A Futura Dentista que Adora Andebol – Entrevista Carolina Loureiro

Opinião acerca do Andebol Português

BnR: O Campeonato feminino português está ao nível dos melhores campeonatos europeus, em termos de organização e competitividade?

C.L.: Não, claro que não. Infelizmente, o Andebol feminino em Portugal não é tão profissional como na Europa, o que acaba por ser prejudicial para nós atletas.

BnR: Acha que seria benéfico para a evolução do Andebol feminino português, os Três Grandes (Benfica, Porto e Sporting) criassem uma equipa feminina sénior?

C.L.: Não concordo com essa ideia, pois acho que seria um erro. Os pequenos clubes iriam perder as suas melhores jogadoras, o que pode ser visto como uma falta de respeito para com os clubes que fizeram imensos esforços durante o passado para ter uma equipa Sénior. Talvez a única vantagem que vejo nessa vertente seja o começo da profissionalização do Andebol feminino português.

Carolina Loureiro acredita na evolução do Andebol em Portugal
Carolina Loureiro acredita na evolução do Andebol em Portugal

BnR: A nossa Seleção feminina sénior nunca participou numa prova internacional. O que acha que têm faltado para isso ainda não ter ocorrido? Acreditas que esse situação poderá ser invertida num curto-médio prazo?

C.L.: O Andebol tem crescido em termos de popularidade, com cada vez mais atletas e espetadores, o que é muito bom para a nossa Seleção. Acredito que daqui a uns anos será invertida a atual situação verificada, uma vez que os escalões de formação têm marcado presenças em competições internacionais com alguma frequência, o que é um sinal motivador para as atletas mais velhas quererem também fazer história, e qualificarem-se para um Europeu ou Mundial.

BnR: Apesar de já existirem algumas boas instalações desportivas no nosso país para a prática do Andebol, o Futebol continua a manter a preferência entre o público português. Tem alguma esperança que no futuro se assista a um aumento do número de pessoas a ter o Andebol como desporto favorito e praticado?

C.L.: Apesar de ser de opinião que é uma situação difícil de se inverter, acredito que seja possível, num futuro próximo, o Andebol ser um dos Desporto-rei em Portugal, pois, de dia para dia, sinto que esta modalidade tem ganho cada vez mais atletas e espetadores em todo o país. Além disso, já é um desporto mais abordado na disciplina de Educação Física nas escolas e, também, há algumas localidades que incentivam os mais novos a praticar Andebol, como é o exemplo de Vila Nova de Gaia com os Jogos Juvenis. Creio que, por estes motivos referidos, o Andebol futuramente será um desporto com maior peso em Portugal.

Nota: As fotos foram gentilmente cedidas pelo nossa entrevistada

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As 2 ausências do Sporting no Troféu Cinco Violinos que causam apreensão para a Supertaça

Giorgi Kochorashvili e Rui Silva não estão na ficha de jogo do Sporting para o Troféu Cinco Violinos. Dois elementos em dúvida.

Braga confirma chegada de Pau Víctor: o jogador mais caro da história do clube

O Braga oficializou a contratação de Pau Víctor ao Barcelona. Avançado assina vínculo de cinco temporadas até 2030.

João Virgínia aborda duelo com Rui Silva pela baliza do Sporting e saída de Viktor Gyokeres: «Tem tudo para correr bem»

João Virgínia já falou como jogador do Sporting. Guarda-redes comenta duelo com Rui Silva e saída de Viktor Gyokeres.

João Virgínia e o regresso ao Sporting: «Quando ouvi falar da possibilidade, foi o que mais quis»

João Virgínia é oficialmente jogador do Sporting e já prestou declarações. Guarda-redes falou sobre regresso a Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Destino confirmado: William Carvalho vai jogar no México

William Carvalho vai ser jogador do Pachuca. Médio português deixou o Real Betis ao fim de sete épocas e tem novo desafio.

Morten Hjulmand marca de penálti e Sporting já vence o Villarreal

Morten Hjulmand marcou de penálti e colocou leões na frente. Sporting e Villarreal defrontam-se no Troféu Cinco Violinos.

Arábia Saudita insiste por João Félix e Chelsea dá luz verde: Português só quer Benfica

João Félix volta a ser associado à Liga da Arábia Saudita. Internacional português dá prioridade a uma mudança para o Benfica.