Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Para desmontar uma pressão a três, criando um 4+3 ganhamos superioridade»

Rui Borges analisou a vitória do Sporting diante do Estoril Praia. O técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Rui Borges fez o rescaldo do triunfo do Sporting contra o Estoril Praia (3-1). O Bola na Rede esteve no Estádio de Alvalade e, no final do encontro, teve a possibilidade de colocar uma questão ao técnico dos leões.

AQUI a pergunta a Ian Cathro, treinador do Estoril Praia.

Bola na Rede: Como tem sido habitual neste novo papel como médio, o Debast lateralizou muitas vezes a posição, acabando o meio-campo do Sporting por ficar mais despido. Na balança risco/benefício o que pretende com esta opção estratatégica e qual a importância face à crise de médios, do passe desde trás para saltar etapas na construção?

Rui Borges: Depende da forma como olham para o jogo. O que ele fez, fez muito bem. O meio-campo não estava despido, estava um 4+1, com o Quenda e o Trincão no espaço interior, um 4+3. De repetente estávamos com três centrais ou com o Zeno a criar uma linha de quatro. A estratégia e os sistemas… O futebol está muito evoluído. Se está com 3,5,4, ou 2, se olharmos para os 90 minutos qualquer equipa está a 3, a 2 ou a 4, a 3+2, 4+1. Há muita mutação no jogo, às vezes é estratégia também. O Zeno tem uma grande capacidade de passe, como acabaste de dizer, e para tentar desmontar uma pressão a três, criando um 4+3 ganhamos uma superioridade. São pequenas coisas estratégicas, mas nunca estivemos desequilibrados. Em alguns momentos pode parecer que estamos, e num ou outro podemos estar, porque não controlamos. Estou a ser simpático quando digo que o treinador controla 20% do jogo, os restantes 80% são tomadas de decisão dos jogadores, ofensivas e defensivas. Acima de tudo estou feliz porque de forma estratégica a equipa esteve ligada nos 96 minutos.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Simão Coutinho é o novo diretor-desportivo do Al Nassr

O Al Nassr oficializou a promoção de Simão Coutinho. O dirigente português é o novo diretor-desportivo do clube saudita.

Viktor Gyokeres pode ser o novo marcador de penáltis do Arsenal? Mikel Arteta responde

Mikel Arteta foi confrontado com a possibilidade de Viktor Gyokeres bater os penáltis do Arsenal. O técnico espanhol desvalorizou o tema.

Tadej Pogacar vence a Volta a França 2025 e Wout van Art conquista a última etapa

A Volta a França 2025 foi ganha por Tadej Pogacar pela quarta vez na carreira. Já Wout van Art conquistou a derradeira etapa.

Chegada de Viktor Gyokeres já traz consequências: avançado está de saída do Arsenal

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal e pode haver um avançado de saída do conjunto londrino. Gabriel Jesus interessa ao Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto derrota Benfica e conquista Liga Portugal Legends

O FC Porto conquistou a terceira edição da Liga Portugal Legends, depois de vencer o Benfica por duas bolas a uma.

Juventus mantém a esperança de que pode garantir Morten Hjulmand por 40 milhões de euros

A Juventus está muito interessada em garantir a contratação de Morten Hjulmand, médio que pertence aos quadros do Sporting.

Cruzeiro de Leonardo Jardim derrotado no Brasileirão

O Cruzeiro perdeu frente ao Ceará por duas bolas a uma durante a noite deste domingo, num encontro da 17.ª jornada do Brasileirão.