Rio Ave une-se ao FC Porto no coros de ataques: «Cabe à Liga Portugal assumir as suas responsabilidades por tão caricata situação»

O Famalicão x Rio Ave foi reagendado e viu a data alterada. Efeito dominó após o adiamento do Arouca x FC Porto gera revolta nos vilacondenses.

Houve uma alteração de horários da sétima jornada da Primeira Liga. O Famalicão x Rio Ave, originalmente marcado para o dia 29 de setembro às 20h15, foi alterado para as 20h30 do dia 28 de setembro, numa espécie de troca com o Arouca x FC Porto da mesma jornada.

Depois do comunicado do FC Porto contra a situação, provocada pela realização da Feira das Colheitas em Arouca, foi a vez do Rio Ave se manifestar contra o alterar dos jogos que reduz um dia de preparação aos vilacondenses.

Eis o comunicado do Rio Ave na íntegra:

«Tendo a Rio Ave Futebol Clube – Futebol, SAD sido confrontada com uma alteração unilateral da calendarização do jogo Famalicão vs Rio Ave FC, da 7ª jornada da Liga Portugal Betclic, originalmente marcado para dia 29 de setembro, importa esclarecer o seguinte:

1. O Rio Ave FC, ao abrigo da regulamentação de proteção às equipas portuguesas que participam nas competições europeias, havia visto o seu jogo da 1ª jornada, com o SL Benfica, na Luz, adiado para 23 de setembro, uma terça-feira, algo que nos criou um microciclo de três jogos em pouco mais de uma semana, dado que se cumpre a 6ª jornada a 19 de setembro, frente ao FC Porto, e a 7ª jornada, diante do FC Famalicão, a 29 de setembro.

2. Esta calendarização foi concretizada e comunicada pela Liga Portugal a 5 e 6 de setembro, através dos comunicados de marcação de jogos e confirmação de horário, com os números 53 e 55, respectivamente.

3. No passado dia 16 de setembro, foi a Rio Ave FC SAD informada pela Liga da intenção de alterar a data da realização do jogo da 7ª jornada, antecipando-o para domingo, 28 de setembro, com o argumento da existência de um regime de excepcionalidade que forçava a adiar o jogo FC Arouca vs FC Porto, para segunda-feira.

4. A excepcionalidade apontada pela Liga, e alegadamente suportada pelo nr. 3 do Artigo 44 do Regulamento de Competições, diz respeito à suposta falta de condições de segurança para a realização do encontro FC Arouca vs FC Porto, uma vez que, no mesmo dia, se realiza a Feira das Colheitas de Arouca, um evento anual integrado nas festas da cidade e que se realiza desde 1944, nas proximidades do estádio. Evento esse que, refira-se, está anunciado há vários meses e há vários anos é motivo de atenção, relativamente à marcação dos jogos do FC Arouca na condição de visitado.

5. A Rio Ave FC SAD, desde logo, e diretamente ao Presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, manifestou total e cabal desacordo para a alteração proposta. Uma nova alteração à calendarização previamente definida é manifestamente prejudicial ao nosso plano desportivo, porquanto estamos a dez dias da realização do jogo em causa e um microciclo já de si apertado é ainda mais agravado, pois realizamos agora três jogos em 9 dias, sendo dois deles fora de casa, consecutivos, com desigualdade de circunstâncias face ao nosso adversário. Por outro lado, entende a Rio Ave FC SAD que não nos encontramos perante nenhuma excepcionalidade, mas sim perante a incapacidade da Liga Portugal em, mediante os dados que são por todos conhecidos, há vários anos, relativamente a esta Feira e às consequências da mesma na marcação de jogos em Arouca, antecipar o problema e calendarizar as jornadas com o cuidado necessário e exigível.

6. Não houve, quer da Liga Portugal, quer do operador televisivo, qualquer disponibilidade para, por exemplo, realizar os dois jogos em causa na segunda-feira, dia 29 de setembro, utilizando os blocos horários devidamente previstos em regulamento.

7. Cabe à Liga Portugal assumir as suas responsabilidades por tão caricata situação, ao expôr uma indústria de tão grande dimensão à fragilidade de se condicionar em virtude da realização de uma Feira, prevista no tempo e no espaço, há tempo mais que suficiente para que tudo isto fosse profundamente evitável. A Rio Ave FC SAD espera que, futuramente, a Liga Portugal faça das palavras atos e concretize, efectivamente, os valores que manifesta defender, particularmente o da credibilidade, para que tenhamos, de facto, competições de excelência e que episódios como este, com claro prejuízo para as sociedades desportivas, não se repitam».

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi perto de renovar com Inter Miami

Lionel Messi estará perto de renovar com Inter Miami. O astro argentino está pronto para estender o seu contrato por mais dois anos e continuar na MLS.

Hansi Flick confirma: Lamine Yamal não vai jogar contra o Newcastle

Hansi Flick descarta Lamine Yamal para o próximo jogo. O jovem de 18 anos está a recuperar de lesão e vai perder entrada na Champions League.

Dayot Upamecano fala sobre o seu futuro no Bayern Munique: «Vamos ver o que acontece»

Dayot Upamecano falou sobre o seu futuro no Bayern Munique e diz que se sente confortável e feliz no clube. O defesa francês já negoceia novo contrato.

O último onze de José Mourinho no comando do Benfica

José Mourinho fez o seu último jogo pelo Benfica a 2 de dezembro de 2000 contra o Sporting. As águias venceram o dérbi no antigo estádio da Luz por 3-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Candidato às eleições do Benfica ameaça José Mourinho: «Não é o meu treinador e rescindirei o contrato com ele»

Cristóvão Carvalho deixou ameaças a José Mourinho. Candidato às eleições do Benfica falou no processo de escolha de um novo treinador.

Apresentação de José Mourinho no Benfica faz manchete em Espanha: «Declarações interessantes»

José Mourinho foi o destaque do Jornal Marca na sua homepage durante várias horas. Novo treinador do Benfica alavanca mediatismo internacional.

Rui Borges elogia José Mourinho: «Vai ser desafiante defrontar um dos melhores treinadores da história do futebol»

Rui Borges falou a poucos minutos do Sporting x Kairat Almaty. Treinador do Sporting elogiou José Mourinho, novo timoneiro do Benfica.