Rui Borges e o Vitória SC x Sporting: «Às vezes, o destino tem isto»

- Advertisement -

Rui Borges projeta o Vitória SC x Sporting. Leões deslocam-se a Guimarães para a jornada 15 da Primeira Liga.

Rui Borges já fez a antevisão ao Vitória SC x Sporting, jogo a contar para a jornada 15 da Primeira Liga. O jogo está agendado para esta terça-feira pelas 20h45 em Guimarães e o técnico dos leões começou por dizer o seguinte:

«É especial. Às vezes, o destino tem isto. No dia que acabo por me despedir do Vitória, este ano faz um ano que jogarei em casa do Vitória. É graças ao Vitória que estou aqui hoje. É um jogo especial e difícil. O ambiente é especial e quem passa lá percebe. O público faz a diferença e isso notou-se a época passada, em que tínhamos o jogo controlado e de repente vira em dez minutos. Galvaniza a equipa».

Rui Borges falou sobre o Vitória SC desta temporada:

«É um Vitória diferente, mais jovem. O Luís [Pinto] está a fazer um excelente trabalho, tem muito mérito. Tirando o jogo da Taça, vinham de cinco vitórias e com confiança. É uma dificuldade grande. Em casa só perdeu com o Benfica, é a única que ganhou internamente ao FC Porto».

Rui Borges foi questionado sobre se já viu as imagens do lance polémico no Santa Clara x Sporting. Eis o que disse:

«Infelizmente vivemos numa sociedade que é triste em alguns momentos porque há muita falta de respeito para com o Sporting e o seu treinador. Felizmente, tive uma boa educação dada pelos meus pais. Deixa-me triste porque sou tudo menos mentiroso. Não tinha visto o lance, vi no avião. Fui o mais sincero possível», referiu, prosseguindo com explicação.

«Em casa temos dois tablets, um com a transmissão da Sport TV e outro com a nossa imagem. Em ângulo aberto, é difícil ver as imagens, é impossível. Serve mais para falarmos ao intervalo ou durante o jogo ajustarmos um ou outro comportamento. E foi isso que aconteceu nos Açores. A imagem está lá, mas é em ângulo aberto e não se consegue analisar a imagem. E como perderam tempo a ver a imagem a olhar para o tablet, também podiam ter perdido tempo a ver o treinador a dizer aos jogadores que não dava para ver».

Rui Borges prosseguiu e falou sobre o lance:

«Em momento algum olhei para o telemóvel. Estive 12 minutos sentado à espera de uma decisão. Quando disse que não vi a imagem, não vi a imagem. Vi no avião. Quando olham para a imagem do tablet tornam-se ‘adivinhos’. Vivemos numa sociedade que se alimenta de ódio e no futebol há muita gente com memória curta. Em relação ao lance, já aconteceu várias vezes noutros jogos e é o critério do árbitro. O meu capitão diz que há toque. Em relação ao jogo e à arbitragem não falo mais. Às vezes falta algum respeito para com o treinador do Sporting e não é de hoje», disse ainda.

Francesco Farioli, treinador do FC Porto, disse ser necessário tomar medidas drásticas e Rui Borges foi questionado sobre se esta temporada ficará marcada pela arbitragem.

«Não vou entrar no discurso de ódio. Devemos valorizar mais o futebol do que torná-lo negativo».

Rui Borges foi questionado sobre que presente espera receber de Frederico Varandas e abordou o mercado:

«O único presente é a vitória amanhã, mas é dos meus jogadores. Vamos estar atentos ao mercado, mas não estamos nessa parte e não estou preocupado. Dentro das possibilidades e do que acharmos importante ajustar, ajustaremos».

Rui Borges voltou a abordar o jogo com o Vitória SC:

«Qualquer jogo em casa do Vitória é difícil. Valorizar tudo o que o Luís tem feito. É uma equipa jovem. Ele tem tido essa capacidade, independentemente da derrota com o AVS. É difícil jogar lá. Digo isso porque tive a felicidade de estar naquela casa. O ambiente torna a equipa mais forte do que já é. É a quadra natalícia, acredito que esteja uma boa casa. Temos que estar cientes das dificuldades e preparados para a exigência do jogo».

Rui Borges acredita que não perderá jogador importante na reabertura do mercado:

«Em relação ao perder jogadores, acredito e espero bem, porque é esse trabalho que temos feito, que não sairá ninguém. É importante não perder ninguém e creio que não acontecerá. Espero estar tranquilo».

Rui Borges falou sobre a situação de Nuno Santos:

«Não sei qual é a informação de que vai voltar em janeiro. Está em recuperação, queria muito que voltasse em janeiro. Não sei se voltará. Espero tê-lo o mais rapidamente possível. É uma recuperação que tem sido difícil, mentalmente é difícil, mas é diferenciado e capaz de ultrapassar».

Rui Borges recordou ida a Guimarães na temporada passada:

«É normal, estavam frescos. Não levo a mal. Faz parte da paixão do jogo e dos adeptos. São adeptos que amam o clube de uma forma muito própria, que defendem as cores e a cidade. Fazem-no de forma apaixonante e vibrante. Tenho um respeito enorme pelo clube, estrutura e jogadores. Todos me ajudaram a chegar aqui. Jamais serei ingrato».

Rui Borges falou sobre as opções no Sporting:

«Bragança está no seu processo de ganhar alguma condição física, confiança. Não está para jogo, acredito que esteja para breve. É mais um para ajudar. O Fotis já está melhor em relação à lesão, foi um autêntico exemplo. São dois avançados, dão coisas diferentes. Temos que nos adaptar aos jogadores que temos disponíveis e à estratégia. O Fotis, tanto ele como o Vagiannidis, podem jogar a extremo. É um jogador que pode jogar lá, treinou e a qualquer momento pode fazê-lo».

Rui Borges deixou elogios a Ousmane Diomande, ao abordar renovação:

«Renovação? Se realmente aconteceu, ainda não foi anunciada pelo clube… oxalá aconteça. É muito importante na equipa. Ficarei contente, também para o futuro dele. Ganha mais importância no Sporting. Feliz por qualquer renovação, seja do Diomande ou de outro jogador. Geny e Diomande na CAN? Já disse que tenho sempre alternativas, não há problema. Temos uma equipa com muita qualidade e vontade de ganhar. Foco-me nisso. Temos sempre alternativas. Jamais numa equipa como Sporting diria que não tinha alternativas».

Rui Borges fala sobre a corrida na Primeira Liga, relativa a esta reta final da primeira volta:

«Momentos decisivos são todos. Temos saídas difíceis mas os outros também têm. É o que é. Não vai ditar nada do que será o fecho do campeonato. É uma fase importante. Dezembro foi intenso e janeiro ainda será mais. É importante como qualquer momento. Até ao fim ainda vai correr muita água».

Rui Borges foi questionado sobre a razão de ter dois tablets em casa e um fora de casa:

«Porque a internet é lenta e não conseguimos ter a transmissão. Tirando os da Champions, que tem a ver com a UEFA. Nos Açores, o tablet é a nossa filmagem, é a nossa câmara. No Sporting a imagem é por cabo mas é da FPF ou da Liga e depois temos o nosso. Em nenhum jogo fora temos os dois tablets. Se conseguimos em algum não me lembro. Só temos o ângulo aberto. A imagem é de longe, por mais que faça zoom não dá, a qualidade… por isso é que disse que vi a imagem no avião, à vinda para cá. Podiam me ter visto a dizer aos suplentes que não dava para ver. São coisas factuais. Só fico triste porque há muita falta de respeito. Tenho andado calado, respondo, sou sempre honesto. Podia chegar aqui e debitar coisas que me dizem, mas não o faço. Sou honesto e sincero e às vezes pago por isso. Vamos aprendendo e crescendo».

Rui Borges falou sobre a situação de Zeno Debast:

«O Zeno está na fase final da recuperação. Acredito que no início do mês estará disponível a 100 por cento para estar com a equipa».

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela do Barcelona agradece a Hansi Flick: «Se não tivesse vindo, eu teria deixado o Barça»

Raphinha deixou palavras de agradecimento para Hansi Flick, após a vitória do Barcelona frente ao Real Madrid, na Supertaça Espanhola.

Valencia confirma nova lesão de Thierry Correia

Thierry Correia está novamente lesionado. O lateral-direito português saiu com queixas do último encontro do Valencia, frente ao Elche.

Imprensa francesa rendida a antigo defesa do Casa Pia: «Tornou-se um defesa-central dominante e indiscutível»

As exibições de Ruben Kluivert estão a dar que falar em França. O defesa-central neerlandês tem estado em destaque no Lyon de Paulo Fonseca.

FC Porto x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O FC Porto vai receber o Benfica no Estádio do Dragão, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Jogo será transmitido em canal aberto na RTP 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Internacional brasileiro elogia José Mourinho e deixa conselho ao plantel do Benfica: «Se fizerem isso, não vão ter qualquer tipo de problema»

Em entrevista, Lucas Moura falou sobre José Mourinho e deixou rasgados elogios ao atual treinador do Benfica.

As lesões de Natal no Sporting

Mais um Natal, mais um cabaz de lesões. Em dezembro de 2024, o Sporting chegou às onze lesões e este ano vamos pelo mesmo caminho: são já nove jogadores indisponíveis.

Morreu Rolland Courbis

Rolland Courbis morreu aos 72 anos. A Ligue 1 confirmou que o antigo jogador e treinador francês partiu na manhã desta segunda-feira.