Rui Costa falou sobre o plantel do Benfica. O presidente dos encarnados falou sobre o início de trabalho de José Mourinho no clube.
Rui Costa deu uma entrevista à RTP e garantiu que o plantel do Benfica é equilibrado e suficiente para a as ambições do clube. O presidente dos encarnados falou também do desgaste de alguns jogadores:
«O plantel é suficiente, tão suficiente que já fez coisas boas. Não quero carregar na mesma tecla porque pode suar a desculpa. Quando digo que esperávamos esta queda física mais tarde, não estou a acusar o ex-treinador de preparar mal a equipa. Falo das condicionantes da temporada, o facto de não haver férias e o tempo de pré-temporada depois de uma época desgastante. Podem perguntar-me: se jogamos de três em três dias, quando é que isto vai passar? É um dos problemas desta época. A pré-temporada é uma base tremenda para se fazer uma época e desde que começamos a Supertaça temos jogado de três em três dias. Só não o fazemos quando há jogos de seleções e vão muitos jogadores às seleções. Ontem teve muito a ver com a questão física. Quando houve cansaço a diferença de ritmo foi abismal. Temos um bom, um grande plantel. Fomos ambiciosos no mercado, mas fizemos um bom plantel. No futuro veremos o que pode ser ajustado, pela forma como Mourinho queria jogar e o Bruno quer jogar. Bruno Lage disse que tinha feito um plantel com a estrutura. Mourinho, quando jogou contra o Benfica pelo Fenerbahçe, elogiou muito o plantel do Benfica. Não podemos analisar só por esta fase que o plantel está ou não bom. Sempre que entendemos reforçar no mercado de janeiro, fizemo-lo».
O presidente do Benfica assumiu ainda que há jogadores que ainda não apresentaram todo o seu potencial:
«Eu percebo o que Mourinho quer dizer. A olhar de fora posso considerar que o Benfica tem um grande plantel e a trabalhar com ele pode pensar que falta uma pedra ou outra. Temos falado do que temos hoje em mão. Não é tempo de falar já do mercado de janeiro, porque temos um problema para resolver agora. O plantel pode resolver este problema facilmente. Há jogadores que ainda precisam de aparecer mais, que não mostraram ainda o que esperamos deles. O facto de não termos tempo para treinar é um handicap muito grande, nomeadamente para Mourinho, que acabou de chegar. O plantel está bem formado, tem qualidade e vai aparecer. A época está toda em aberto. Jogámos frente ao Chelsea há bem pouco tempo e não houve esta diferença tão díspar e até acabámos o jogo por cima, sentindo que merecíamos mais. No Dragão, não tendo ganho, fizemos um bom jogo. Fomos buscar um meio-campo mais robusto e Sudakov, que é mais técnico. Lukebakio veio dar mais velocidade. Quando o Benfica esteve no mercado foi bastante elogiado. Quando ganhou a Supertaça e as pré-eliminatórias foi bastante elogiado. Teve uma quebra, tenho-a identificada. Tem de ser resolvida. Há jogadores que estão furos abaixo da realidade deles que vão aparecer e melhorar».
Rui Costa recusou ainda falou da abordagem ao mercado de janeiro:
«Vamos esperar pelas eleições. Ainda temos de trabalhar até dezembro. Antes do mercado de janeiro, vão regressar Bah e Manu e que têm a fisicalidade e a qualidade que precisamos. Regressam entre novembro e princípios de dezembro. Depois teremos tempo para pensar se esta equipa precisa de mais um reforço», rematou.
Rui Costa voltou também a falar da final da Taça de Portugal da temporada passada, entre Benfica e Sporting.