UEFA oficializa a criação da Europa Cup Feminina e Portugal passa a ter uma equipa direta na fase de grupos da Champions League

Está confirmada pela UEFA a criação de uma segunda prova europeia em Futebol Feminina. A Europa Cup vai iniciar-se em 2024/25 e Portugal vai passar a ter uma equipa direta na fase de grupos da Champions League.

A UEFA confirmou que a Europa Cup vai estrear-se em 2025/26. Através de comunicado, a entidade que rege o futebol europeu oficializou a criação de uma segunda prova europeia [equiparada à Europa League, em Masculino] para as equipas de Futebol Feminino.

«O Comité Executivo da UEFA aprovou “UEFA Women’s Europa Cup” como nome da recém-criada segunda competição de clubes femininos. Anunciado há um ano, o torneio será lançado na época 2025/26, assinalando um marco significativo na evolução do futebol feminino europeu. A Europa Cup dará a mais equipas a oportunidade de se testarem contra adversários continentais, proporcionando um maior incentivo ao investimento a nível nacional. O nome da nossa segunda competição de clubes femininos foi cuidadosamente escolhido para ter eco junto dos adeptos – graças à UEFA Europa League masculina, “Europa” já é conhecido como um termo associado ao segundo escalão do futebol europeu de clubes, enquanto “Taça” realça o formato puramente eliminatório do novo torneio. A marca da competição e o novo troféu serão apresentados em 2025, antes do início da próxima época», escreveu a UEFA.

A Europa Cup vai contar com seis rondas, todas em eliminatórias: duas fases de qualificação, 16 avos de final, quartos de final, meias-finais e uma final a duas mãos. No total, serão 13 equipas [terceiras classificadas dos campeonatos domésticos com ranking situado entre o 8.º e o 13.º e segundas classificadas dos campeonatos cujos rankings estão fixados entre o 18.º e o 24.º].

Com a introdução da nova prova, Portugal passa a ter o seu campeão nacional de Futebol Feminino com acesso direto à fase de liga da Champions League a partir de 2025/26, sendo que as duas outras equipas vão às pré-eliminatórias.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede e elogia médio: «Esteve muito bem com bola e também no jogo sem bola»

Francesco Farioli analisou o FC Porto x Vitória SC. O Bola na Rede esteve presente no Estádio do Dragão e fez uma questão ao técnico italiano.

Luís Pinto responde ao Bola na Rede: «A vantagem estava toda sobre o corredor esquerdo»

Luís Pinto analisou o FC Porto x Vitória SC. O Bola na Rede esteve presente no Estádio do Dragão e fez uma questão ao técnico dos vitorianos.

Georgios Liavas reforça núcleo grego do Rio Ave

O Rio Ave apresentou mais um jogador grego. Georgios Liavas chega do Panetolikos e já está às ordens de Sotiris Silaidopoulos.

Deportivo da Corunha trava saída do alvo do Sporting Yeremay Hernández: «Não negociamos»

O Deportivo da Corunha não quer perder Yeremay Hernández neste mercado. Extremo é alvo do Sporting nesta janela.

PUB

Mais Artigos Populares

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo define mais 2 alvos a atacar no mercado de transferências

O Nottingham Forest quer fechar mais reforços para o plantel de Nuno Espírito Santo. Soungoutou Magassa e Kostas Tsimikas na lista de alvos.

Tottenham quer mais um jogador além de Savinho e prepara-se para travar duelo com o Arsenal

O Tottenham quer fechar a contratação de Eberechi Eze. O médio do Crystal Palace também está na lista do Arsenal.

Ruben Amorim faz pedido de contratação à direção do Manchester United

Ruben Amorim pediu a contratação de Gianluigi Donnarumma junto do PSG. Treinador quer um novo guarda-redes no Manchester United.