O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Tiago Pinto falou à margem da conferência sobre o Benfica e o futebol português.
Tiago Pinto já esteve no Benfica como diretor de modalidades e diretor desportivo. Agora no estrangeiro, onde teve as mesmas funções na AS Roma e no Bournemouth, onde ainda se encontra, o dirigente falou da saída de Bruno Lage e da chegada de José Mourinho às águias.
«É uma situação sempre difícil para mim posicionar-me, porque vocês como sabem, eu tenho uma relação pessoal com o Bruno Lage e ele acabou de ser despedido do Benfica. Como meu amigo, obviamente eu não fico satisfeito. Agora, obviamente nós não podemos tratar o José Mourinho como qualquer treinador. O José Mourinho é o melhor treinador da história do futebol português, um dos melhores treinadores da história do futebol mundial e por isso não há dúvida nenhuma que, neste momento histórico do Benfica, e tem tudo para funcionar bem. Neste momento o Benfica precisava deste tipo de liderança e eu desejo honestamente que o Benfica ganhe sempre e que o José Mourinho ganhe. É a única maneira de eu ver o meu pai e a minha família contentes», destacou, antes de elogiar Ruben Amorim, treinador do Manchester United.
«O Ruben, obviamente, encontrou uma situação muito difícil num clube que é um gigante. Agora veio a público o dono do clube falar e eles confiam no trabalho dele. Há coisas do ponto de vista do ADN que tu já consegues ver que as coisas estão a mudar e eu desejo que ele faça as coisas bem, que vão bem e sinceramente acredito que as coisas vão correr bem», disse Tiago Pinto.
Tiago Pinto deixou ainda elogios aos presidentes do Sporting, Frederico Varandas, e do FC Porto, André Villas-Boas.
«Se calhar os adeptos dos Benfica não vão gostar de ouvir dizer isto, mas eu tenho uma grande admiração pelo André Villas-Boas e pelo Frederico Varandas. Acho que são dois presidentes com coragem, são dois presidentes com liderança e são dois presidentes que têm feito um bom trabalho no clube deles. Há uma coisa que eu não entendo, é que toda a gente quer mudar o futebol português, mas depois chegamos aos problemas de sempre, que é a arbitragem e estas cabeçadas e todos fazem o mesmo. Por isso, aquilo que eu sei é que, para o futebol português evoluir, o Benfica, o FC Porto e o Sporting têm de ter diálogo e têm de parar definitivamente com a degradação pública do futebol português», apelou Tiago Pinto, que destacou este ponto.
«Se todos os dias e todas as semanas nós tivemos o FC Porto a atacar o Benfica, o Sporting a atacar o FC Porto, nós estamos a deteriorar o produto. Como é que nós queremos vender um campeonato em que os presidentes dos clubes estão sistematicamente a atacar-se? Acho que neste momento histórico, com os presidentes que existem, até porque são de uma nova geração, acho que tínhamos uma oportunidade espetacular para mudar isto. O problema é que as poucas vezes que eu ligo a televisão é sempre a mesma coisa, por isso», concluiu Tiago Pinto.
Recorda as palavras de Tiago Pinto sobre as eleições no Benfica.
O Bola na Rede está na Cidade do Futebol para acompanhar o Portugal Football Summit. Acompanha tudo sobre o evento.