📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«À exceção de Rúben Dias, há um défice de centrais com grande qualidade» – Entrevista BnR com Fernando Meira

- Advertisement -

– O contrato de uma vida na Rússia e o fim da carreira –

«São Petersburgo é uma cidade apaixonante
e eu amei jogar no Zenit
».  

BnR: Depois viajas para a Rússia e à tua espera estava o Zenit. Foste colega de Bruno Alves e Danny e ainda ganhaste mais uns títulos, incluindo o de campeão russo. Foi uma mudança produtiva para o teu final de carreira?

FM: O Dick Advocaat ligou-me e queria muito contar comigo. Foi o contrato mais elevado da minha vida. Foi um projeto diferente. São Petersburgo é uma cidade apaixonante e eu amei jogar no Zenit. De facto, foi o clube onde ganhei mais títulos: em três anos ganhei três campeonatos, duas supertaças, duas taças da Rússia e sempre a participar na Liga dos Campeões. Ainda não conseguiram singrar a nível europeu, mas a nível interno é uma potência. É um clube com muita dimensão e que tem vindo a crescer e que investe muito no futebol. A meu ver, o problema é que investe de forma errada porque os jogadores devem ser selecionados com um critério diferente.

Fernando Meira ganhou 3 campeonatos no Zenit
Fonte: Zenit
BnR: No fim da tua carreira, acabaste por ir para o Zaragoza e acabar. Era o final que pretendias?

FM: Foi o meu último clube e era algo que queria. Desde pequeno que tinha o objetivo de jogar na Liga Espanhola e o Saragoça, apesar de ser um clube que, na altura, vivia com muitas dificuldades, foi o clube que me possibilitou, aos 32 anos, jogar na La Liga. E tive esse prazer. O Saragoça é um clube com historial, com um grande estádio e uma cidade pacata e agradável para se viver. Também era um clube com pessoas apaixonadas pelo futebol. Infelizmente, tinha problemas diretivos e uma equipa muito curta para a qualidade da Primeira Liga Espanhola, mas foi uma experiência que gostei de ter vivido, apesar de ter rescindido em janeiro – tinha mais um ano e meio de contrato. Na altura, quis terminar a minha carreira e dedicar mais tempo à minha família. Já não fazia sentido e já tinha alguns problemas físicos…

Fernando Meira (dir.) e Pedro Mendes (ex-jogador) são bons amigos e colegas de profissão
Fonte: Instagram Fernando Meira
BnR: E aí surge o mundo do agenciamento desportivo…

FM: Acabei por ficar com a clara ideia de ser agente desportivo. O meu amigo Pedro Mendes (ex-jogador) propôs-me isto e eu aceitei porque sempre confiei nele e no nosso outro sócio, o Nuno Assis (ex-jogador). Abrimos uma empresa que já leva quase seis anos de existência e as coisas estão a correr bem. É interessante e apaixonante continuar ligado ao mundo do desporto e é importante poder usar os meus conhecimentos. Falar com jogadores, treinadores ou dirigentes é bom e viajar, claro, também é ótimo. Vivo de forma muito feliz com este projeto. Mas o meu sonho sempre foi sempre treinador, porque essa sempre foi a minha paixão e ambição.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho: «É uma final para as duas equipas»

José Mourinho realizou a antevisão do encontro entre o Benfica e o Ajax, relativo à quinta jornada da Champions League.

Sporting com baixa na defesa até 2026

Zeno Debast encontra-se a recuperar do joelho esquerdo. O defesa central não deve voltar aos relvados até janeiro de 2026.

Bino Maçães reage à vitória de Portugal: «Depois de campeões de Europa, queremos ser campeões do Mundo»

Bino Maçães falou depois da vitória de Portugal frente ao Brasil nas grandes penalidades, nas meias finais do Mundial Sub-17.

Portugal perto de entrar na História: onde ver a final do Mundial Sub-17?

Portugal vai enfrentar a Áustria na final do Mundial Sub-17. O jogo realiza-se no Qatar na tarde desta quinta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal vence Brasil e qualifica-se para a final do Mundial Sub-17

Portugal e Brasil enfrentaram-se durante a tarde desta segunda-feira, em jogo das meias finais do Mundial Sub-17.

Antigo alvo do Benfica arrasado: «Um flop de 25 milhões de euros»

Elye Wahi foi associado ao Benfica em 2023, numa fase que representava o Montpellier. O jogador está a ser muito criticado.

Vítor Matos vai treinar médio português e antigo extremo do Estrela da Amadora no Swansea

Vítor Matos vai cruzar-se com Gonçalo Franco e Ronald Pereira ao serviço do Swansea, emblema do Championship.