«À exceção de Rúben Dias, há um défice de centrais com grande qualidade» – Entrevista BnR com Fernando Meira

– A hipótese “Juventus” e o Galatasaray –

«Depois de ser campeão, tive uma oferta da Juventus,
cheguei a reunir e a assinar
». 

BnR: Em 2008 segues para a Turquia, onde representas o Galatarasay. No entanto, antes ainda houve a possibilidade de representar a Juventus…

FM: Depois de ser campeão, tive uma oferta da Juventus, cheguei a reunir e a assinar com o clube em Turim. O Estugarda já tinha acordo por 10 milhões de euros, mas quando lá cheguei e assinei contrato, o Estugarda voltou atrás e pediu 15 milhões. A Juventus abortou o negócio e acabou por ir para lá o Jorge Andrade.

BnR: Como reagiste a tudo isto?

FM: Quando cheguei a Estugarda, falei com o presidente e fiquei desanimado porque era a altura certa para eu ir para um clube maior e disse que não foi justo. O presidente pediu muito para ficar. Disse “fica, fica. Por favor fica porque vamos jogar a Liga dos Campeões. É o último ano e eu prometo que sais no final da época”. E eu fiquei. Mas no final da época, voltou a acontecer o mesmo e o presidente voltou a não me querer deixar sair. Percebo a parte dele, mas ele também tinha de perceber a minha: já eram sete épocas e eu tinha de seguir a minha vida porque estava a precisar de novos desafios e eu já não ganhava mais no Estugarda. Depois surgiu o Galatasaray…

Fernando Meira no Galatasaray SK
Fonte: Galatarasay SK
BnR: Foi uma experiência marcante, apesar de a época não ter corrido de feição em termos coletivos?

FM: Eles já tinham estado em Estugarda em dezembro de 2007 para me contratar. Eu gostava dessa ideia porque era um grande clube e eu sempre apreciei a cidade de Istambul. O Galasararay sempre foi um clube que gostei e achava que era uma boa opção para mim. Começámos bem… Ganhámos a Supertaça Turca, mas depois, no campeonato, comparativamente com o Besiktas e o Fenerbahce, não tínhamos, nem de perto, nem de longe, a mesma qualidade e acabámos por não ser campeões, sendo que eu saí em fevereiro para o Zenit.

BnR: Os adeptos são completamente diferentes?

FM: São completamente fanáticos. Lembro-me de um jogo da Liga dos Campeões frente ao Panathinaikos. Há uma rivalidade enorme entre turcos e gregos e foi incrível o ambiente vivido nas bancadas. Mesmo os jogos frente ao Besiktas ou Fenerbahce são ambientes de cortar à faca e não conseguimos sequer falar dentro de campo. Mas nós trabalhamos para jogar em ambientes desses e são esses momentos que nos marcam. A mim marcaram-me imenso. Istambul foi uma cidade que eu amei.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting confirma contratação de João Virgínia

João Virgínia foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do Sporting, assinando até 2028.

Equipa técnica da seleção da Coreia do Sul com uma maior presença portuguesa

A seleção da Coreia do Sul vai confirmar em breve a adição de mais dois portugueses, juntando-se a João Aroso e Tiago Maia.

Girona autorizado a negociar com o Manchester City e há 3 jogadores associados

O Girona e o Manchester City estão autorizados novamente a negociarem jogadores entre si. As equipas pertencem ao mesmo grupo.

Thomas Lemar custou 72 milhões de euros ao Atlético Madrid e vai ser cedido a clube da La Liga

Thomas Lemar deverá ser confirmado nos próximos dias como reforço do Girona, por empréstimo do Atlético Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting multa Viktor Gyokeres em 333 mil euros

O Sporting quer que Viktor Gyokeres pague uma multa de 333 mil euros, depois de ter faltado durante alguns dias aos trabalhos.

Viktor Gyokeres a caminho de Londres com Hasan Çetinkaya

Viktor Gyokeres está a caminho de Londres para assinar com o Arsenal. O jogador terá que passar os exames médicos.

Manchester City interessado em lateral direito inglês

O Manchester City está interessado em garantir a contratação de Tino Livramento. O lateral representa o Newcastle United.