Vítor Bruno e o Sporting x FC Porto: «Temos de ganhar para estar na final»

    O FC Porto vai enfrentar esta terça-feira o Sporting para a meia-final da Taça da Liga. Vítor Bruno já falou aos jornalistas.

    Vítor Bruno já fez a antevisão ao Sporting x FC Porto, clássico este que vai ser realizado esta terça-feira às 19h45 para a meia-final da Taça da Liga, em Leiria. O técnico dos dragões começou por dizer o seguinte:

    «Taça da Liga? É um objetivo da época, que surge num bom momento, mas temos de desconfiar do momento e não embarcar em demasia. Temos de olhar com respeito e humildade para um adversário forte. Temos de ganhar para estar na final».

    Vítor Bruno falou sobre Iván Marcano, que regressou recentemente de uma longa lesão:

    «O Marcano está connosco há algum tempo, nem sempre na totalidade. É uma voz importante e influente no balneário, é muito ouvido lá dentro. Já está clinicamente apto».

    Vítor Bruno deu a sua opinião sobre o Sporting:

    «A análise está relacionada aos dois jogos e ao nosso jogo em Guimarães contra o Vitória SC. Há várias configurações que se mantém, posicionamentos diferentes numa estrutura similar. Procurámos antecipar cenários, mas tudo o que vimos não há grande diferença de comportamentos. Faz parte do nosso trabalho analisar o Sporting e perceber como o Rui Borges olha para a equipa. Esperamos um Sporting igual à imagem do seu treinador».

    Vítor Bruno não acredita estar em vantagem para o jogo com o Sporting, devido ao facto do Nacional x FC Porto ter sido adiado:

    «Estamos a jogar ao quarto dia. São jogos levados para o lado emocional, com um cariz muito próprio e a fadiga acumulada acaba por dissipar. Contra o Nacional da Madeira tivemos só 15 minutos, mas as viagens, a angústia de vir ou não vir, não são simpáticos para nós. Não há vantagem para nós nem para o Sporting porque estamos a jogar ao quarto dia».

    Vítor Bruno falou sobre a preparação do jogo:

    «Preparação? Tem a ver com o que fazemos sempre. Utilizamos uma base de dados com os últimos sete/oito jogos, encontrando adversários com alguma relação de espelho com a nossa equipa. Analisámos os jogos do Sporting e tentámos entender algumas diferenças. Olhámos para o coletivo, perceber como se estrutura a atacar e a defender, ver as nuances – os alas podem ter um posicionamento diferente – mas depende do perfil do adversário. Temos de perceber se vai montar ou não em alguns momentos a linha de cinco, mas parece-me uma equipa a defender em 4-4-2. O lado individual pode fazer a diferença».

    «Todos os treinadores querem ganhar, mas só um vai ganhar. Ninguém vai ficar com a temporada hipotecada. A derrota pode estar presente, a vitória está presente, o empate está presente. Temos de ter mecanismos para lidar com a adversidade, mas não estamos a pensar nisso. Vamos a jogo com tudo, neste tipo de jogos não basta o talento, é preciso compromisso», referiu também.

    Vítor Bruno falou sobre Rui Barros, que deu a sua opinião acerca de Rodrigo Mora, e voltou a elogiar o jovem:

    «Estreia de Rodrigo Mora em Clássicos? Se for igual ao Rui Barros no talento e na carreira é um excelente sinal. Ver o Rui jogar é deslumbrante. Jogámos há cinco anos em tom de brincadeira e é um talento absurdo. Voltando ao Mora, e penso que recentemente o pai falou que tem os pés assentes na terra. Há muita vontade de crescer, evoluir e não se ficar por aqui. O caminho é longo, com pedras pelo meio, mas estamos cá para o proteger. Vão aparecer vozes críticas, mas percebe-se a empatia das pessoas, eu própria também a tenho. Está muito bem rodeado, conseguem aconselhá-lo e perceber que nem tudo são flores, às vezes é preciso retirar os espinhos».

    Vítor Bruno falou sobre a importância de ganhar títulos:

    «No final de uma carreira, qualquer treinador olha para trás e vê os palmarés, títulos. Percebo o lado mais objetivo e materialista, mas sou muito emocional também, de relações e vínculos. Não podemos desprezar esse fator, quando se olha para trás é isso que fica. Títulos são sempre títulos. Não me quero impor de forma autoritária, mas natural com competência, transparência e lealdade. O jogador tem essa capacidade».

    Vítor Bruno foi questionado sobre o impacto emocional da última jornada, com o empate do Sporting e a derrota do Benfica na Primeira Liga:

    «A confiança emerge dos resultados mais recentes. Para o analista, o adepto, o palpável são os resultados. O dia a dia no Olival é o importante e a base do que vamos alcançar. O trabalho tem de ser feito de forma sustentada. A Taça da Liga, com um formato diferente, apresenta um caminho curto para a final. Não me parece que haja qualquer vantagem, é uma competição muito própria e peculiar. São duas equipas fortes que se gostam de bater. Nestes jogos, por vezes, aparece o lado de génio do jogador para resolver».

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Diogo Lagos Reis
    Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
    Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Henrique Calisto apresenta candidatura à liderança da ANTF no Porto

    Henrique Calisto é candidato à presidência da ANTF, Associação Nacional de Treinadores de Futebol. Porto foi a cidade escolhida para o lançamento.

    Cleber Xavier é o sucessor de Pedro Caixinha no Santos

    Cleber Xavier foi oficializado como o novo treinador do Santos. Antigo adjunto de Tite rende Pedro Caixinha no clube.

    Lucas Bergvall renova contrato com o Tottenham até 2031

    Lucas Bergvall prolongou a ligação com o Tottenham por mais dois anos. O médio sueco foi contratado pelos spurs no verão.

    Real Madrid confirma mais uma lesão até ao final da época

    Ferland Mendy está lesionado até ao final da época. Real Madrid deu mais novidades quanto aos problemas físicos do lateral.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Kaio César revoltado com Jorge Jesus após ser substituido 10 minutos depois de entrar no Al Hilal x Al Ahli

    Kaio César entrou aos 57 minutos e foi substituído aos 67 minutos. O extremo ficou muito chateado com a decisão de Jorge Jesus.

    Carlo Ancelotti com reservas quanto a assumir a seleção do Brasil

    Carlo Ancelotti é negócio praticamente certo para a seleção do Brasil. Ainda assim, o técnico tem algumas condicionantes.

    Farense perde Ricardo Velho para a parte final da temporada

    Ricardo Velho foi operado ao joelho e vai falhar os restantes três jogos do Farense para a Primeira Liga. O conjunto ocupa o 17º. lugar da competição.

    Al Muharraq de Nandinho soma nova vitória e ganha vantagem no primeiro lugar da liga do Bahrain

    O Al Muharraq de Nandinho voltou a vencer no campeonato do Bahrain. A equipa do técnico português bateu o Al Khalidiyah.

    Gabriel Martinelli em antevisão ao Arsenal x PSG: «O clube nunca ganhou a Champions League e merece ganhar»

    Gabriel Martinelli esteve presente na sala de imprensa para fazer a antevisão ao encontro entre o Arsenal e o PSG das meias finais da Champions League.

    Daniel Borges renova contrato com Santa Clara até 2030

    O Santa Clara oficializou a renovação do contrato de Daniel Borges. O médio brasileiro de 22 anos prolongou o vínculo até 2030.

    FC Porto treinou nesta terça-feira com 3 baixas

    O FC Porto fez mais um treino de preparação para o jogo frente ao Moreirense, nesta sexta-feira. Martín Anselmi teve três baixas na sessão.

    Fratura na laringe afasta Diogo Leite até ao final da temporada

    Diogo Leite não deve voltar a jogar esta época, depois de lhe ter sido diagnosticada uma fratura na laringe no jogo entre o Bochum e o Union Berlin.

    Fechado: Eric Dier deixa o Bayern Munique e ruma à Ligue 1

    Está definido o futuro de Eric Dier. O defesa-central inglês vai deixar o Bayern Munique para ser reforço do AS Mónaco.

    Carlo Ancelotti a um passo da Seleção Brasileira: Há novidades

    Carlo Ancelotti aterrou em Madrid com emissários da CBF para finalizar o acordo com a canarinha. O técnico italiano vai deixar os merengues.