Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Há jogos em que não vamos ter sempre 80% de boas decisões»

- Advertisement -

O Sporting empatou com o Gil Vicente (1-1), na 17.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu a uma questão do Bola na Rede na conferência de imprensa.

Rui Borges analisou o empate entre Sporting e Gil Vicente (1-1) da 17.ª jornada da Primeira Liga. O Bola na Rede esteve presente no Estádio Cidade de Barcelos, no final do encontro, teve a possibilidade de colocar uma questão ao treinador dos leões.

Lê também a questão colocada a César Peixoto, treinador do Gil Vicente.

Bola na Rede: Com o Gil Vicente a fechar muito o corredor central, com os extremos por dentro, que soluções procurou dar ao Sporting para explorar sobretudo o corredor esquerdo, com a ausência de Ricardo Mangas, que é bom nesses movimentos de trás para a frente e a explorar a largura? E, por outro lado, até que ponto a circulação mais rápida de um lado para atrair e explorar depois o corredor contrário poderia ter ajudado o Sporting a criar mais oportunidades?

Rui Borges: Em relação à variação, às vezes nem necessitava, até porque conseguimos facilmente chegar aos corredores e à zona intermédia do campo. Mais importante era quebrar a primeira linha de pressão deles e conseguirmos instalar-nos dentro do meio-campo do Gil, obrigá-los a estar mais baixos, mais longe da nossa baliza e nós mais perto também para os contra-ataques e perdas de bola, e fomos conseguindo fazer isso ao longo do tempo. Mais do que a variação rápida, talvez, poderíamos ter variado mais rápido, mas com bolas longas e não rasteiras, e não a passar por muitos jogadores. Quando atraíamos em algum corredor, principalmente no nosso corredor direito, poderíamos ter variado mais bolas longas e criado mais perigo no 2 para 1, até porque duas ou três das bolas que variámos e em que conseguimos ser dinâmicos à direita criámos perigo com cruzamentos. E isso faltou-nos um bocadinho na primeira parte, essa variação longa, mais do que propriamente a velocidade com que fazíamos. Até porque, na velocidade, estávamos bem. Eles estavam a fazer a tarefa que tinham de fazer, individualmente e coletivamente, naquilo que era quebrar e desgastar a primeira pressão do Gil. Faltou-nos essa variação longa mais vezes. Em alguns momentos, aumentámos o Simões para colocar mais um homem na linha de quatro deles e isso prendeu mais vezes os médios do Gil à linha de quatro. Com o Morten mais baixo, deixávamos ali um 3 para 2 na pressão, desgastámos a pressão deles sempre com muita resistência e conseguimos instalar-nos mais à frente. Depois, claro, no último terço, à esquerda fomos um pouco menos dinâmicos do que o normal na primeira parte e sentimos isso; na segunda parte melhorámos. Por isso é que eu digo que, dentro daquilo que era pedido, a equipa fez um bom jogo e esteve ligada àquilo que eram as tarefas que tínhamos de fazer para desbloquear o primeiro momento do adversário. Depois, no último terço, devíamos ter tido melhores decisões em alguns momentos, mas é o que é: há jogos em que não vamos ter sempre 80% de boas decisões. E, mesmo assim, poderíamos ter feito o 2-0; não fizemos e saímos penalizados pelo que depois foi a parte final do jogo.

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Último treino de Portugal antes da viagem para o México: Pedro Gonçalves e João Neves em trabalho de recuperação

Pedro Gonçalves e João Neves fizeram trabalho de recuperação enquanto os restantes 25 convocados de Portugal estiveram sob as ordens de Roberto Martínez.

«Está na altura para pôr em prática como treinador principal toda a minha experiência e tudo o que vivi» – Entrevista Bola na Rede...

Entre o sonho do presente, a ambição do futuro e as memórias do passado, Fábio Espinho mostra, em entrevista ao Bola na Rede, que o futebol pode muito bem ser um estado de vida.

Sporting: Rui Borges terá 6(!) disponíveis no regresso aos trabalhos

Rui Borges vai regressar a Alcochete na quarta-feira e o emblema de Alvalade contará apenas com seis jogadores da equipa principal.

Declan Rice e a arte rara de controlar o caos

No fundo, Declan Rice representa algo cada vez mais valioso no futebol moderno, e que por várias vezes referi, que é a consistência.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Torres sucede Mário Narciso no comando técnico da Seleção Nacional de Futebol de Praia

A FPF anunciou Bruno Torres como o novo selecionador de Portugal de Futebol de Praia, sucedendo o histórico Mário Narciso, que passou a ser 'advisor' de Pedro Proença.

Mateus Fernandes rendido a colega: «Tento olhar muito para ele»

Mateus Fernandes esteve presente na sala de imprensa da Cidade do Futebol, para responder a algumas perguntas dos jornalistas.

Mateus Fernandes e a chamada de Paulinho: «Foi para o México e mostrou qualidade»

Mateus Fernandes esteve presente na sala de imprensa da Cidade do Futebol, para responder a algumas perguntas dos jornalistas.