Roberto Martínez analisou a vitória de Portugal diante da Arménia. O Selecionador Nacional respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.
Roberto Martínez fez o rescaldo da vitória de Portugal sobre a Arménia (9-1) e o consequente apuramento para a fase final do Mundial 2026. O Bola na Rede esteve no Estádio do Dragão e, no final do encontro, teve a oportunidade de colocar uma questão ao Selecionador Nacional em conferência de imprensa.
Bola na Rede: Hoje o João Cancelo e o Nélson Semedo fizeram muitas vezes parte da linha de cinco ou de seis jogadores que Portugal montou no ataque. Quão importante poderá ser o papel dos laterais no processo ofensivo da seleção para ajudar a desmontar os blocos baixos dos adversários e, por outro lado, se a transição defensiva é um dos pontos que Portugal deve melhorar para a fase final do Mundial 2026?
Roberto Martínez: É uma boa pergunta e uma boa reflexão. Acho que foi um estágio muito importante para percebemos que o Diogo Dalot, o João Cancelo e o Nélson Semedo podem jogar na posição de lateral esquerdo. Utilizamos uma linha de 5 contra a Irlanda, utilizámos uma linha de 4 contra a Arménia. Acho que a equipa agora tem facilidade para usar distintas estruturas defensivas. Acho que temos de melhorar a transição defensiva, concordo consigo, e gostei muito da polivalência que nós mostrámos para poder atrair o jogo por dentro e dar espaço por fora. Acho que o Rafael Leão é um jogador muito importante para nós que consegue estar nessas situações de 1 para 1 e jogadores como Diogo Dalot, João Cancelo e Nélson Semedo atraem muito o jogo por dentro para dar o espaço por fora a jogadores como o Rafael Leão.

