Jan Urban deixou vários elogios a Oskar Pietuszewski, abordando a transferência para o FC Porto e uma possível convocatória para o Mundial 2026.
Oskar Pietuszewski é um dos talentos mais emergentes da Polónia, e a transferência para o FC Porto coloca ainda maior atenção no jovem extremo. O selecionador polaco, Jan Urban, falou sobre o reforço dos dragões e abordou a possibilidade de o convocar para o Mundial 2026.
O técnico começou por não afastar a hipótese, sem querer desvalorizar os atuais internacionais polacos:
«É uma questão discutível. Uns dirão que ele poderia ter sido convocado para a seleção principal. Claro que poderia. Mas é preciso pensar no que era melhor para ele naquele momento. Jogar na seleção jovem e no clube ou, por exemplo, ficar no banco da seleção principal ou jogar 10/15 minutos? Ele é melhor do que Kaminski, Zalewski, etc? É um tema para discussão».
Numa entrevista ao jornal polaco Interia, Jan Urban referiu que a transferência de Oskar Pietuszewski para o FC Porto não vai acelerar a sua entrada na seleção A:
«Por que deveria ser promovido a um nível superior só porque saiu do campeonato polaco para o FC Porto? Não, ele não vai entrar direto para a seleção principal por isso, mas se continuar a jogar ao mais alto nível, por que não? Na realidade, todos estaremos a acompanhar os seus primeiros passos no FC Porto, quer ele jogue mais ou menos. É uma questão de observação».
Contudo, elogiou a escolha dos dragões e destacou o facto de ter os dois compatriotas Jan Bednarek e Jakub Kiwior no plantel:
«Parece-me que a escolha foi muito boa, porque é um futebol técnico, e ele é um jogador que tem uma técnica muito boa para a sua idade, é talentoso, tem um drible excelente. E, certamente, numa equipa assim é mais fácil entrar no grupo. Um trunfo adicional é o facto de estarem lá dois compatriotas, muito experientes, que jogam, e que certamente o vão ajudar nesta adaptação inicial. Se ele pode jogar? Com certeza que sim. É um rapaz novo e está a entrar numa equipa com um potencial enorme».

