📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Santa Clara emite comunicado contra a Liga Portugal: eis o motivo

- Advertisement -

O Santa Clara vai disputar a partida frente ao Arouca no dia 21 de dezembro, a partir das 20h30. Os açorianos tentaram mudar a data do jogo.

O Santa Clara emitiu um comunicado durante esta quarta-feira a criticar a postura da Liga Portugal, que rejeitou adiar a partida dos açorianos frente ao Arouca. O jogo está marcado para o dia 21 de dezembro e o clube quis adiantar o jogo, devido ao encontro contra o Sporting, para a Taça de Portugal.

A equipa de Ponta Delgada referiu que a Liga Portugal se mostrou intransigente, tal como o Arouca, que justificou a sua postura com a ausência de voos.

Eis o comunicado:

«A Santa Clara, Açores – Futebol, SAD vem por este meio sublinhar a sua profunda indignação com a aparente – e totalmente injustificada – intransigência da Liga Portugal em alterar a data do nosso jogo da 15ª jornada, contra o FC Arouca.

Desde que se debateu o calendário competitivo para esta fase, o Santa Clara solicitou prontamente à Liga Portugal que este embate pudesse ser disputado numa data posterior a 21 de dezembro, uma vez que, escassas 72 horas antes, acolhe no Estádio de São Miguel um importante duelo com o Sporting para a Taça de Portugal.

Aparentemente escudado na ausência de voos para Ponta Delgada em datas alternativas, o Arouca recusou tal cenário.

Porém, importa trazer à luz a verdade dos factos. Já no último dia 28 de novembro (!), o Santa Clara – excedendo inclusive as suas obrigações – apresentou e comprovou à Liga Portugal que existem alternativas de voos para Ponta Delgada, que viabilizariam competir, por exemplo, no dia seguinte (22 de dezembro).

Esta SAD não entende – pelo simples facto de não ter qualquer justificação – o facto de o Santa Clara ser a única equipa a competir para a Taça de Portugal no dia 18 de dezembro e que é obrigada a voltar a entrar em campo três dias depois, quando os outros emblemas na mesma situação só jogam mais tarde, tendo, naturalmente, um maior período de descanso.

Apenas a título de exemplo, o nosso adversário na Taça de Portugal, depois de deixar os Açores, só volta a jogar dia 23, em Guimarães. E este é, de facto, o bom exemplo. Aquele que busca preservar a integridade das competições.

A Liga Portugal e o FC Arouca sabem – porque o Santa Clara enviou a documentação a comprová-lo já há vários dias – que existem alternativas. Por isso, deixamos também o desafio para que seja explicado o motivo de o Santa Clara ser a equipa com menor período de descanso entre os quartos de final da Taça de Portugal e a 15ª ronda do campeonato.

Por que tem o Santa Clara de cumprir três jogos oficiais (Sp. Braga, Sporting e Arouca) no intervalo de apenas seis dias, quando não existe qualquer justificação para que esta última partida não seja disputada, por exemplo, dia 22?

Esta injustificada intransigência na recalendarização coloca, naturalmente, em causa a integridade das competições e a justiça desportiva.

Afinal, caso haja lugar a prolongamento e/ou penáltis contra o Sporting, entraremos no limite das determinações da FIFA no que diz respeito às 72 horas de intervalo entre jogos.

A manter-se esta esdrúxula marcação do compromisso da 15ª jornada do campeonato, fica bem patente mais uma grave questão a resolver no futebol nacional.

Esta SAD considera igualmente bizarro que, perante um cenário deste género, o Diretor do Departamento de Competições da Liga, Pedro Santos, nem esteja disponível para atender funcionários do Santa Clara na tentativa de atingir uma resolução.

O Santa Clara merece o mesmo respeito que os demais.

O Santa Clara representa um povo, uma região, e jamais se calará perante a injustiça».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras disponível para vender promessa de 30 milhões de euros

Allan Elias é uma das grandes promessas do Palmeiras. O jogador pode deixar o clube por 30 milhões de euros.

Liverpool chega aos 43 milhões de euros por lateral

O Liverpool está interessado em Wilfried Singo e encontra-se disposto a oferecer 43 milhões de euros pelo jogador do Galatasaray.

Portugal já conhece os adversários na qualificação para o Euro Sub-19 2027

A Seleção Nacional de Sub-19 ficou inserida no Grupo A6 e terá pela frente a Sérvia, a Grécia e o Cazaquistão.

Bernardo Silva abre a porta à carreira de treinador: «Acho que vou ter as capacidades para o poder fazer»

Bernardo Silva admite o desgaste da carreira, mas confessa ter capacidades para assumir o comando técnico de uma equipa no futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

Futsal: Os eleitos de Jorge Braz para o duplo teste com a Ucrânia de preparação para o Euro 2026

Seleção Nacional fecha o ano com estágio no Algarve e dois jogos de preparação, contra a Ucrânia, rumo ao Euro 2026.

FC Porto confirma que extremo já foi operado

Brayan Caicedo foi operado, depois de sofrer uma rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Morten Hjulmand esteve reunido com o empresário esta quarta-feira

Morten Hjulmand esteve reunido com o seu empresário durante esta quarta-feira, antes do Sporting regressar a Lisboa.