Rui Borges antecipa final da Taça da Liga: «Os princípios basilares do Benfica não mudam, mudam sim características individuais»

O Sporting vai enfrentar este sábado o Benfica na final da Taça da Liga, em Leiria. Rui Borges já lançou o desafio em conferência de imprensa.

Rui Borges já fez a antevisão ao Sporting x Benfica para a final da Taça da Liga, dérbi este que vai realizar-se este sábado às 19h45 em Leiria. O técnico dos leões começou por dizer o seguinte:

«Enfrentar o Benfica é boa notícia pelo estudo que fizeram para o campeonato e diferenças? Muito sinceramente, primeiro estou feliz por estar na final, independentemente que adversário fosse. Fosse o Benfica ou o Braga. Estava muito focado em nós. Mudanças do Benfica? Os princípios basilares do Benfica não mudam, mudam sim características individuais. A ideia não muda. Estamos preparados. Acredito que possa haver uma ou outra mudança, apesar de terem feito um belíssimo jogo com o Braga e ganharam categoricamente. Mais do que isso, é preparar a nossa a equipa. Poucos dias para trabalhar, muita gente com alguma sobrecarga, temos de ter algum cuidado, mas acredito que a equipa dará uma boa resposta», começou Rui Borges.

«Morita de fora e João Simões para ser titular? Dor de cabeça, nós tomamos um Ben-U-Ron e depois passa. Jogamos com 11. Nunca me agarro à dificuldade, mas sim à solução. Vamos ser competitivos e manter a ambição e coragem que temos tido, independentemente se é o Simões, o Brito… já jogaram ali outros jogadores em alguns momentos em adaptações. Resta nos arranjar soluções para isso. Triste porque não podemos contar com o Morita e tem sido importante. Mas há uma sobrecarga e estamos sempre sujeitos a isso. Umas vezes controlamos, outras não. Temos de saber adaptar-nos às dificuldades», prosseguiu o treinador do Sporting.

Rui Borges comentou ainda o dia de descanso adicional do Sporting e destacou caráter único da final.

«Bruno Lage disse que o Sporting já partia em vantagem por ter um dia de descanso, concorda? Sinceramente, acho que não. Acho igual. Não é o dia de descanso que vai fazer diferença no resultado do jogo. Em relação a apontamentos, é lógico que olhamos sempre [Benfica x Braga]. Não acredito que venha da mesma forma a nível defensivo, a nível ofensivo podemos tirar um ou outro comportamento, mas também perante uma equipa que defendia a 5 e dinâmicas diferentes. Dá sempre para apanhar algo em termos de estratégicos. Estaremos preparados para o que o Benfica quererá para o jogo», destacou o técnico dos leões.

«Jogo mais difícil? Por ser uma final, é sempre diferente. A concentração, a motivação, mentalidade. Claro que queremos sempre ganhar o próximo jogo, mas uma final é sempre diferente. Podemos acrescentar troféus à história do clube. Em relação ao querer ser o Benfica da segunda parte ou primeira (no último jogo entre eles), isso é olhar só ao Benfica e tem de se dar mérito ao Sporting, uma equipa pressionante», sentenciou Rui Borges.

Sobre a sobrecarga de jogos e as lesões, Rui Borges não se alongou e voltou a considerar que não são desculpa. O técnico foi ainda questionado quanto ao mercado.

«Sporting parte em desvantagem? Não vou estar aqui a dizer isso. A equipa está mais cansada, faz parte. Há muitos jogadores a fazer muitos jogos seguidos, corremos o risco. Não nos podemos agarrar a isso. Estamos numa final e num grande clube. São 11 contra 11 e temos de dar o nosso melhor», frisou o treinador do Sporting.

«Rui Silva e Alberto Costa? São jogadores que não pertencem ao Sporting. Não vou estar a alongar, porque não quero alimentar. Se em algum momento forem jogadores do Sporting, posso comentar. Estou muito mais focado nos meus jogadores e no jogo com o Benfica. O mercado está aberto até ao final do mês. Faz parte do vosso trabalho e do futebol. Independentemente de gostar ou não, não são jogadores do Sporting», frisou Rui Borges.

Gonçalo Inácio já foi testado a 6 e Rui Borges abordou a possibilidade de ser lançado nesta posição. O técnico falou ainda das ausências mais prolongadas no plantel.

«Gonçalo Inácio a médio defensivo é uma possibilidade e como está fisicamente? É uma das possibilidades, já o fez com o Ruben. É um jogador que não está preparado para a exigência, se calhar logo a titular. Mas é um jogador que sabe jogar ali pela sua inteligência e capacidade técnica. Há muitos jogadores que podem jogar ali, o Esgaio já jogou a médio», frisou Rui Borges.

«Nuno Santos, Pote e Daniel Bragança? Para já, estão todos fora da equação. Enquanto treinadores acreditamos sempre e temos a esperança que pelo menos um entre. É jogar com o tempo», vincou o treinador.

Promessas em caso de vitória na Taça da Liga? Rui Borges falou na família e num descanso merecido.

«Fez alguma promessa? Estamos felizes por estar numa final, a nossa primeira. A promessa é ter a folga, ir a casa descansar um pouco e ver os meus pais, a minha família e o meu filho. Não há tempos para festas, é apenas uma competição. É um jogo que dá um troféu, mas temos logo um jogo difícil em Vila do Conde para o campeonato, que é o grande objetivo do clube», concluiu Rui Borges.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa: Daniel Levy demite-se da presidência do Tottenham

O Tottenham comunicou durante esta quinta-feira a demissão de Daniel Levy da presidência do clube, após 25 anos no cargo.

Luís Freire aborda estreia por Portugal Sub-21: «Vamos ver um Portugal com identidade e a crescer ao longo dos tempos»

Luís Freire realizou esta quinta-feira a antevisão da partida entre Portugal e Azerbaijão em Sub-21, para a qualificação para o Euro Sub-21.

João Diogo Manteigas destaca associativismo no Benfica: «O Benfica tem essa obrigação, mas se nós formos e apresentarmo-nos, dizer que estamos lá por vocês,...

João Diogo Manteigas assumiu que o associativismo é um dos pilares da história do Benfica, assumindo que os sócios são fundamentais.

Diogo Leite reintegrado no plantel do Union Berlin após rumores de possível saída

Diogo Leite quer continuar no Union Berlin e está determinado para lutar por um lugar no clube alemão. O defesa português foi apontado à saída no mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Helton detido em Portugal por posse ilegal de arma

Helton, antigo guarda-redes brasileiro, foi detido devido a posse ilegal de arma em Portugal. O ex-atleta também está a contas com um processo de violência doméstica.

Manchester United só não colocou 1 dos 5 jogadores do “Grupo Bomba”: eis o ponto de situação

O Manchester United está a trabalhar para colocar Tyrell Malacia. O lateral neerlandês pode rumar ao futebol da Turquia ou Arábia Saudita.

Mário Jardel sem filtros: «Fiz alguns tratamentos, recuperei e estou firme e forte para que os caminhos se abram mais ainda. Eu não tenho...

Mário Jardel passou pelo futebol português onde deixou uma marca notável, mas os seus últimos anos têm sido complexos.