«Os dois anos no Vitória FC foi onde eu desfrutei mais de jogar» – Entrevista BnR com Artur Jorge

-Segunda aventura europeia, o futuro e uma brincadeira final-

«Comecei logo a jogar desde que cheguei e conquistei um papel interessante na equipa»

Bola na Rede: Na presente época, foste transferido para o APOEL, no Chipre, embarcando assim na tua segunda aventura europeia. Como tem sido a tua adaptação ao clube? Vives aí sozinho, com a família, com amigos?

Artur Jorge: Estou a viver com a minha mulher e com o meu filho, que inclusive nasceu aqui no Chipre. Em relação à adaptação, foi pacífica. É um país fácil de viver, com bom clima, tem umas diferenças obviamente do nosso país. Mas adaptei-me de forma muito natural. Fui muito bem recebido no clube, as condições de trabalho são impecáveis! Sentes e sabes que estás num clube muito grande, era campeão há oito anos seguidos. Tens sempre essa pressão e nós sentimo-la. Comecei logo a jogar desde que cheguei e conquistei um papel interessante na equipa. As coisas foram correndo bem a nível individual e isso ajuda muito na adaptação.

Bola na Rede: Mais em cima, falamos da relação e interação adepto-jogador. Esse facto foi altamente prejudicado pela vinda da pandemia. Como te sentes a jogar constantemente em estádios vazios?

Artur Jorge: É muito, muito estranho! Não se retira prazer e adrenalina do próprio jogo. É completamente distinto! No que é que algumas crianças pensam quando crescerem? Elas querem ser jogadoras de futebol, jogar com o estádio cheio e em altos patamares. É isto! Se formos à essência do futebol, é isto: ter a claque a cantar, ter bandeiras ao vento, luzes, ver tudo isso! às vezes, dá a sensação de que aquilo é um treino ou um jogo de pré-época. Nós, este ano, já jogamos playoffs de acesso à Liga Europa e dérbis contra o Omonia. É completamente absurdo. Fora do estádio, não existe ninguém porque está a polícia a controlar tudo, porque há confinamento obrigatório, porque as pessoas não podem sair de casa. Dentro do estádio, ouves os jogadores a trocar ideias e a falar, como se fosse um treino! Eles mostram muitos vídeos de como era no passado. Sinto muita pena de não estar a desfrutar dos ambientes que se vivem aqui.

Bola na Rede: Sabemos que, provavelmente, não pensaste sobre o que te vou perguntar. Tens em mente um regresso a Portugal ou pensas continuar a traçar o trilho europeu?

Artur Jorge: Admitir, admito. É o meu país. Adoro a Liga. Agora, olhando para a minha carreira e para aquilo que pretendo, acredito que passarei os próximos anos fora pelo que muitos jogadores relatam. Mas sim, acredito num regresso a Portugal! Estou sempre aberto a ouvir as abordagens e nunca direi de forma prévia que não.

Bola na Rede: Atualmente, com 26 anos, já pensaste o que fazer quando pendurares as chuteiras? Sabemos que é um bocadinho cedo, mas podes já ter tudo alinhavado…

Artur Jorge: Repara, eu posso ter uma ideia e amanhã já não a ter. As coisas mudam rapidamente. Durante estes anos todos que ainda espero jogar, a verdade é que depois a vida se altera e tu até tens novos planos… neste momento, obviamente, é lógico que não me vejo a fazer outra coisa no trabalho, no meu dia a dia. Porque também já tenho outras áreas onde tenho investimentos. É o que fiz desde sempre, é o que amo e é o que quero fazer. Tenho este tempo todo para me preparar, para fazer tudo da melhor maneira e exercer a melhor função naquilo que fizer.

Fonte: APOEL FC

Bola na Rede: Vamos agora deixar estes momentos mais sérios. Para finalizar, o que achas de fazermos uma brincadeira?

Artur Jorge: Claro que sim!

Bola na Rede: Tem cuidado, porque isto está a ser gravado e, com as respostas que deres, podes ferir suscetibilidades. Pedia-te, assim muito rápido, um TOP 3 de jogadores mais engraçados/ peritos na arte de fazer partidas com quem partilhaste o balneário.

Artur Jorge: Tenho que fazer um exercício de memória (risos). Um TOP 3? (suspiro)… Pedro Santos, no SC Braga. A parte do engraçado e também das partidas. Ele tinha muitas partidas em SC Braga. Muito engraçado passar o dia com ele. Era um rapaz muito divertido. Depois, o Berto, do Vitória de Setúbal. Sempre muito engraçado, a dançar, a ouvir música muito alto, na maior parte dos dias. E o Mansilla, que joga agora no SC Farense.

Bola na Rede: Numeraste isso do 1.º para o 3.º ou do 3.º para o 1.º?

Artur Jorge: Não sei, não sei (risos). Os três à sua maneira, eram os três muito divertidos, com um certo grau de maluquice, positiva, obviamente. Posso estar a esquecer-me de alguém, mas foram os que me vieram logo à cabeça.

Bola na Rede: A segunda pergunta é outsider deste lote de quatro. Primeiro os cereais, o leite ou nenhum dos dois porque os teus cuidados alimentares não permitem isso?

Artur Jorge: Quando como leite com cereais, sempre primeiro o leite.

Bola na Rede: Imagina que ias fazer uma viagem e que só podias escolher um jogador e um treinador para te acompanhar, obrigatoriamente. Quem escolhias?

Artur Jorge: Jogador é o Nené, do CD Santa Clara, que é o meu melhor amigo, já desde infância. Um treinador (risos), não sei quem podia escolher… escolhia o meu pai, Artur Jorge, treinador dos sub-23 do SC Braga. Escolhia-o a ele! E era bom porque íamos todos em família.

Bola na Rede: Por último! Preferias apagar o teu perfil de Instagram ou aquele autogolo aos 14 segundos?

Artur Jorge: (risos). O autogolo, sem dúvida nenhuma. Era o único momento da minha carreira que apagava, caso tivesse oportunidade.

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Renan Santana reforça o Famalicão por 4 temporadas

Renan Santana foi oficializado como novo jogador do Famalicão. O defesa de 20 anos chega a Portugal proveniente do Atlético Mineiro.

Marcus Rashford oficializado como reforço do Barcelona por empréstimo do Manchester United de Ruben Amorim

Marcus Rashford foi oficializado como novo jogador do Barcelona. Avançado inglês chega aos culés por empréstimo com opção de compra.

À atenção do FC Porto: Agente de Kenneth Taylor baixa preço do médio junto do Ajax

Kenneth Taylor é um dos alvos do FC Porto para este mercado. Ajax baixa o preço do médio, que quer reencontrar Francesco Farioli.

Benfica ataca Anis Hadj Moussa com o aval do jogador e sem querer chegar aos 25 milhões de euros

O Benfica visa garantir a contratação de Anis Hadj Moussa nos próximos dias. Emissário dos encarnados a caminho dos Países Baixos.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica confirma datas e horas dos jogos frente ao Nice na Champions League

O Benfica confirmou as datas e as horas para os jogos da terceira pré-eliminatória da Champions League, frente ao Nice.

Atlético Madrid quer aproveitar negócio falhado do Al Nassr para juntar defesa a Renato Veiga

O Atlético Madrid voltou a ser associado a David Hancko. Transferência do defesa para o Al Nassr colapsou e há espaço a uma chegada.

André Silva pode vir a continuar a carreira na Turquia

André Silva está a ser apontado ao Besiktas. O clube de Istambul já fez uma oferta ao RB Leipzig.