A Futura Dentista que Adora Andebol – Entrevista Carolina Loureiro

Opinião acerca do Andebol Português

BnR: O Campeonato feminino português está ao nível dos melhores campeonatos europeus, em termos de organização e competitividade?

C.L.: Não, claro que não. Infelizmente, o Andebol feminino em Portugal não é tão profissional como na Europa, o que acaba por ser prejudicial para nós atletas.

BnR: Acha que seria benéfico para a evolução do Andebol feminino português, os Três Grandes (Benfica, Porto e Sporting) criassem uma equipa feminina sénior?

C.L.: Não concordo com essa ideia, pois acho que seria um erro. Os pequenos clubes iriam perder as suas melhores jogadoras, o que pode ser visto como uma falta de respeito para com os clubes que fizeram imensos esforços durante o passado para ter uma equipa Sénior. Talvez a única vantagem que vejo nessa vertente seja o começo da profissionalização do Andebol feminino português.

Carolina Loureiro acredita na evolução do Andebol em Portugal
Carolina Loureiro acredita na evolução do Andebol em Portugal

BnR: A nossa Seleção feminina sénior nunca participou numa prova internacional. O que acha que têm faltado para isso ainda não ter ocorrido? Acreditas que esse situação poderá ser invertida num curto-médio prazo?

C.L.: O Andebol tem crescido em termos de popularidade, com cada vez mais atletas e espetadores, o que é muito bom para a nossa Seleção. Acredito que daqui a uns anos será invertida a atual situação verificada, uma vez que os escalões de formação têm marcado presenças em competições internacionais com alguma frequência, o que é um sinal motivador para as atletas mais velhas quererem também fazer história, e qualificarem-se para um Europeu ou Mundial.

BnR: Apesar de já existirem algumas boas instalações desportivas no nosso país para a prática do Andebol, o Futebol continua a manter a preferência entre o público português. Tem alguma esperança que no futuro se assista a um aumento do número de pessoas a ter o Andebol como desporto favorito e praticado?

C.L.: Apesar de ser de opinião que é uma situação difícil de se inverter, acredito que seja possível, num futuro próximo, o Andebol ser um dos Desporto-rei em Portugal, pois, de dia para dia, sinto que esta modalidade tem ganho cada vez mais atletas e espetadores em todo o país. Além disso, já é um desporto mais abordado na disciplina de Educação Física nas escolas e, também, há algumas localidades que incentivam os mais novos a praticar Andebol, como é o exemplo de Vila Nova de Gaia com os Jogos Juvenis. Creio que, por estes motivos referidos, o Andebol futuramente será um desporto com maior peso em Portugal.

Nota: As fotos foram gentilmente cedidas pelo nossa entrevistada

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.