A Futura Dentista que Adora Andebol – Entrevista Carolina Loureiro

Opinião acerca do Andebol Português

BnR: O Campeonato feminino português está ao nível dos melhores campeonatos europeus, em termos de organização e competitividade?

C.L.: Não, claro que não. Infelizmente, o Andebol feminino em Portugal não é tão profissional como na Europa, o que acaba por ser prejudicial para nós atletas.

BnR: Acha que seria benéfico para a evolução do Andebol feminino português, os Três Grandes (Benfica, Porto e Sporting) criassem uma equipa feminina sénior?

C.L.: Não concordo com essa ideia, pois acho que seria um erro. Os pequenos clubes iriam perder as suas melhores jogadoras, o que pode ser visto como uma falta de respeito para com os clubes que fizeram imensos esforços durante o passado para ter uma equipa Sénior. Talvez a única vantagem que vejo nessa vertente seja o começo da profissionalização do Andebol feminino português.

Carolina Loureiro acredita na evolução do Andebol em Portugal
Carolina Loureiro acredita na evolução do Andebol em Portugal

BnR: A nossa Seleção feminina sénior nunca participou numa prova internacional. O que acha que têm faltado para isso ainda não ter ocorrido? Acreditas que esse situação poderá ser invertida num curto-médio prazo?

C.L.: O Andebol tem crescido em termos de popularidade, com cada vez mais atletas e espetadores, o que é muito bom para a nossa Seleção. Acredito que daqui a uns anos será invertida a atual situação verificada, uma vez que os escalões de formação têm marcado presenças em competições internacionais com alguma frequência, o que é um sinal motivador para as atletas mais velhas quererem também fazer história, e qualificarem-se para um Europeu ou Mundial.

BnR: Apesar de já existirem algumas boas instalações desportivas no nosso país para a prática do Andebol, o Futebol continua a manter a preferência entre o público português. Tem alguma esperança que no futuro se assista a um aumento do número de pessoas a ter o Andebol como desporto favorito e praticado?

C.L.: Apesar de ser de opinião que é uma situação difícil de se inverter, acredito que seja possível, num futuro próximo, o Andebol ser um dos Desporto-rei em Portugal, pois, de dia para dia, sinto que esta modalidade tem ganho cada vez mais atletas e espetadores em todo o país. Além disso, já é um desporto mais abordado na disciplina de Educação Física nas escolas e, também, há algumas localidades que incentivam os mais novos a praticar Andebol, como é o exemplo de Vila Nova de Gaia com os Jogos Juvenis. Creio que, por estes motivos referidos, o Andebol futuramente será um desporto com maior peso em Portugal.

Nota: As fotos foram gentilmente cedidas pelo nossa entrevistada

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hansi Flick reage à goleada sofrida do Barcelona: «Não estou zangado»

O Barcelona perdeu fora de casa com o Sevilha por 4-1 na La Liga. Hansi Flick analisou a derrota e revelou conversa com os jogadores.

Luis Suárez após o Sporting x Braga: «Um ponto que deixa um amargo na boca»

Luis Suárez marcou o único golo do empate entre o Sporting e o Braga na Primeira Liga. Avançado deixou mensagem nas redes sociais.

Sporting já acertou renovação de Pedro Gonçalves: Eis os detalhes

Pedro Gonçalves vai mesmo renovar contrato com o Sporting. Vínculo passa de 2027 para 2030, com a mesma cláusula de rescisão.

O pior do Sporting, o melhor do Braga

Não houve pior Sporting na temporada, não houve muitas versões melhores que o Braga nesta época. Por esta razão, a vitória, por mais tangencial que fosse, dos leões aos 90+4 parecia não condizer com o rumo que os 90 minutos quiseram dar ao jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Borges faz história pessoal e está nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai

Nuno Borges qualificou-se para os oitavos de final do Masters 1000 de Xangai. É a primeira vez do tenista português nesta fase.

FC Porto dá 5 dias de folga ao plantel: Eis quando voltam aos trabalhos

O FC Porto volta aos trabalhos no próximo sábado à tarde para preparar o jogo com o Celoricense, da Taça de Portugal. Plantel terá 5 dias de folga.

Força da Tática | FC Porto x Benfica

O FC Porto e Benfica, tal como todos os jogos deste calibre, apresentou-se como um dos momentos mais aguardados da temporada