Vítor Matos goleia no Champioship e há golo português

O Swansea de Vítor Matos goleou em casa o Sheffield Wednesday por 4-0 na jornada 31 da Championship. Gonçalo Franco marcou um dos golos.

Jérémy Jacquet sofre lesão no Rennes antes de reforçar o Liverpool

Jérémy Jacquet, defesa-central francês que o Liverpool contratou para a temporada 2026/27 por mais de 60 milhões de euros, sofreu uma grave lesão no ombro durante o duelo do Rennes com o Lens.

Capitão do Chelsea perto do regresso após período afastado por lesão

Reece James está próximo do regresso ao Chelsea depois de ter falhado os últimos jogos devido a lesão. O capitão dos Blues deverá estar disponível para o encontro com o Leeds, marcado para terça-feira em Stamford Bridge.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges procura os três pontos no Clássico: «Vamos defrontar outra grande equipa, mas aqui só se pensa em ganhar»

Rui Borges falou com a imprensa na antevisão ao Clássico diante do FC Porto. O técnico mostrou-se motivado a alcançar a vitória no Estádio do Dragão.

Mariana Cabral ruma aos Chicago Stars 

Mariana Cabral assina pelos Chicago Stars até dezembro de 2027. Ex-treinadora do Sporting regressa ao futebol norte-americano.

Rui Borges e o desgaste do jogo da Taça de Portugal: «Não pode servir de desculpa»

Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Clássico diante do FC Porto, que será disputado no próximo domingo.