UEFA oficializa a criação da Europa Cup Feminina e Portugal passa a ter uma equipa direta na fase de grupos da Champions League

- Advertisement -

Está confirmada pela UEFA a criação de uma segunda prova europeia em Futebol Feminina. A Europa Cup vai iniciar-se em 2024/25 e Portugal vai passar a ter uma equipa direta na fase de grupos da Champions League.

A UEFA confirmou que a Europa Cup vai estrear-se em 2025/26. Através de comunicado, a entidade que rege o futebol europeu oficializou a criação de uma segunda prova europeia [equiparada à Europa League, em Masculino] para as equipas de Futebol Feminino.

«O Comité Executivo da UEFA aprovou “UEFA Women’s Europa Cup” como nome da recém-criada segunda competição de clubes femininos. Anunciado há um ano, o torneio será lançado na época 2025/26, assinalando um marco significativo na evolução do futebol feminino europeu. A Europa Cup dará a mais equipas a oportunidade de se testarem contra adversários continentais, proporcionando um maior incentivo ao investimento a nível nacional. O nome da nossa segunda competição de clubes femininos foi cuidadosamente escolhido para ter eco junto dos adeptos – graças à UEFA Europa League masculina, “Europa” já é conhecido como um termo associado ao segundo escalão do futebol europeu de clubes, enquanto “Taça” realça o formato puramente eliminatório do novo torneio. A marca da competição e o novo troféu serão apresentados em 2025, antes do início da próxima época», escreveu a UEFA.

A Europa Cup vai contar com seis rondas, todas em eliminatórias: duas fases de qualificação, 16 avos de final, quartos de final, meias-finais e uma final a duas mãos. No total, serão 13 equipas [terceiras classificadas dos campeonatos domésticos com ranking situado entre o 8.º e o 13.º e segundas classificadas dos campeonatos cujos rankings estão fixados entre o 18.º e o 24.º].

Com a introdução da nova prova, Portugal passa a ter o seu campeão nacional de Futebol Feminino com acesso direto à fase de liga da Champions League a partir de 2025/26, sendo que as duas outras equipas vão às pré-eliminatórias.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.