📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Afonso Afonso em exclusivo ao Bola na Rede: «O objetivo do Belenenses para esta temporada é a subida à Segunda Liga»

- Advertisement -

Afonso Afonso, em declarações exclusivas ao Bola na Rede, falou sobre as primeiras semanas ao serviço do Belenenses, os objetivos individuais e coletivos para a nova temporada e projetou o confronto da 1ª. jornada da Liga 3 diante do Mafra.

Afonso Afonso despediu-se do Leça e reforçou o Belenenses neste mercado de transferências. Em entrevista ao Bola na Rede, o médio de 24 anos partilhou as primeiras impressões como novo jogador dos azuis do Restelo, abordou os objetivos coletivos e individuais e lançou um olhar sobre a primeira jornada da Liga 3, marcada para este sábado, diante do Mafra.

Entrevista a Afonso Afonso

O médio de 24 anos começou por destacar as boas sensações da pré-temporada, sublinhando a importância da base que transitou da época anterior:

  • «A pré-temporada tem corrido bem. Claro que é sempre um período de adaptação. No clube, mantivemos uma base forte — ficaram 13, 14 jogadores do ano passado, que têm muita qualidade. E o clube foi reforçando a equipa com jogadores que vêm para ajudar ainda mais a alcançar os nossos objetivos. Acho que tivemos bons testes, contra equipas da 1.ª e 2.ª Liga, e estamos a construir um grande grupo, que nos vai ajudar a conquistar grandes coisas».

Ao perspetivar a nova temporada, Afonso Afonso deixou claro o objetivo principal do Belenenses para 2025/26:

  • «As nossas perspetivas passam por entrar em todos os jogos para ganhar. Sempre com essa mentalidade. E, claramente, o nosso objetivo é a subida de divisão. Sabemos que, no ano passado, o clube esteve perto de conseguir, infelizmente não foi possível. Este ano, queremos muito alcançar esse objetivo e dar essa alegria aos nossos adeptos».

Ao recordar o desfecho da temporada passada do clube, que terminou com a falha da subida à Segunda Liga, o médio português destacou a mentalidade forte do grupo:

  • «É uma situação que nunca é fácil. Por acaso, acompanhei a época passada e acho que a equipa teve um bom nível de jogo, os dois jogos do playoff até podiam ter tido outro desfecho. Mas, quando cheguei ao clube, percebi logo que o modo de pensar e o mindset da equipa era que este ano tinha mesmo de ser diferente. Nem sequer se fala em chegar aos playoffs, o plano é mesmo subir diretamente. E sinto que a malta está focada nisso. Estamos a trabalhar para isso e o nosso dia-a-dia é todo inspirado e virado para fazermos isso acontecer. Sabemos que estamos num grande clube, um clube histórico, um clube que já foi campeão de Portugal e isso obriga-nos todos os dias a dar tudo o que temos e mais alguma coisa para alcançar esse objetivo. Temos plena consciência de que o Belenenses merece estar noutros patamares, e é isso que queremos conquistar».

Embora a subida de divisão seja a grande prioridade, Afonso Afonso aponta também ambições na Taça de Portugal:

  • «A curto e médio prazo, sabemos que é chegar o mais longe possível. No campeonato, como já referi, o objetivo é sermos campeões e garantir a subida de divisão, esse é o ideal e é mesmo o nosso objetivo principal. Em relação à Taça de Portugal, o objetivo é chegar o mais longe possível. Os nossos adeptos merecem isso de nós».

A estreia na Liga 3 está marcada para este sábado, frente ao Mafra, e o médio antevê um duelo exigente:

  • «Já temos algumas indicações do que podemos esperar. Sabemos que, no nosso campeonato, todos os jogos vão ser difíceis, vão ser competitivos, ainda para mais contra uma equipa que desceu da Segunda Liga e que, certamente, vai querer voltar a subir. Acredito que vai ser um bom jogo e que vamos dar tudo para trazer os três pontos para Belém».
Afonso Afonso Belenenses
Fonte: Belenenses

O jogador de 24 anos explica as razões que o têm ajudado a manter a regularidade exibicional nas últimas temporadas:

  • «Acho que tenho tido a sorte, também fruto do meu trabalho, de ter integrado sempre bons projetos. Sinto que isso me ajudou a ter bons números. Claro que não é só mérito meu, é o trabalho das equipas onde estive. Mas, dentro disso, tenho conseguido mostrar a minha qualidade e manter bons registos. O que espero desta época é dar continuidade ao que tenho feito até agora: entregar-me em todos os jogos, dar o máximo. Se a equipa estiver bem, eu também estarei mais perto de me destacar, porque estamos todos a trabalhar para o mesmo objetivo. O foco não é o Afonso marcar golos ou outro jogador fazer assistências, isso acontece naturalmente, como consequência do trabalho coletivo».

Questionado sobre as suas principais características enquanto médio, Afonso Afonso destaca a intensidade e a capacidade ofensiva, mas também reconhece os aspetos a melhorar:

  • «Sinto que sou um jogador bastante intenso, agressivo, que gosta de ter bola, gosta de aparecer em zonas de finalização, que tem um bom passe e que nunca dá um lance como perdido. Acho que isso me resume bem. Tenho essas capacidades e consigo juntar isso a uma boa leitura tática do jogo, adapto-me facilmente a várias posições no meio-campo. Em relação a aspetos a melhorar, sinto que ainda tenho algumas dificuldades na parte defensiva, porque sou um jogador mais ofensivo, e é aí que posso e devo melhorar. E a nível técnico, há sempre coisas a evoluir, isso é normal. Se não errasse nunca, não estaria nestes patamares».

Apesar de ainda estarmos numa fase prematura da temporada, o ex-Leça já sente a diferença de exigência:

  • «Claro que, ao passar do Campeonato de Portugal para a Liga 3, a exigência aumenta, como é natural. Temos de pensar mais rápido, executar mais rápido, e isso também exige um tempo de adaptação. Acho que já consegui fazer essa transição e adaptar-me bem ao estilo de jogo da equipa, aquilo que o míster nos transmite e quer que mostremos em campo. Em relação às equipas da Primeira e da Segunda Liga, sinceramente, acho que a grande diferença não está tanto ao nível técnico ou tático. A grande diferença é mesmo no aspeto mental. Este tipos de jogadores podem falhar um passe ou uma ação, mas isso não os abala,  mantêm-se sempre em alta rotação e não se deixam ir abaixo. E acho que essa força mental, quando bem trabalhada, ajuda-nos também a dar esse salto na carreira e a chegar a outros patamares».

A nível pessoal, Afonso Afonso quer continuar a evoluir e a contribuir para os objetivos coletivos do clube:

  • «Neste momento, o que penso é em ajudar a equipa a alcançar os objetivos. Quero também, claro, dar continuidade ao que tenho feito, apresentar os meus números e mostrar a minha qualidade de jogo. Sei que isso vai beneficiar a equipa, não é só a mim que vai beneficiar. Se eu estiver bem e a equipa estiver bem, todos vamos ganhar: os jogadores, o treinador e, principalmente, o clube. Ao subir de patamar, claro que vai ser muito melhor para todos. O objetivo é mesmo chegar a esses patamares e colocar o clube nas ligas profissionais».

Por fim, deixou uma mensagem especial aos adeptos do Belenenses, reforçando a importância do apoio durante a época:

  • «A mensagem que quero deixar é que continuem a acompanhar-nos, como fizeram em Estrela da Amadora e no jogo amigável, onde o apoio deles foi incansável. Sabemos que, com eles ao nosso lado, tudo fica mais fácil. Vamos jogar para eles, para lhes proporcionar alegrias, e com certeza vamos trazer muito mais momentos felizes do que tristezas para esta nova temporada».
Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal cai frente aos Países Baixos em jogo de preparação

Portugal perdeu num teste exigente diante dos Países Baixos por 2-1, em jogo de preparação. Andreia Faria marcou o único golo português.

Como 1907 ganha e fica agora a 3 pontos da liderança da Serie A

O Como 1907 venceu o Sassuolo por 2-0 na jornada 13 da Serie A. Turma de Cesc Fàbregas aproxima-se dos lugares cimeiros.

Rui Costa após ser questionado por Rafa Silva: «Presente de Natal? Quem tem de dar são os jogadores que cá estão»

Rui Costa, presidente do Benfica, não se quis alongar sobre o tema Rafa Silva. Avançado tem sido associado ao clube da Luz.

Vitória SC x Sporting a 23 de dezembro e Braga x Benfica na jornada seguinte: eis os horários de todos os jogos da Liga...

A Liga Portugal anunciou esta sexta-feira os horários de todos os jogos da da Primeira Liga até ao final da primeira volta.

PUB

Mais Artigos Populares

Manuel Pellegrini prolonga ligação ao Real Betis até 2027

O Real Bétis garantiu a continuidade de Manuel Pellegrini por mais uma temporada. O treinador chileno, fica agora ligado ao clube até junho de 2027.

Jogadores do Benfica e José Mourinho perspectivam campeão do mundo de F1

A época de Fórmula 1 está quase a acabar e o GP do Catar, pode decidir tudo. No Benfica Campus, antes do treino desta sexta-feira, o tema atravessou o relvado e José Mourinho e o plantel arriscaram palpites sobre quem vai levantar o troféu.

Miralem Pjanic diz adeus aos relvados e já prepara nova vida fora das 4 linhas

Miralem Pjanic decidiu terminar a carreira aos 35 anos. O bósnio opta agora por seguir outro caminho, ainda dentro do futebol.