«À exceção de Rúben Dias, há um défice de centrais com grande qualidade» – Entrevista BnR com Fernando Meira

- Advertisement -

– O contrato de uma vida na Rússia e o fim da carreira –

«São Petersburgo é uma cidade apaixonante
e eu amei jogar no Zenit
».  

BnR: Depois viajas para a Rússia e à tua espera estava o Zenit. Foste colega de Bruno Alves e Danny e ainda ganhaste mais uns títulos, incluindo o de campeão russo. Foi uma mudança produtiva para o teu final de carreira?

FM: O Dick Advocaat ligou-me e queria muito contar comigo. Foi o contrato mais elevado da minha vida. Foi um projeto diferente. São Petersburgo é uma cidade apaixonante e eu amei jogar no Zenit. De facto, foi o clube onde ganhei mais títulos: em três anos ganhei três campeonatos, duas supertaças, duas taças da Rússia e sempre a participar na Liga dos Campeões. Ainda não conseguiram singrar a nível europeu, mas a nível interno é uma potência. É um clube com muita dimensão e que tem vindo a crescer e que investe muito no futebol. A meu ver, o problema é que investe de forma errada porque os jogadores devem ser selecionados com um critério diferente.

Fernando Meira ganhou 3 campeonatos no Zenit
Fonte: Zenit
BnR: No fim da tua carreira, acabaste por ir para o Zaragoza e acabar. Era o final que pretendias?

FM: Foi o meu último clube e era algo que queria. Desde pequeno que tinha o objetivo de jogar na Liga Espanhola e o Saragoça, apesar de ser um clube que, na altura, vivia com muitas dificuldades, foi o clube que me possibilitou, aos 32 anos, jogar na La Liga. E tive esse prazer. O Saragoça é um clube com historial, com um grande estádio e uma cidade pacata e agradável para se viver. Também era um clube com pessoas apaixonadas pelo futebol. Infelizmente, tinha problemas diretivos e uma equipa muito curta para a qualidade da Primeira Liga Espanhola, mas foi uma experiência que gostei de ter vivido, apesar de ter rescindido em janeiro – tinha mais um ano e meio de contrato. Na altura, quis terminar a minha carreira e dedicar mais tempo à minha família. Já não fazia sentido e já tinha alguns problemas físicos…

Fernando Meira (dir.) e Pedro Mendes (ex-jogador) são bons amigos e colegas de profissão
Fonte: Instagram Fernando Meira
BnR: E aí surge o mundo do agenciamento desportivo…

FM: Acabei por ficar com a clara ideia de ser agente desportivo. O meu amigo Pedro Mendes (ex-jogador) propôs-me isto e eu aceitei porque sempre confiei nele e no nosso outro sócio, o Nuno Assis (ex-jogador). Abrimos uma empresa que já leva quase seis anos de existência e as coisas estão a correr bem. É interessante e apaixonante continuar ligado ao mundo do desporto e é importante poder usar os meus conhecimentos. Falar com jogadores, treinadores ou dirigentes é bom e viajar, claro, também é ótimo. Vivo de forma muito feliz com este projeto. Mas o meu sonho sempre foi sempre treinador, porque essa sempre foi a minha paixão e ambição.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Gianni Infantino abre portas à mudança e Mundial 2034 pode ser jogado… em 2035

O Mundial 2034 pode ser adiado para os primeiros meses de 2035. A medida está a ser discutida e não conta com oposição de Gianni Infantino.

Inter Miami viu Lionel Messi brilhar na goleada diante do Atlanta United na MLS

O Inter Miami somou a segunda vitória consecutiva na MLS. Lionel Messi brilhou na vitória diante do Atlanta United.

Manchester United de Ruben Amorim vai avançar com perto de 70 milhões de euros por médio da Premier League

Contratar um novo médio é uma forte prioridade do Manchester United. Adam Wharton, jogador do Crystal Palace, é um dos desejos do clube.

Imprensa sueca não poupa Viktor Gyokeres das críticas: «Desaparecido desde o primeiro minuto»

Viktor Gyokeres foi criticado pela imprensa sueca. Exibição do avançado na derrota da Suécia diante da Suíça criticada.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes ao ataque: «Há pessoas que são sonsas nesta campanha»

João Noronha Lopes falou numa tentativa de derrube. Candidato às eleições do Benfica esteve em ação de campanha na Casa do Benfica de Portalegre.

Eis as contas de Portugal para garantir o apuramento para o Mundial 2026 diante da Hungria já esta terça-feira

Portugal está mais próximo de garantir o apuramento para o Mundial 2026. Contas para a qualificação são muito simples de se fazer.

Cristiano Ronaldo falhou penálti e já deixou mensagem sobre a vitória sofrida de Portugal diante da Irlanda: «Vamos»

Cristiano Ronaldo foi um dos protagonistas do Portugal x Irlanda. O avançado português e capitão da seleção deixou uma mensagem sobre o encontro.