Roberto Martínez: «Perdemos o Pepe, agora perdemos o Rúben Dias. Estamos num processo para lançar jovens»

Portugal vai enfrentar esta sexta-feira a Polónia na fase de grupos da Liga das Nações. Roberto Martínez a lançar desafio.

Roberto Martínez já fez a antevisão ao Portugal x Polónia em jogo referente à fase de grupos da Liga das Nações e agendado para esta sexta-feira às 19h45 no Estádio do Dragão. Recordar que basta um empate para a Seleção das Quinas passar à próxima fase da prova.

«Foi uma semana com muito boa disposição, gostei muito da integração dos novos jogadores. Os experientes ajudam muito os jogadores novos. É um desafio para todos. Perdemos o Pepe, agora perdemos o Rúben Dias. Estamos num processo para lançar jovens. Vimos o Renato Veiga com a Polónia, que está preparado. Queremos ganhar, estamos a muitos meses da fase final do Mundial. Temos de acrescentar jogadores à equipa. Queremos mostrar que temos jogadores preparados».

O técnico assumiu que quer que Portugal domine o jogo:

«A Seleção tem os melhores jogadores de Portugal e pode dar novidades. No estágio de novembro há muitos jogadores com lesões. Não sei porquê, mas acontece. É importante olhar para jogadores com as mesmas valências. Queremos ter o controlo do jogo, queremos chegar perto da baliza. Não é para experimentar. O jogo com a Croácia é diferente, é fora de casa. Queremos ganhar os dois jogos e estar nos quartos de final da Liga das Nações. Mas o objetivo é também é preparar o grupo para a fase final do Mundial».

Roberto Martínez descreveu a Polónia:

«A Polónia é uma equipa que toma riscos, gosta de jogar ao ataque. Todos os jogadores da Polónia têm quatro ou mais golos, tirando a Croácia. Gosta de atacar e ter riscos. Temos de ver o que podemos fazer. Queremos sincronização e ligações. Queremos mostrar, com jogadores novos e que não têm a mesma experiência, que podemos continuar a controlar o jogo e criar oportunidades. A Polónia gosta de jogar com três centrais, a estrutura dos jogadores de ataque é flexível e coloca jogadores na área rapidamente».

O selecionador abordou a sobrecarga de jogos:

«Sobrecarga de jogos? O jogador gosta de jogar jogos, o que é importante é o descanso entre épocas. Se uma equipa joga 80 jogos, é bom. É porque está a lutar por títulos. Temos de mostrar responsabilidade e tentar encontrar uma solução. Os jogadores precisam de bom descanso entre épocas. Há muitas decisões que não são conjuntas: falar com jogadores, treinadores, instituições FIFA… Mas não é um problema sem solução».

Roberto Martínez confirmou que a baixa de Gonçalo Inácio tem uma justificação médica:

«Gonçalo Inácio? Falei do Rúben Dias porque é um jogador com mais de 50 internacionalizações. Entre o Rúben e o Pepe há mais de 200 internacionalizações. O Gonçalo Inácio é jovem, tem muita qualidade e não está aqui por uma decisão médica. Não está a 100% e não está apto a ajudar a Seleção. Está a treinar com o clube para melhorar. É futuro e presente da Seleção».

O treinador admitiu que a Polónia tem muitos jogadores de qualidade:

«Robert Lewandowski? Há muitos jogadores que gosto na Seleção da Polónia. O Zalewski é um jogador com potencial incrível. Desequilibra e toma riscos. Zielinski tem capacidade de ligação e muito importante. Mas o ponto forte da Polónia é o jogo em geral. Uma equipa que arrisca e gosta de chegar à área rival. O Lewandowski é o capitão, mas nesta época a Polónia já usou seis pontas de lança diferentes. O que substituir vai ter minutos e conhece os conceitos táticos. Há muito talento individual, mas a ideia coletiva é forte».

Roberto Martínez quer chegar aos quartos de final da Liga das Nações:

«O objetivo é chegar aos quartos de final. É uma competição que gosto muito, é nova. É importante para as seleções jogarem numa prova de ligas. Não há favoritos até à final four. Se aí chegarem, podes falar disso. É tentar crescer. É uma competição que ajuda os selecionadores a criarem competividade. Não há seleções favoritas. Há seleções que podem crescer».

O técnico falou sobre a chamada de Samu Costa:

«Quando fazemos a escolha, a escolha é de 26 jogadores. Tínhamos 30 jogadores e tivemos de ter critério. Não queremos deixar jogadores de segunda linha fora no ataque. Jogadores como Matheus Nunes, Pedro Gonçalves… Fazem parte da escolha. Quando eles ficam fora, o Samu é um jogador que fez um bom estágio. É um jogador para o futuro e gosto muito do equilíbrio que dá. Também havia o Renato Veiga, mas é mais natural para o Samu».

Roberto Martínez falou sobre a possível utilização de João Neves e Vitinha:

«João Neves e Vitinha? É hipótese, mas olhamos para o geral. Precisamos de ter jogadores por fora e temos de ter boa ligação e bons jogadores por dentro. Amanhã temos jogadores como Samu, Vitinha, João Neves… Todos podem fazer um bom papel».

Roberto Martínez admitiu quais são os maiores perigos da Polónia:

«Maiores perigos da Polónia? Treinador tem ideias muito claras. É uma equipa que joga com largura, com alas. Tem jogadores rápidos. É um ponto forte. Temos de controlar o jogo e as transições. É uma equipa jovem que fica muito bem na ideia do treinador. Sabe o que está a fazer no relvado, é objetiva e fisicamente é uma equipa exigente. Precisamos de estar bem e fisicamente a 100%».

Roberto Martínez revelou que a estratégia depende das capacidades dos jogadores:

«A estratégia é em relação aos jogadores que temos. Temos jogadores polivalentes e é ajustada. Temos de ajustar as valências dos jogadores. Temos de mostrar que somos flexíveis taticamente e que os jogadores têm personalidade para olharem para a frente para este desafio que temos».

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC apresenta mais um reforço para a defesa

O Vitória SC anunciou esta terça-feira a contratação de Thiago Balieiro ao Leixões. Defesa-central assinou até 2029.

Diana Gomes define objetivos de Portugal no Euro 2025 Feminino: «Podemos fazer coisas bonitas»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Braga fecha médio por mais de 10 milhões de euros

O Braga garantiu a contratação de Mario Dorgeles ao Nordjaelland. Minhotos pagam 10,5 milhões de euros pelo médio.

Diana Gomes e futebol em Espanha: «A competitividade está um passo à frente da Liga Portuguesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

PUB

Mais Artigos Populares

Diana Gomes é dada como certa no Benfica, mas garante: «Há muita coisa em cima da mesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Atlético Madrid oficializa Matteo Ruggeri por pacote de 20 milhões de euros

O Atlético Madrid anunciou esta terça-feira a contratação de Matteo Ruggeri. Negócio pode chegar aos 20 milhões de euros.

Orkun Kokçu tem mais um interessado na sua contratação e Benfica pode receber proposta em breve

Orkun Kokçu continua a somar interessados na Turquia. Depois do Fenerbahçe, é a vez do Galatasaray demonstrar interesse.