UEFA oficializa a criação da Europa Cup Feminina e Portugal passa a ter uma equipa direta na fase de grupos da Champions League

Está confirmada pela UEFA a criação de uma segunda prova europeia em Futebol Feminina. A Europa Cup vai iniciar-se em 2024/25 e Portugal vai passar a ter uma equipa direta na fase de grupos da Champions League.

A UEFA confirmou que a Europa Cup vai estrear-se em 2025/26. Através de comunicado, a entidade que rege o futebol europeu oficializou a criação de uma segunda prova europeia [equiparada à Europa League, em Masculino] para as equipas de Futebol Feminino.

«O Comité Executivo da UEFA aprovou “UEFA Women’s Europa Cup” como nome da recém-criada segunda competição de clubes femininos. Anunciado há um ano, o torneio será lançado na época 2025/26, assinalando um marco significativo na evolução do futebol feminino europeu. A Europa Cup dará a mais equipas a oportunidade de se testarem contra adversários continentais, proporcionando um maior incentivo ao investimento a nível nacional. O nome da nossa segunda competição de clubes femininos foi cuidadosamente escolhido para ter eco junto dos adeptos – graças à UEFA Europa League masculina, “Europa” já é conhecido como um termo associado ao segundo escalão do futebol europeu de clubes, enquanto “Taça” realça o formato puramente eliminatório do novo torneio. A marca da competição e o novo troféu serão apresentados em 2025, antes do início da próxima época», escreveu a UEFA.

A Europa Cup vai contar com seis rondas, todas em eliminatórias: duas fases de qualificação, 16 avos de final, quartos de final, meias-finais e uma final a duas mãos. No total, serão 13 equipas [terceiras classificadas dos campeonatos domésticos com ranking situado entre o 8.º e o 13.º e segundas classificadas dos campeonatos cujos rankings estão fixados entre o 18.º e o 24.º].

Com a introdução da nova prova, Portugal passa a ter o seu campeão nacional de Futebol Feminino com acesso direto à fase de liga da Champions League a partir de 2025/26, sendo que as duas outras equipas vão às pré-eliminatórias.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting nega versão de Jeremiah St. Juste e garante que informou o defesa da despromoção à equipa B

O assunto Jeremiah St. Juste está a marcar o dia do Sporting. Fonte ligada aos leões garante que informou o central da despromoção e nega a sua versão.

Jeremiah St. Juste pede respeito ao Sporting e garante: «O verde e o branco bombeia nas minhas veias e vou vestir a camisola da...

Jeremiah St. Juste reagiu em comunicado à decisão do Sporting em despromovê-lo à equipa B. Defesa pediu mais respeito e garantiu que vestirá a camisola com orgulho.

Frederico Varandas com mensagem de confiança aos adeptos do Sporting: «A nossa estratégia é igual desde 2018 e ninguém ganhou tantos campeonatos como nós»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas responde aos agentes de Viktor Gyokeres e Conrad Harder: «São excelentes agentes porque fiz 90 milhões de euros e não paguei comissão»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas explica saída de Conrad Harder e garante: «Fotis Ioannidis está muito mais bem preparado»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas confirma descida de Jeremiah St. Juste ao Sporting B: «O 5º central desce para a equipa B»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas revela acordo com Morten Hjulmand para a saída do Sporting: «Recusou ‘n’ propostas a ganhar o triplo»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.