A UEFA autorizou a realização do Villarreal x Barcelona em Miami e AC Milan x Como em Perth, mas sublinhou que estas decisões não devem ser vistas como precedentes para outros jogos fora do país.
A UEFA aprovou, de forma pontual, o Villareal x Barcelona e o AC Milan x Como, fora da Europa, apesar da sua oposição a jogos de ligas nacionais fora do país de origem. A entidade explicou que a decisão surge devido à falta de clareza no quadro regulatório da FIFA, depois de consultas com clubes, ligas, adeptos e instituições europeias, e que não deve ser interpretada como um precedente.
«Dado que o quadro regulamentar relevante da FIFA, atualmente em revisão, não é suficientemente claro e detalhado, o Comité Executivo da UEFA tomou, com relutância, a decisão de aprovar, a título excecional, os dois pedidos que lhe foram apresentados», confirmou a UEFA.
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, sublinhou a importância de manter a integridade das competições nacionais e a ligação dos clubes com os seus adeptos.
«Os jogos da liga devem ser disputados em casa, qualquer outra coisa privaria os adeptos leais que assistem aos jogos e poderia introduzir elementos distorcidos nas competições. A nossa consulta confirmou a amplitude destas preocupações», disse o presidente da UEFA.
A UEFA disse ainda que vai continuar trabalhar com a FIFA para criar regras que protejam as ligas nacionais e a ligação dos clubes com os seus adeptos. A decisão gerou dúvidas sobre como conciliar a expansão do futebol pelo mundo com a manutenção da tradição local, garantindo que os adeptos são respeitados e que as competições continuam justas.
«A UEFA contribuirá ativamente para o trabalho em curso liderado pela FIFA, a fim de garantir que as regras futuras defendam a integridade das competições nacionais e o estreito vínculo entre os clubes, os seus adeptos e as comunidades locais», disse a entidade.